TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identidade E Fazer Docente: Aprendendo A Ser E Estar Na Profissão

Dissertações: Identidade E Fazer Docente: Aprendendo A Ser E Estar Na Profissão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  3.352 Visualizações

Página 1 de 2

Identidade e fazer docente: aprendendo a ser e estar na profissão

Construção da identidade do professor se da no seu processo de formação de vida. O professor é um ser, que tem uma bagagem histórica, e esse histórico que o deixa humanizado, as relações sociais que ele constrói e fazem sua identidade como professor.

A educação continua na formação e no desenvolvimento dos indivíduos, o professor ao longo do tempo vai criando sua identidade, e as suas experiências vão criando a bagagem social, que ele traz para sua pratica profissional que faz o diferencia dos demais. O professor possui experiências formadoras que ele traz para sua profissão, essas vivencias são o que determina o por que da escolha de ser professor.

Os Professores são de classe social baixa, e se tornam professores pelo motivo de querer mudanças para a sua classe social, muitos desses professores não possuem um acesso a cultura, tendo uma formação precária, pois as vezes nunca tiveram contato com algumas formas que ensinam.

Só existe melhora na educação se houver melhora na formação dos professores. A formação e um processo de desenvolvimento profissional e pessoal fundamental para colaboração do coletivo.

O professor tem um saber social, cultural e histórico que contribui para sua identidade. A cultura docente constitui o professor no coletivo. O professor tem que estar em continua evolução, para que ele ensine e aprenda novas formas de ensino, pois os seus alunos sempre estarão na evolução. O três elementos que fazem parte da identidade do professor é historia de vida, formação e pratica docente.

Professor é o sujeito que produz e mobiliza os saberes na sua pratica. Esse saber orienta o planejamento e as atividades na sala de aula, à medida que define os fins educativos a atingir, são os saberes incorporados pelo docente que no decorrer de sua formação faz sua integração à atividade de ensino. Estes saberes faz o professor se desenvolver como profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com