TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indisciplina Na Sala De Aula

Pesquisas Acadêmicas: Indisciplina Na Sala De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  3.217 Palavras (13 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução

A indisciplina em sala de aula e, hoje, um fenômeno que vem sendo discutido em nossa sociedade de forma cotidiana, seja em meios acadêmicos, familiares ou pela mídia.Considerando que a indisciplina ocupa um lugar de destaque entre as maiores preocupações pedagógicas, nos sentimos impulsionados a compreender este fenômeno a partir da análise de noções trabalhadasem diferentes autores. A indisciplina escolar não envolve somente características encontradas fora da escola como problemas sociais, sobrevivência precária e baixa qualidade de vida, além de conflito nas relações familiares, mas aspectos envolvidos e desenvolvidos na escola como a relação professor-aluno; a possibilidade do cotidiano escolar ser premiado por um currículo; entre outros.

Portanto, a indisciplina escolar pode ser atribuída a fatores externos à escola e/ou a fatores que envolvem a conduta do professor, sua pratica pedagógica e até mesmo, práticas da própria escola que podem ser excludentes.

Sempre que pensamos em disciplina, logo vem a mente as ideias de limites ( restrição, frustração, proibição, etc.) e de objetivos ( finalidades, sentido para o limite colocado). Percebe-se então, hoje, que a questão da indisciplina escola está associada justamente à crise de objetivos e de limites que estamos vivendo.Mais é impossivel falar de indisciplina sem pensar em autoridade, sem fazer uma resalva; ela não é algo mágico, mas uma construção, ou seja, ter autoridade é muito diferente de ser autoritário.

O professor precisa desempenhar seu papel, o que inclui disposição para dialogar sobre objetivos e limitações e para mostrar ao aluno o que a escola ( e a sociedade) espera dele . Só quem tem certeza da importância do que esta ensinando e domina varias metodologias, consegue desatar esses nós.

1.PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA

Introdução

A indisciplina tem sido intensamente vivenciada nas escolas, apresentando-se como uma fonte de estrsse nas relações interpessoais, particularmente quando associada a situações de conflito em sala de aula. Mas, além de constituir um problema, a indisciplina na escola tem algo a dizer sobre o ambiente escola e sobre a propria necessidade de avanço pedagógico e institucional. Trata-se de uma questão, portanto a ser debatida e investigada amplamente. Atendendo a esta preoculpação, o presente projeto traz uma reflexão sobre a indisciplina escolar dentro do contexto, partindo de algumas considerações conceituais, para então comentar suas principais causas. Para desenvolve-lo foi nescessario fazer uma abordagem do problema através de questionários aplicados aos alunos , pais e professores, utilizando-se de reuniões e roda de bate papo. Em seguida foi levantadoo diagnóstico através da tabulação de dados , resultado em reflexões e propostas de ações. Ao final, traz algumas ponderações sobre a dimensão preventiva em nivel de escola. Uma das fontes dessa reflexão reside nas observações feitas enquanto coordenadora pedagógica e também atuando em sala de aula como professora. No acompanhamento da rotina dos professores em sua atuação em sala de aula, palestras e debates sobre indisciplina escolar, todos realizados nas dependências da própria escola. Tal proximidade possibilitou conhecer os fatos e ouvir relatos dos profissionais que ali atuam e enfrentam questões com base nas observações e na literatura disponivel, visando sugerir alguns encaminhamentos preventivos para lidar com a indisciplina no contexto da escola.

A noção de indisciplina será considerada levando-se em conta três situações especificas de ocorrências. Em primeiro lugar, ela está inserida nas condutas dos alunos nas diversas atividades pedagógicas, seja dentro ou fora da escola. Num outro momento ela aparece sob a dimensão dos processos de socialização e relacionamentos vivenciados pelos alunos, em relação com seus pares e com os profissionais da educação, no contexto escolar- com suas atividades pedagógicas, patrimônio, ambiente, etc. E por ultimo, aparece a indisciplina no contexto do desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Assim, a indisciplina pode ser definida como a incongruência entre os critérios e expectativas assumidos pela escola ( que refletem o pensamento da comunidade escolar) em termos de comportamento, atitudes, socialização, relacionamentos e desenvolvimento cognitivo e aquilo que demonstram os estudantes, em termos de contexto social.

No cenário de tantas mudanças da escola no século xx, o conceito de disciplina vai estar fortemente ligado à noção de controle sobre a conduta,contando com diversos aparatos tais como a avaliação educacional. Vemos então que a noção de (in) disciplina como contraposição de disciplina, pode ser associada, por exemplo, aos sentidos de ausência de conhecimento, ou de conduta contestatória ou divergente dos esquemas de controle social.

A escola surgiu porque a familia não é suficiente para educar uma vez que muitas mudanças ocrreram na familia tradicional. O que a escola pode oferecer que a familia não pode? A escola se apresenta como único lugar onde possíveis convivências com grupos de crianças, adolescente, jovens de certa idade. Portanto, é lugar oportuno para desenvolver habitos de socialização, necessários para a vida em comunidade, além de propiciar cultura e favorecer o acesso a bens culturais como a leitura, a escrita, as normas de conduta da instituição. No entanto, a escola não é depósito , onde se jogam os filhos, livrando-se deles por um determinado tempo.No que se refere à questão disciplinar, a escola nunca educará sozinha, de modo que a responsabilidade da familia jamais cessará.Uma vez escolhida a escola, a relaçao com ele apenas começa .E preciso o dialogo entre escola, pais e filhos. A participaçao da familia deve se firmar no auxilio a atuaçao pedagógica escolar,ou. Seja, uma continuidade de coerencia entre as artuaçoes da escola e a familia.

Conclui-se que, após a execuçao do projeto de intervançao que inclui,elaboraçao, apresentaçao, reflexao,realizaçao das açoes propostas de açoes, e visivel que contribuiu bastante para minimizar o problema da indiciplina no contexto da escola.A equipe teve a oportunidade de questionar,refletir e sugerir chegando ao consenso de que o principal no preceso pedagogico deve ser o binômio humano: a criança com o desenvovimento de suas potencialidades, e o professor,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com