TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indisciplina Na Sala De Aula

Trabalho Universitário: Indisciplina Na Sala De Aula. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  9.551 Palavras (39 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 39

INDISCIPLINA NA SALA DE AULA

Um dos grandes desafios dos educadores no decorrer da História da Educação foi e continua sendo levar o aluno ao aprendizado, entretanto, esses professores enfrentam uma situação inusitada: como saber educar os alunos que são indisciplinados em sala de aula? O presente trabalho objetiva entender e discutir as principais causas da indisciplina em sala, uma vez que ela influencia muito, não apenas o convívio entre os membros da escola, dificultando o trabalho docente, mas faz com que o aprendizado fique em segundo lugar e as conseqüências acabam sendo trágicas para o discente. É importante destacar a importância da conduta da família, quanto à questão dos problemas que levam uma criança não ter condições para aprender. Para compreender qual o papel da escola e da família na vida dessa criança, foram entrevistados um professor, um aluno e uma mãe de aluno da Escola Estadual Leopoldo Dalmolin da cidade de Itaquiraí (MS) no intuito de confrontar suas opiniões, com a fundamentação teórica da pesquisa no que diz respeito à indisciplina na sala de aula. Ficou evidenciado que a escola precisa do apoio da família e da conscientização do docente e do discente para sanar esse problema na educação. Não se pode perder a dimensão da escola como espaço de formação e para tanto, ela precisa repensar a sua ação formadora, preocupando-se em formar educandos e educadores para que saibam lidar com os conflitos inerentes no cotidiano escolar.

PALAVRAS CHAVES: Indisciplina - Educação – Família.

SUMARIO

RESUMO ..........................................................................................................06

SUMÁRIO .........................................................................................................07

INTRODUÇÃO...................................................................................................08

JUSTIFICATIVA.................................................................................................10

PROBLEMA.......................................................................................................12

DELIMITAÇÃO DO TEMA.................................................................................14

OBJETIVOS.......................................................................................................15

REVISÃO LITERÁRIA.......................................................................................16

METODOLOGIA................................................................................................32

CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................35

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................37

INTRODUÇÃO

Vivemos na era de constantes inovações e frente ao mundo que se globaliza e que onde a educação se torna destaque na vida do cidadão. Mas, não podemos esquecer que a tanto a escola como a família sofrem reflexos do meio em que estão inseridas. E como os problemas se intensificam, a questão disciplinar acaba sendo frequentemente, repercussão dos conflitos da família e do meio social envolvente.

A convivência familiar influencia muito no comportamento do aluno e não podemos esquecer que os pais são os primeiros educadores dos filhos e no cotidiano da escola reflete-se em muito os atos praticados pela família. A ação da Família começa desde o berço, bem antes da ação da Escola. Sendo a importância da ação familiar na tarefa educativa reconhecida pela Escola, impõe-se uma íntima colaboração, que deverá significar a ajuda mútua na consecução do ideal educativo.

Uma educação idealmente construída precisa de disciplina que deve ser fruto de uma da liberdade do ser humano que sabe escolher e sabe tolerar. Essa dimensão deveria existir na sala de aula, onde os alunos, por meio de sua consciência e dos valores apreendidos deveriam agir em sintonia com eles. A autonomia conduz à autodisciplina, não significando, no entanto, que o professor tenha uma atitude de indiferença, ou de apatia perante os alunos. Pelo contrário, as suas atitudes, embora democráticas, devem ser firmes.

Na trajetória da História da Educação, na chamada “educação Tradicional”, clima da aula era caracterizado, pela quietude, pela criação de um grupo de estudantes dóceis, que participavam na aula como meros receptores, sem bagunça, o que tinha como conseqüência a rapidez do ato pedagógico; contudo se desenvolvia pouco a capacidade crítica e a iniciativa individual.

Nos nossos dias, cada vez é mais difícil estabelecer a disciplina e fazê-la respeitar. É que, hoje, a posição do aluno é muito diferente daquela que conhecemos no passado. E na evolução das condições gerais de vida, em todos os meios, as crianças tornaram-se mais independentes, menos dispostas a obedecer à autoridade dos adultos.

Atualmente vivemos na sociedade onde a unidade familiar é desgastada, sem que o lar possa oferecer aconchego, uma vez que os pais, graças às deslocações para o emprego e às longas jornadas de trabalho que lhes asseguram a subsistência, deixam de estar presentes nos momentos mais difíceis.

O tema indisciplina na sala de aula é tema vasto e que não será esgotado com essa pesquisa. Tendo em consideração a sua amplitude, serão tratadas apenas algumas vertentes, não numa perspectiva de meta de chegada de conhecimentos definitivos, mas de ponto de partida para outras abordagens interativas do ato educativo. Como a indisciplina constitui, atualmente, um problema grave para a escola, não podemos deixar de enfocar os efeitos negativos que ela produz em relação aos docentes e o seu aprendizado.

Portanto, o objetivo que ora se propõe a presente monografia é identificar como indisciplina afeta o aprendizado, tendo como foco a visão de diferentes autores e comparado à visão de membros de uma escola pública, para que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.8 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com