TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDISCIPLINA EM SALA DE AULA

Artigos Científicos: INDISCIPLINA EM SALA DE AULA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 3

Em um modo geral, uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos professores tem sido à indisciplina na sala-de-aula.

Como agir diante desta situação?

O objetivo neste trabalho é Refletir sobre as causas, que levam uma criança ser indisciplinada ou agressividade; Mencionar atitudes dos professores que contribuam para a melhoria da relação professor-aluno; Analisar o papel da escola diante aos problemas de convivência dos alunos no ambiente escolar.

Esta analise foi baseado na, Semana Pedagógica- Gestão da sala de aula. Sobre orientação de Celso Vasconcellos ( Centro de Pesquisa e Formação Liberdad)

Desenvolvimento

Possíveis Causas da Indisciplina.

As manifestações de indisciplina, muitas vezes uma forma que o aluno, encontra para se mostrar para o mundo, mostrar sua existência, chamar atenção, em muitos casos o aluno, quer somente ser ouvido, ou não consegue organizar seus sentimentos, seja de frustação, de tristeza, ou raiva, e não sabendo como lidar com esses sentimentos, coloca para fora de forma agressiva então para muitos alunos indisciplinados a rebeldia é uma forma de expressão. Há também aquele aluno, que tendo dificuldades de aprendizado, não se interessa pela aula, se dispersando, e assim surgindo a indisciplina.

Outra possibilidade, é a família, problemas diversos em casa, podem acarretar na indisciplina escolar, talvez esse aluno conviva em um lar, onde existe violência, onde a forma de educação pode ser com agressão física ou verbal, e assim reproduzem o que presencia em casa na escola .

Muitas vezes, a indisciplina também ocorre porque os alunos não entendem ou acham as aulas cansativas, e chatas.

Como agir nessa situação?

Professor, quando em sala de aula, deve buscar saber qual o real motivo dessa indisciplina, ou agressão, e estabelecer uma conversa, que pode ajudar neste sentido.

O Professor pode orientar os alunos de forma compreensiva, com atitudes seguras, isto pode diminuir a indisciplina.

Como fazer isso?

Identificar o real motivo é o primeiro passo, após saber qual a razão para tal comportamento, ficará mais facil o trabalho. Chamar o aluno para uma conversa olho no olho, longe da turma para que não cause constrangimento, e então explica-lo porque sua atitude é anadequada. Podendo modificar as aulas, adotando atividades estimulantes e interativas. Aumentando a participação dos alunos,Criar Atividades para a participação da familia no ambiente escolar. Levantando os pontos fortes do aluno, e trabalhando esses pontos com elogios e reconhecimento.

Importante também , que o professor não perca sua autoridade, mas sem ser autoritario. Neste caso Piaget propõem uma sansão por recipocidade, levar o aluno a um processo de reflexão de repração do erro, e de restabelecimento do vinculi que eventualmete foi rompido, a partir da sua indisciplina.Temos como exemplo: ‘ o aluno ao chutar o lixo, vai ter que recolher e se desculpar com a classe, porque ele feriu um equipamento coletivo”, riscou a carteira? vai limpar, quebrou? Vai consertar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com