TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indisciplina Na Sala De Aula

Artigos Científicos: Indisciplina Na Sala De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/2/2014  •  3.668 Palavras (15 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 15

CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO

A disciplina é uma palavra que tem dois sentidos, bastante importante. Porque pode ser um ato de educação, ou uma matéria em sala de aula. Ao contrário, da palavra indisciplina, que tem um significa único, a falta de respeito, de educação, a falta de limites e o cumprimento de simples regras e deveres. Um processo que ajudam no ensino, na convivência familiar e social, em todo o desenvolvimento que uma criança ou adolescente possa precisar.

Muitas crianças indisciplinadas, vem de família com histórico bem comuns, como falta de limite, de amor fraterno, que faz com que os pais e os filhos tem uma relação péssima de convivência, e a relação com todos, que estão dentro das escolas, como professores, funcionários e os alunos. O ensino escolar da educação infantil, tem diversos motivos, para excluir os alunos que são considerados indisciplinados, professores que acham que os alunos rebeldes devem respeitar os outros, e se concentrar em todas as atividades escolares.

Claro que, a figura materna sempre foi vista para cuidar da casa e dos filhos, transmitindo toda a educação que os pais acham ser correta, porque já que o pai passa o dia inteiro trabalhando, a mãe deve ensinar todas as boas maneira, as regras e morais que a sociedade impõem. Nos dias de hoje, quase todos os pais trabalham fora, e as crianças ficam com avós, babás, ou nas creches, para que os pais possam trabalhar, ou até mesmo, para muitas mães ficar o dia inteiro passeando dentro de shoppings, esquecendo que todo o mimo que as crianças recebem, podendo causar alguns estragos no comportamento, ou na personalidade dessas crianças.

Acham que passando o dia inteiro fora de casa, trabalhando para poder fornecer uma vida melhor, cheio de regalias e mimos, esquecendo que a orientação, um bom diálogo, um momento de carinho, são essenciais para formar uma adulto melhor, e não um adulto ambicioso e arrogante. Também tem o outro lado, a criança vê os pais enfrentar a miséria, sem ter o que comer, ou passam o dia inteiro na rua, sem que os pais estejam com elas. Tudo isso, causa um grande dano na vida social, afetiva e pessoal dessas crianças.

A falta de estrutura que uma família deve ter, como a falta dos pais, por não aconselhar, dialogar, ou até ajudar no que precisar, podendo ajudar a construir uma personalidade. Toda falta de educação e respeito das crianças, está refletindo na sala de aula, tanto em escolas públicas, como principalmente, as particulares, que pela classe social que muitas crianças se encontram, sem que os pais consigam impor limites, se tornam autoritárias, sem respeitar qualquer pessoal do ambiente escolar. Porque o que o professor mais quer, é ver o aluno em sala de aula, se desenvolvendo, assim é o dever do professor, mesmo que não tenha punições, e nem ameaças, que possa relaciona com as notas.

Muitos professores ainda acham que a obrigação de educar as crianças são dos pais. Porque se a criança já vem educada de casa, será mais fácil lidar com ela em sala de aula. Porque o dever do professor é incentivar o interesse de aprender, é estimular a criança em criar coisas que estão no pensamento dela. Pois, influenciando a criança, para o desenvolvimento da aprendizagem, consegue mudar uma criança rebelde, em uma bem educada. Por isso, se o professor quer ver muitas mudanças de comportamentos deve pensar em fazer atividades interessantes e adequadas para as crianças.

Algo importante que o professor pode promover regras comuns, para que, todo o desenvolvimento das aulas, os desempenhos dos alunos e a valorização do professor, sejam respeitadas, para que, assim todos juntos, possam entender e compreender que deve respeitar para ser respeitado. Tudo que possa dizer a respeito da indisciplina, pode está ligado, com a parte educacional, pedagógico, econômico, ou até mesmo, social das crianças.

No capítulo 2 – Indisciplina, retrata da dificuldade que muitas crianças tem no aprendizado, no entendimento de respeitar as outras pessoas, como Aquino, diz que o baixo aproveitamento e a indisciplina escolar são os grandes impasses, mas não concordamos com isso, porque se a criança indisciplinada já chega na escola com esse comportamento, tudo isso, porque os pais não conseguem impor limites, educando de uma forma correta, mostrando o que é certo ou o que é errado.

CAPÍTULO 2 INDISCIPLINA

A palavra disciplina significa regime de ordem imposta ou mesmo consentida, ordem que convém ao bom funcionamento de alguma organização ou instituição, relações de subordinação do aluno ao mestre, a submissão a um regulamento, qualquer ramo do conhecimento, um modo de ensinar. A palavra indisciplina é o procedimento contrário, à disciplina, quando não é aceita nenhuma obrigação (FERREIRA, 1993).

A indisciplina inicia na família, por falta de limites, de carinho, de atenção, onde interferi negativamente na relação entre o adulto e a criança, prejudicando o desenvolvimento escolar. Com isso, a situação do ensino escolar na educação infantil pode ser influenciada por diversos motivos. Os professores desejam que as crianças que saibam respeitar os seus colegas e que consigam se engajar em atividades que exijam concentração e esforço para aprender.

“Essa participação ativa do aluno, nas atividades escolares é expressão de energia e entusiasmo, fruto de uma aprendizagem significativa” (NERI, 1992).

Segundo Aquino (1998, p. 1),

[...] configura-se inicialmente o baixo aproveitamento e a indisciplina escolar como os impasses fundamentais vividos no cotidiano escolar brasileiro, tomando como recorte a emergência dos “alunos-problema”) como uma das principais justificativas empregadas pelos educadores na atribuição das causas de tal impasse.

É obvio que nenhuma criança terá o seu próprio autocontrole desde o nascimento, assim como tomar certas decisões. A criança precisará da orientação e do controle dos pais, que acompanharam o seu dia-a-dia. Claro que, ao orientar os seus filhos, os pais ajudam os professores para poder transmitir todo o conteúdo escolar. Este processo é chamado de “ensino” ou “disciplina”, por muitos educadores. A disciplina, ao contrário, do que pode ser castigo é um processo de ensino e aprendizagem que ajuda no autocontrole e no desenvolvimento moral das crianças (AQUINO, 1998, p.00).

Porém, isso não é sinônimo de criança passiva e silenciosa o tempo todo, o silêncio tão desejado em sala de aula, nem sempre é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com