TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificação de conflito

Tese: Identificação de conflito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Tese  •  4.437 Palavras (18 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 18

Parte II – Identificação do Conflito

Leia o caso e em um parágrafo resuma o conflito existente na área de Orçamentos,

Finanças e Controladoria do Departamento de Projetos do Ministério de Políticas Estratégicas.

CONFLITO

Em primeiro lugar cabe ressaltar que por motivo de saúde o Chefe Titular FERNANDO, teve que se afastar do serviço para realizar uma cirúrgia com um pós-operatório demorado, deixando CARLA nas funções de Chefe substituta pessoa habilidade para tal situação. O que provocou com o passar do tempo um comportamento de RICARDO que primeiramente assediou CARLA e depois difamou a chefe entre os colegas de todos os setores. Levando CARLA há uma mudança de comportamento e no humor, evitando momentos de descontração com a equipe que passa o tempo todo em sua sala, saindo apenas para tratar do imprescindível.

Parte III – Discussão de temas presentes no caso

TEMA 1 – Liderança

Com base nos dados apresentados no caso e considerando a qualificação profissional e as características pessoais de Fernando, chefe titular da área, qual estilo de liderança você acredita que ele exerce?

Resposta: Estilo de Liderança Democrática – Justifique sua resposta. Como ele mesmo cita que a equipe estava bem entrosada, entendo o mesmo traçava as diretrizes, as formas de execução e as tarefas de cada um do grupo e decidiam, com o apoio e estímulo dele.

Ainda em relação ao tema liderança, qual o estilo adotado por Carlas?

Resposta: Estilo de Liderança Liberal – Carla agiu corretamente? Não – Justifique sua resposta. Olha só acho que ela não deveria ter optado pela discrição e ter chegado a situação de não saber como proceder diante de um comportamento dessa natureza e ter preferido se retrair em sua sala, até por que ouve oferta de ajuda por parte de outra funcionária.

TEMA 2 – Diversidade de força de trabalho

Como você pode observar no caso, Carla assumiu a posição de Fernando que se afastou do trabalho por problemas de saúde. Do gênero feminino e negra, Carla faz parte grupos minoritários dentro das organizações. Quais critérios foram utilizados pelo chefe Fernando para escolher Carla como sua substituta?

Resposta: Carla era a funcionária mais antiga e também, tinha a qualificação para substituir Fernando temporáriamente.

O que é diversidade da força de trabalho?

Resposta: É a obediência na busca pelo respeito à igualdade na diferença,

tratamento igualitário sob o ponto de vista dos direitos humanos e da justiça social.

Quais os benefícios de uma força de trabalho multicultural?

Resposta: O mais importante na força de trabalho multicultura e a quebra de paradigma se levarmos em consideração, há tempo mulheres, negros, deficientes físicos e até mesmo a aparência física eram fatores preponderante no momento da seleção para um determinado trabalho e em melhores posições de destaque dentro de uma empresa, com essas mudanças, estão sendo levadas a implantar novos modelos de gestão que contemplam o desenvolvimento de novos talentos humanos, por meio do aprendizado rumo à criatividade ao empreendedorismo.

Por que é importante gerenciar a diversidade dentro das organizações?

Resposta: É claro que uma organização em seu processo de seleção na contratação de trabalhadores de diferentes origens e com diferentes prespectivas pode dar às pessoas uma grande vantagem em termos de inovação e criatividade para atingir seu objetivo principal capitalizar novas vias de gerar lucros

TEMA 3 – Ética

Com base no comportamento de Ricardo que primeiramente assediou Carla e depois difamou a chefe entre os colegas do setor e de outros setores, você considera que Ricardo agiu de forma ética?

Resposta: Claro que não.

Qual tipo de assédio Ricardo praticou: assédio sexual e assédio moral?

Resposta: Os dois.

Justifique sua resposta – Inícialmente ele praticou assédio sexual, desde o momento que não se controla e, puxando a chefe pelo braço, e beija-lhe contra sua vontade. Posteriormente ele praticou assédio moral espalhando boatos maldosa e passa a difamar a chefe entre os colegas do setor e mesmo de outros setores.

TEMA 4 – Cultura e Clima Organizacional

Como estava o clima organizacional na área de Orçamentos, Finanças e Controladoria do Departamento de Projetos do Ministério de Políticas Estratégicas antes do afastamento de Fernando?

Resposta: BOM: predomínio de atitudes positivas confiança, entusiasmo, alegria, participação, motivação, comprometimento e baixo turnver.

Como estava o clima quando retornou, após todos os conflitos que ocorreram durante sua ausência?

Resposta: PREJUDICADO OU RIUM: predomínio da tensão, discórdia, rivalidade, conflitos,

desinteresse pelo cumprimento da tarefa, resistência manifesta ou passiva às ordens, comunicações comprometidas.

TEMA 5 – Mulher e Economia

Muito bem, Carla mulher forte enfrenta a sua maneira as dificuldades impostas pelo ambiente de trabalho. Uma questão importante é que seu trabalho gera uma salário, com o qual ela custeia seus gastos e provê a família. Tendo em vista a importância do trabalho da mulher, você deve realizar uma pesquisa e encontrar e descrever dados econômicos sobre a mulher no mercado de trabalho. Identifique questões tais como:

- Qual o percentual de mulheres na força de trabalho?

Resposta: As mulheres ocupam 42% da população economicamente ativa, as mulheres recebem, em média 60% da remuneração dos homens.

- Quais os setores econômicos elas mais atuam?

Resposta: - Serviços domésticos...................... (92,7%);

- Educação ...................................... (75,8%);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com