TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Identidade Docente Constantes Desafios

Por:   •  4/5/2017  •  Resenha  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  1.328 Visualizações

Página 1 de 3

2.0 A identidade docente:constantes e desafios.

A sociedade em que vivemos passa constantemente por mudanças que afetam direta e indiretamente a qualidade do ensino. É necessário professores capacitados e que se adéqüem a essas mudanças.Cabe ao docente identificar, compreender e auxiliar as dificuldades encontradas pelos alunos,pois a grande maioria se encontra desmotivado e tende a ter um baixo rendimento escolar, como cada aluno é único, o docente é responsável por aplicar atividades diversas para suprir as necessidades de cada um , mas tudo depende da qualidade da experiência que se tenha,o conhecimento teórico influencia na pratica,porem a pratica forma o docente muito mais do que na teoria.(MARCELO,2009)

O professor precisa estar preparado e ter métodos pedagógicos mais moderno e atraente, ou seja, precisa conhecer a teoria pedagógica, e assim desenvolver na pratica, é necessário conhecer a realidade do aluno, respeitar a individualidade de cada um e conseguir aproximar o aluno do professor, mas é primordial ter motivação para encarar esse desafio, vários fatores levam a se desmotivar, um deles é o estresse emocional, pois enfrentam constantes pressões dos alunos, dos colegas, dos pais e da sociedade.O professor tem um campo limitado para buscar conselhos e discutir dificuldades com os colegas e muitos dos casos não encontra o apoio necessário da direção e assim acaba ficando fechado com seus problemas do inicio ao fim da aula, em um estilo solitário.(MARCELO,2009)

Os educadores de hoje encontram muitos obstáculos para conquistar seus alunos, por não terem recursos adequados para tornar suas aulas mais atrativas, antes já era difícil prender a atenção dos alunos, hoje com a tecnologia a dificuldade se tornou ainda maior, tem que se competir com todos os meios de comunicação e a falta de interesse. Em alguns alunos a mídia modifica o modo de ser e de agir, enfim influencia e mexe realmente na vida desses alunos. Propagandas exibindo brinquedos tudo para deixar as crianças com vontade de obter, padrões de beleza são ditados pela mídia, demonstrando que é necessário ser daquela maneira para ser aceito por todos. Sem contar,com a grande falta de cultura, pois nos programas televisivos, eles não demonstram como é bom e muito gratificante estudar, e só nos trará benefícios futuros.(MARCELO,2009)

E nesse mundo tecnológico, as crianças tem ficado mais isolados a esse mundo fantasioso. Os pais trabalham mais e não tem tempo, nem interesse de participar da vida escolar de seus filhos, torna se cômodo deixá-los dessa maneira. O rendimento escolar acaba declinando muito, por sua vez o professor fica de mãos atadas por não ter apoio familiar na educação dessa criança e assim acaba não podendo contribuir em sua formação, pois deve haver uma parceria, pais e docentes deve caminhar juntos para o aprendizado e um bom desempenho do aluno. (MARCELO,2009)

Cabe ao professor introduzir esse novo mundo tecnológico dentro de suas aulas, pois é uma ferramenta como um lápis, um livro. É a possibilidade de trazer conhecimento de uma forma mais rápida e ser usada de forma pedagógica. Para isso o poder publico deve se convencer de que necessitam de professores bem preparados e capacitados para que a educação melhore.Precisamos de educadores que transforme as informações em conhecimentos, em consciência critica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com