TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO SOBRE FINANÇAS EMPRESARIAIS

Casos: INTRODUÇÃO SOBRE FINANÇAS EMPRESARIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

O tema abordado nesse trabalho é um estudo de caso sobre o capítulo 31 do livro 50 empresas que mudaram o mundo, escrito pelo autor Howard Rothman, falaremos sobre as visões administrativas, econômicas, matemáticas e contábeis que aparece nesse texto dentre outras questões. Esse texto fala sobre datas, fatos ocorridos e pessoas que influenciaram o crescimento dessa marca tão poderosa mundialmente. “THE COCA-COLA COMPANY” é um capitulo dedicado a falar sobre “a companhia coca-cola” que foi fundada em 1986, pelo doutor John Stith Pemberton. Seu centro de operações hoje localizado na Atlanta-Geórgia (EUA) com o então diretor geral e presidente Douglas N. Daft tem um quadro de aproximadamente 37.400 mil funcionários e com lucros US$ 19,805 bilhões ao ano, seus principais produtos são: coca-cola classic, diet coke, sprite, minute maid. E tendo como principais concorrentes as empresas Cadbury Schweppes, Pepsico, Quaker Oats. Este texto relata também um pouco das dificuldades, enfrentadas.

A invenção de um líquido em uma tarde de verão no ano de 1886 viria a se tornar parte da história do mundo e das civilizações. Imagine uma marca que esteja em todos os lugares do planeta. Uma marca conhecida por 99,9% da população mundial. Que dificilmente alguém nunca comprou. A COCA-COLA tem consumidores do Tocantins ao Timor Leste. No mais remoto local deste planeta, será capaz de achar uma. Além disso, pode ser encontrada desde o mais requintado ambiente até o mais simples estabelecimento comercial. Esta é a marca COCA-COLA.

TheCoca-ColaCompany

Tudo começou em 1886 quando John Styth Pemberton, um farmacêutico da cidade de Atlanta, criou uma bebida, a qual chamou de “tônico para o cérebro”, que se tornaria um grande símbolo americano. Da mesma forma que outros inventos mudaram a história, a criação de Pemberton foi motivada pela simples curiosidade. O farmacêutico, que adorava manipular fórmulas medicinais, ao pesquisar um medicamento para amenizar dores de cabeça no porão de sua casa criou uma mistura líquida de cor caramelo que incluía extrato de noz de cola, um estimulante com alto teor de cafeína, e também extrato de folhas de coca.

Levou a mistura para uma farmácia, a Jacob’s Pharmacy, onde o xarope de cor castanha, misturado à água carbonatada (gasosa), foi oferecido aos clientes, que consideraram a bebida muito especial e refrescante. A farmácia colocou o copo do produto à venda por US$ 0,05. Frank Mason Robinson, contador de Pemberton, batizou a bebida de COCA-COLA, escrevendo o nome com sua própria caligrafia. Desde então o nome é escrito da mesma maneira. A princípio, o concentrado era acondicionado em pequenos barris de madeira na cor vermelha. Por isso, a cor foi adotada como oficial da marca.

Desenvolvimento

Questão 01: Bom vemos nos texto “THE COCA-COLA COMPANY” que a empresa utilizava de uma abordagem APO (administração por objetivos) uma abordagem desenvolvida por Peter Drucker em 1954. A APO funciona da seguinte maneira: traça-se metas e objetivos operacionais depois desenvolve-se um plano de ação de maneira colaborativa onde todos participam , ocorre a revisão dos objetivos e planos onde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com