TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA PLANO DE AULA

Trabalho Escolar: INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA PLANO DE AULA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  1.716 Palavras (7 Páginas)  •  1.111 Visualizações

Página 1 de 7

INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA

PLANO DE AULA

NOME: Regiane Morais de Almeida Macedo

POLO: São José do Rio Preto

GRUPO: 7

TUTOR: Monalisa Maria Paiva Lima Costa

INTRODUÇÃO

A tecnologia da sociedade contemporânea deve ser utilizada na escola como recurso didático. A calculadora, por exemplo, utilizada no momento certo e com objetivos bem definidos, pode ser transformada numa excelente ferramenta para aprimorar o raciocínio lógico e até agilizar o cálculo mental. Lembrando que tão importante quanto realizar cálculos corretamente é saber elaborar estratégias de resolução para os problemas propostos. Pesquisas têm demonstrado que, quando os alunos são liberados do cálculo, conseguem se concentrar melhor nos dados, nas condições e variáveis do problema, ou seja, eles canalizam suas energias para o raciocínio. Sendo assim, a calculadora pode e deve ser utilizada em sala de aula sempre que o cálculo for um meio para a realização do trabalho e não a atividade principal.

Desse modo, optamos por usar a calculadora sempre que ela puder servir como instrumento para compreender algumas operações e seus significados, bem como na verificação de resultados e validação de estratégias utilizadas na resolução de problemas. Ela pode também ser fonte de problemas que estimulem os alunos a pensarem sobre diferentes conceitos matemáticos.

OBJETIVOS

Apresentar a calculadora como ferramenta de trabalho nas aulas de Matemática das séries iniciais do Ensino Fundamental. Manuseada a partir de atividades cuidadosamente planejadas, a calculadora pode ser concebida como um precioso recurso de mobilização do raciocínio matemático.

Liberar os alunos dos cansativos cálculos numéricos, estimulando-os na busca de novos procedimentos para resolver problemas e desafios, promovendo, assim, o desenvolvimento do raciocínio matemático.

METODOLOGIA E APRESENTAÇÃO DE MATERIAIS

• Aula expositiva;

• Aula prática de exercícios;

• Aplicação de exemplos práticos;

• Trabalho em dupla e individual;

• Cálculo de expressões com as operações através dos exercícios propostos.

• Os alunos deverão usar uma calculadora, caderno, lápis, borracha e o computador para realizarem as atividades propostas.

FICHA TÉCNICA DA AULA/ATIVIDADE

1ª etapa: Serão apresentadas aos alunos do 7º ano as funções de cada tecla da calculadora. Utilizando essas teclas iniciaremos a seguinte brincadeira:

Pense em um número. Digamos 12 356.

Escreva um outro número usando os mesmos algarismos. Por exemplo, 61 235.

Subtraia o número menor do maior: 61 235 – 12 356 = 48 879

Some os algarismos da diferença: 4 + 8 + 8 + 7 + 9 = 36

Se o número tiver dois algarismos, some-os: 3 + 6 = 9

Tente outro número. Depois outro, e outro...

Qual é a soma final? Sempre 9.

2ª etapa: Como os Números Inteiros é um conteúdo do 7º ano, iremos utilizar a calculadora para fazermos alguns cálculos com números inteiros. Muitas calculadoras têm uma tecla que muda o sinal: Quando você digita essa tecla, a calculadora muda o sinal do número que está no visor. Você pode usar a calculadora para adicionar, subtrair, multiplicar e dividir números inteiros. Exemplos:

Somar 3 e – 8.

    

Subtrair 5 de -9

    

Após os alunos terem compreendido os exemplos, com o uso da calculadora eles efetuarão as seguintes operações escrevendo a seqüência de teclas que devemos apertar para obter os seguintes resultados:

a) 63 + (-47) = 16

       16

b) 73 – (-25) = 98

       98

c) (-11) x (-12) = 132

        132

d) (-135) : (+9) = -15

       -15

3ª etapa: Conhecendo um pouco mais a calculadora.

Na calculadora, o ponto é usado para indicar a vírgula de um número decimal. Assim, teclando , aparece no visor 2.5, que corresponde a 2,5.

A tecla fornece o inverso do número digitado antes dela.

Os alunos deverão escrever o que aparecerá no visor nas seqüências indicadas abaixo. Depois conferir com uma calculadora:

a)  0,5

b)  1,333...

c)  4

4ª etapa: Exploração da calculadora e construção de uma tabela.

Na maioria das calculadoras a tecla “=” tem uma função modo constante, ou seja, ao teclar a seqüência 3 x 2 = = = = = .. vai aparecer no visor a seqüência 6, 12, 24, 48, 96, .. a calculadora “entende” que o multiplicando fica constante.

Esta característica possibilita que os alunos obtenham rapidamente tabuadas de todos os tipos, em especial de potências. Por exemplo, para gerar as 10 primeiras potências de 2 basta teclar 1 x 2 = = = = = = = = = =.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com