TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Intervenção: Indisciplina Escolar

Casos: Projeto De Intervenção: Indisciplina Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.572 Palavras (7 Páginas)  •  8.326 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

O projeto de intervenção será desenvolvido com a turma do 2º ano do ensino fundamental. tem como objetivo identificar os fatores que tem causado a carência de limites e valores morais por parte dos alunos.

Segundo Nunes ( 2008,p1), a família constitui o berço do processo de ensino e aprendizagem de todo ser humano e nele o aprendiz esta sujeito a ser influenciado decisivamente de forma positiva ou negativa. A escola é frequentada por aqueles que tiveram uma boa formação na família, como também por pessoas que tiveram experiências negativas, gerando assim uma grande diversidade de alunos na sala de aula.

JUSTIFICATIVA

A indisciplina representa um problema sob a perspectiva da gestão escolar. Consegue afetar não somente as iniciativas e praticas dos professores, mas as finalidades mais amplas que deseja atingir dentro da sala de aula, que devem ser a aprendizagem, socialização, acesso a cultura e formação do cidadão.

Em meio a situação vivenciado por profissionais que trabalham direta e indiretamente com a turma, o que se coloca é a necessidade de uma tomada de decisões baseada em uma linha de ações capazes de transformar e originar soluções que realmente sejam efetivas.

Segundo Aquino (1999), ¨o conceito de indisciplina, como toda criação cultural, não é estático, uniforme, nem tampouco, universal. Ele se relaciona com o conjunto de valores e expectativas que variam ao longo da historia, entre as diferentes culturas e numa mesma sociedade¨.

OBJETIVOS

GERAL

Melhorar a disciplina dos alunos do 2º ano do ensino fundamental.

ESPECIFICOS

*realizar encontro entre país, equipe pedagógica e alunos do 2º ano

* promover reflexão sobre os problemas de indisciplina envolvendo os alunos

* trabalhar com musica e textos sobre disciplina, no nível da turma

* construir juntos com os alunos regras de convivência

* Realizar um teatro mostrando a importância da parceria entre família e escola para melhoria da indisciplina.

METODOLOGIA

Serão participantes desse estudo, família ( pai, mãe ou responsável) dos alunos, professores, equipe pedagógica.

Montar regras de convivência e fixar na sala de aula.

Trabalhar o estatuto da criança e adolescente resumidamente, mostrando seus direitos e deveres.

RECURSOS METODOLOGICOS

Textos, cartolinas, teatro, musica, jogos.

PROPOSTA DE AVALIAÇÃO

Serão avaliados diariamente em sala de aula, observando se houve mudança efetiva e o objetivo alcançado.

ATIVIDADES

04 horas

*Convidar os país, equipe pedagógica, reunir com os alunos. Através do dialogo falar sobre o problema, juntamente com os mesmos tentar solucionar, de forma interativa dando oportunidade para expor suas opiniões.

* o docente juntamente com os alunos elaborar regras de convivência, fixar na sala de aula. exemplo: não jogar papel na sala de aula; compromisso com os deveres escolares; organização da sala; respeito com colegas e professores...

04 horas

*texto: disciplina e indisciplina

A disciplina é um valor social muito importante sendo um pilar para o crescimento do ser humano. As regras sociais cumprem a função de organizar a sociedade para que as pessoas possam ter uma boa convivência, porem algumas pessoas convivem num meio ou grupo onde essas regras não existem ou não são obedecidas.

Para viver em sociedade o ser humano não necessita apenas da inteligência. Precisa viver segundo a ética, participando ativamente das regras de convivência e encarando o egoísmo.

A indisciplina é entendida como uma ação de um individuo que apresentam um comportamento inadequado, destacando a falta de educação e o desrespeito a autoridade, como também na incapacidade de ajustar-se as regras e normas.

* debater sobre o tema

* Com palavras relacionadas ao conceito de disciplina e indisciplina, Criar pequenas frases ou cantar estrofes de musica que contenha palavras com o significado das mesmas.

*

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com