TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTRUMENTOS DE CONTROLE FINANCEIRO

Projeto de pesquisa: INSTRUMENTOS DE CONTROLE FINANCEIRO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 3

Podemos disser que o dinheiro em caixa hoje, vale mais do que no futuro, pois o dinheiro muda ao logo dos tempos. Precisamos estar atentos aos fatores que diminuem o valor do dinheiro.

Temos três razões muito importantes para a diminuição do dinheiro são:

Inflação: trata-se do aumento geral dos preços, fazendo com que o valor real diminua e os preços aumentem, podendo assim já se esperar que o valor real diminua ao longo do tempo, sendo sempre menor que o atual.

Risco: Incerteza do futuro, também pode declinar o valor do dinheiro, pois o futuro é incerto e o risco pode aumentar com o passar do tempo. Por isso muitos preferem utilizar o seu dinheiro agora e não investir se não tiver garantias de retorno certo.

Preferencia pela Liquidez: Refere-se ao grau de facilidade com que os ativos podem ser convertidos em caixa. Esta é uma forma de ter dinheiro em caixa hoje mantendo o seu valor, podendo ser investido apenas se o retorno for muito maior que o investimento, e claro presando sempre uma garantia positiva.

Para que a empresa tenha um controle de suas finanças, é preciso um planejamento financeiro que estabeleça as metas financeiras que a empresa precisa, para que haja o crescimento.

FERRAMENTAS DE CONTROLE FINANCEIRO

Existem diversas ferramentas que podem contribuir para o processo de gerenciamento de uma empresa, aqui restringida a duas ferramentas de grande importância para o controle financeiro das organizações, como fluxo de caixa e orçamento, entende-se como fluxo de caixa o registro e controle sobre a movimentação do caixa de qualquer empresa, expressando as entradas e saídas de recursos financeiros ocorridos em determinados períodos de tempo. (CAMPOS FILHO, 1997). O fluxo de caixa é considerado um dos principais instrumentos de análises e avaliação de uma empresa, pode-se afirmar que o fluxo de caixa é demonstração visual das receitas e despesas distribuídas pela linha do tempo futuro. O fluxo de caixa constitui ferramenta de fundamental importância para a boa administração e avaliação das organizações. A sua adoção possibilita uma boa gestão dos recursos financeiros, evitando situações de insolvência ou falta de liquidez que representam sérias ameaças à continuidade das organizações.

Orçamento é uma ferramenta de gestão que explicita as intenções da empresa em termos financeiros. O orçamento é uma ferramenta adotada para o controle de suas finanças, sendo que contemplam duas das funções básicas propostas por TAYLOR (1978): o planejamento e o controle.

1.1. QUESTÃO:

Um investidor decide que a taxa de desconto a ser aplicada a uma ação é de 6%; outra ação, com o dobro dos riscos, terá uma taxa de desconto de 12%. Determinado o nível de risco, realizar o ajuste dos retornos futuros.

O investidor provavelmente escolheria a taxa de retorno de 94,34%, pois acreditam que quanto maior o risco maior o retorno, trazendo assim maior retorno.

Ao aplicar na taxa de retorno de 89,28% são adversos ao risco, por isso acreditam que irão obter uma taxa de retorno mais alta no produto de menor risco.

A escolha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com