TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDISCIPLINA NA SALA DE AULA

Artigo: INDISCIPLINA NA SALA DE AULA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 4

ASSOCIAÇÃO RONDONIENSE DE ENSINO SUPERIOR

FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E DE TECNOLOGIA

PEDAGOGIA – Portaria Ministerial nº 2.645 de 19/09/2002 –DOU de 20/09/2002)

PROJETO DE CONTRIBUIÇÃO EDUCACIONAL ANO: 2013

1 IDENTIFICAÇÃO

TEMA: A indisciplina em sala de aula

Local de Execução:

Escola Estadual de Ensino Fundamental 21 de Abril

Rua: Rafael Vaz e Silva

Bairro: Liberdade Porto Velho/RO.

Período de Execução:

21 e 23 de Outubro de 2013.

Professor da disciplina:

Valdenor Ferreira da Cunha.

Acadêmico envolvido e responsável pelo projeto:

Claudia Lins, Caroline Baruta, Janaina Cristina Ribeiro Martins, Patricia Freitas e Yenny Leaños

Disciplina(s):

Temas Transversais

Professora da sala:

2 PROBLEMA: Como trabalhar a indisciplina em sala de aula?

3. OBJETIVOS:

3.1 Objetivo Geral: Promover reflexão sobre a indisciplina em sala de aula.

3.2 Objetivos Específicos:

• Proporcionar atividades que retrate a indisciplina no dia-a-dia em sala de aula;

• Despertar no indivíduo a capacidade de expressar seus sentimentos e sonhos;

• Desenvolver atividades em que os alunos compreendam as regras do cotidiano escolar;

• Incentivar o respeito e a autoridade do professor, através do diálogo e da construção de relações com o aluno em sala de aula

• Levar os alunos a compreenderem através do video a questão da indisciplina vivenciada em sala de aula.

4 JUSTIFICATIVA:

Durante o processo de estágio de observação na Escola 21 de Abril detectou-se em algumas salas de aula uma grande dificuldade de alguns professores em relação ao comportamento de seus alunos, vindo assim dificultar seu ensino aprendizagem. E tendo observado as constantes visitas dos professores à sala do supervisor e da Orientadora, buscando ajuda para sanar as dificuldades que tem enfrentado com o comportamento de alguns alunos. Ficando assim prejudicado o relacionamento professor/ aluno, bem como o rendimento das atividades escolares durante as aulas. Mediante a problemática situação decidiu-se elaborar estratégias que venham contribuir com a professora em sala de aula, visando um melhor aprendizado com os alunos com dificuldades em indisciplina, principalmente os alunos com históricos de retenção. O objetivo deste projeto é proporcionar um ambiente escolar saudável, interação professor /aluno e garantir um bom ensino aprendizagem.

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: Atualmente as escolas vivem um grande problema que podemos chamar de indisciplina escolar, nota-se muitos diálogos entre os professores, mais podemos perceber que todos estão desmotivados, os alunos e professores.

Notamos as possíveis causas da indisciplina como fatos internos e externos à escola. Entre as razões, Garcia (1999) aponta que as causas internas, estariam nas condições que se dão a aprendizagem, o currículo, a realidade social dos alunos, as relações professor-aluno. Os fatores externos são enfatizados a violência social, a mídia e o próprio ambiente familiar. “Assim, na própria relação entre professores e alunos habitam motivos para indisciplina, e as formas de intervenção disciplinar que os professores praticam podem reforçar ou mesmo gerar modos de indisciplina” (GARCIA 1999, p.104,).

[...] “ao refletir o mundo exterior, indiretamente, através da fala, a qual

desempenha um papel profundo não apenas na codificação e decodificação das informações, como também na regulamentação de seu próprio comportamento, o homem é capaz de executar tanto a mais simples forma de reflexão da realidade como as mais altas formas de regulamentação de seu próprio comportamento.

[...] é capaz de comparar as ações que executou com suas intenções originais, e corrigir os erros cometidos” (LURIA, 1988, p.221-222, in: OLIVEIRA,1992,p. 79).

Por tanto, como esperar que o aluno contribua com o desenvolvimento natural da aula se muitas vezes ele traz consigo problema de seu meio familiar, e na escola não encontra um [...] “espaço pedagógico interessante, estimulante e desafiador, para que neles ocorra a construção de um conhecimento escolar significativo” (SANTOS, 2006, p.18).

Freire (1996, p.108) observava com preocupação a pratica educacional ao afirmar:

“daí, então, que uma de minhas preocupações centrais deva ser a de procurar a aproximação cada vez maior entre o que digo e o que faço, entre o que pareço ser e o que realmente estou sendo”.

6 METODOLOGIA :

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com