TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DE LEITURA NA ESCOLA

Artigo: IMPORTÂNCIA DE LEITURA NA ESCOLA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  Artigo  •  1.323 Palavras (6 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 6

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA ESCOLA

SILVA, Sérgio dos Santos

RESUMO

O presente artigo será discutido questões expondo a importância da leitura, onde a escola tem a responsabilidade de formar leitores preparados para viver numa sociedade cada vez mais letrada tendo o professor como o principal disseminador do gosto pela leitura desde a infância. Relataremos ainda a importância da família na construção do processo de leitura dos filhos, pois acreditamos que havendo parceria entre: pais, professores, comunidade e escola à mesma poderá se preparar e se organizar para receber seus alunos e oferecer um ensino de qualidade, vendo assim, dotá-los de conhecimentos, para que os mesmos possam viver, compreender e contribuir com o meio em que está inserido. Trataremos também da importância do professor ser um leitores, pois só assim teremos uma garantia que está apto para está na sala de aula para oferecer para os alunos um ensino de qualidade, contudo poderemos obter uma sociedade letrada com jovens devidamente preparados, qualificados para o mercado de trabalho, podendo dispor das melhores ofertas de emprego diferente da realidade atual, onde só a maioria dos jovens dispõem de uma educação de qualidade vindo assim, gera tanta desigualdade social

Palavras-chaves: Leitura – Biblioteca – Professor – Leitura Crítica.

INTRODUÇÃO

O presente artigo, abordara a importância da leitura na escola e na vida do ser humano que tem carência ou ausência da prática de leitura e que está inserido numa sociedade letrada, cada vez mais exigente no que se refere saber lidar com as palavras em diferentes contextos. Para que o indivíduo aprenda expressar seus sentimentos de forma organizada e coerente, usando recursos linguísticos é necessário que desde infância a criança seja preparada por meio de uma formação de qualidade.

Mediante a isso, percebe-se que uma base bem construída e estruturada será possível formar leitores com autonomia, basta que haja incentivos desde criança mostrando para a mesma que só através dos livros ela será capaz de descobrir o mundo a seu repertório de conhecimentos.

É importante ressaltar que é a partir da infância que a escola deverá despertar nas crianças a curiosidade de ler textos tais como: contos, fábula, jornal, gebis, cantigas, quadrinhos, poemas, revistas entre outros gêneros que sejam propícios para à aprendizagem. A criança que desde início sua trajetória escolar tem contato com a leitura de textos de diversos gêneros, não terá dificuldades durante e após sua formação de interpreta-los que ter de fazer relações sociais com o texto lido.

Com tanto, é notório que a escola tem a tarefa importante na formação intelectual da criança desde as seres iniciais. Para que tudo isso ocorra é fundamental que a escola tenha disponibilidade de uma biblioteca com um acervo variado de livros para que o professor possa proporcionar os mais para os mais diferenciados trabalhos de leitura na sala de aula com seus alunos, para que possam desenvolver o gosto pela leitura fazendo dela um hábito prazeroso e que a biblioteca seja um espaço bastante frequentado para prática de leitura. Entende-se que é necessário que o professor assuma o papel de mediador e incentivador.

Debateremos também como já foi dito que o professor deve ser um leitor responsável na sala de aula. Pois é fundamental que o mesmo venha assumir o compromisso de despertar nas crianças desde pequenas o gosto pela leitura, assim que entrarem na escola. Sabe-se o quanto é difícil mais não é impossível, é preciso que o professor procure planejar momentos variados para a prática, da leitura podendo assim, atrair o aluno, fazendo com que o mesmo possa está sempre procurando livros na biblioteca para ler além de ler tudo o que ver no meio onde está locado.

No entanto o objetivo desse trabalho é que a escola/professor, sociedade e família possamos juntos formar leitores com autonomia com poder de crítica para que assim se possa construir uma sociedade com mais oportunidades, igualdade, acessibilidade para todos onde o conhecimento é que irá diferenciar cada indivíduo, mas sem desigualdade.

Segundo Silva, um dos pioneiros no uso da terminologia “pedagógica da leitura” afirma: “Ler é, em última instância modo não é só uma ponte para a tomada de consciências; mas também em modo de interpretar a expressão registrada pela escrita e passa a compreender-se no mundo” (1987, 45)

1. COMO A ESCOLA PODE PROPORCIONAR UM ESPAÇO PARA DESENVOLVER O HÁBITO DE LER

O ideal é que a escola disponibilize de um local destinado para o armazenamento de livros, entre outros suportes impressos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com