TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iluminação Sustentavel

Ensaios: Iluminação Sustentavel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 3

Iluminação sustentável

Para falarmos em iluminação sustentável devemos primeiramente pensar sobre o que é sustentabilidade. A palavra sustentabilidade normalmente nos traz a lembrança de meio ambiente, estamos errados em pensar dessa forma, não, mas sustentabilidade é um conjunto onde estão envolvidas, questões sociais, econômicas e as ambientais.

Ao pensarmos no fator ambiental,não devemos nos conter somente ao descarte incorreto ou poluição mas também aos recursos naturais que há anos vem sendo explorados de forma inadequada pelo homem.

De acordo com pesquisas realizadas pelo CEBDS em 2007 o setor que mais agride o meio ambiente é o da construção civil, onde até 2015 terá um aumento de 45% no consumo de energia elétrica.

Por esse motivo começou a se discutir no mundo uma forma de economizar essa energia, e verificou que se gastava muito com iluminação, a partir daí surgiu o termo iluminação sustentável, com intenção de reduzir os impactos e aumentar a economia em questão de gastos elétricos. E para conseguir um bom projeto de iluminação sustentável é necessário integrar a iluminação artificial, com a luz natural (luz solar), da forma com que uma complete a outra saciando assim a necessidade de iluminação dentro do ambiente, como podemos ver na foto a seguir:

( foto retirada do site : http://vistaconstrutora.com/iluminacao-natural-mais-uma-aliada-das-construcoes-sustentaveis/)

Ao pensarmos em iluminação natural devemos analisar a situação onde será construída a edificação, nessas analises devera ser levado em conta, aonde nasce o sol, onde terá maior irradiação de luz durante o dia e a mudança da posição do sol durante as estações do ano. E devemos contar também as mudanças e variações que a luz solar tem durante o dia devido às mudanças de clima.

Alem disso é necessário que se use cálculos luminotécnicos para que se obtenha a quantidade de luz que aquele ambiente necessita, levando em consideração a funcionalidade do ambiente e qual o perfil do cliente que irá utilizar o ambiente em questão.

Hoje existem no mercado vários tipos de lâmpadas que possuem um menor consumo de energia, e juntamente com a iluminação artificial e natural devemos pensar no projeto de automação que hoje também é um grande aliado na economia de energia elétrica, como exemplo de automação temos os dimers e luminárias que tem mesmo a função de economia.

De acordo com o artigo iluminação e sustentabilidade, produzido por Daniela Laudares e Cecília Mueller para a revista lume arquitetura a junção de luz artificial e luz natural em um projeto deve ser feita de acordo com os seguintes fatos:

 Determinação da estratégia de controle (automação) que fará a ligação entre a disponibilidade de luz natural e o sistema de iluminação artificial;

 Estabelecimento do layout das luminárias em sistemas independentes, de forma a complementar a luz natural ou atuar quando esta não estiver disponível;

 Escolha de lâmpadas e acessórios energeticamente eficientes;

 Escolha das luminárias apropriadas à estratégia de controle (automação).

Mas não basta só termos um bom

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com