TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Identidade Docente

Por:   •  27/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1] 

AMPLI – DUQUE DE CAXIAS

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        O QUE SIGNIFICA SER PROFESSOR NOS DIAS DE HOJE        5

3        ATITUDES DO PROFESSOR        6

4        O TRABALHO DO DOCENTE E O QUE ESPERAR PARA O FUTURO         7


  1. INTRODUÇÃO

A vida de forma geral é uma eterna troca, um indivíduo aprende com seus pais, que aprenderam com seus avôs e depois passaram para os seus filhos. Nessa linha tênue, podemos notar que assim é o trabalho do professor, ele aprende, ele ensina. É claro que nos dias de hoje a forma de ensinar ela é bem diferente de alguns anos atrás, é que no decorrer dos anos o lado humano e acolhedor foram tomando forma dentro da sala de aula, e o docente que era detentor do ensino passou a ser o mediador, com o olhar mais atento não só com a capacidade do aluno obter o conhecimento, mas se preocupando também com o seu desenvolvimento pessoal e seu bem-estar.

  1. o que significa ser professor hoje.

Um professor hoje percorre um caminho de grandes desafios, começando em sua formação e depois de uma forma contínua e rotineira ele tem que dar continuidade a seu trabalho sempre inovando, ensinando e aprendendo, pesquisando e se atualizando dentro das leis para que seu trabalho esteja de acordo com todo âmbito educacional e ao mesmo tempo atendendo as necessidades dos alunos.

É importante analisar que a formação do professor não está sendo construída apenas no seu curso de graduação para atuar na escola, ela vem de um período antes em sua trajetória de vida, durante o curso e depois com a experiência no trabalho e segue dia após dia. Ele tem que trazer para seu dia-a-dia suas experiências de vida, as boas, pois podem nortear caminhos assertivos a serem traçados e as ruins, pois elas acabam criando empatia para resolver alguns conflitos quando estes são similares aos que já foram vivenciados pelo mesmo ou vice-versa.

Entretanto, é importante que o professor tenha suporte necessário para realizar seu trabalho, pois vai além do docente estar dentro de uma sala de aula escrevendo no quadro, e como foi citado, são grandes desafios a percorrer até que se chegue a um bom resultado.  Por isso ele tem que estar bem na sua formação profissional e pessoal, com uma estrutura física na escola, desde itens básicos e locais de convivência, até espaços para organização e materiais didático-pedagógicos.  

  1. Atitudes do PROFESSOR.

A atitude de um professor, tem que partir a principio da ética profissional, mesmo após assumir uma turma e não se sentido realizado com o trabalho, existem alunos que precisam do mediador dentro da sala de aula.

É necessário que ele entenda que a escolha que ele fez é importante para a formação de cidadãos no país, não somente isso, acima de tudo é um direito garantido por lei como mostra o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania em seu artigo : “Todos são iguais perante a lei e, sem distinção, têm direito a igual proteção da lei”.  A educação é um direito de todos, por isso o docente tem que cuidar para que cada aluno, independente da sua vida fora da ambiência escolar, receba o mesmo tratamento de forma igualitária e participativa.

Evidente que um professor não estando feliz com seu trabalho não irá produzir bons resultados com a sua turma, neste caso ele precisa rever toda a sua situação e entender que mesmo com grandes desafios ele quer permanecer dando aula. Optando por continuar, ele deverá se organizar e planejar suas aulas de maneira que seja satisfatória e produtiva tanto para ele quanto para a turma.

 Outra prática importante é manter um bom relacionamento, evitando qualquer tipo de animosidade com o aluno, para que este possa ouvir e participar voluntariamente e de bom agrado das atividades proposta dentro da sala de aula e poder progredir em sua jornada educacional. Com um bom convívio, é certo que todo o trabalho trará bons resultados para ambos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (129.9 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com