TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos Econômicos No Sertão De Pernambuco

Pesquisas Acadêmicas: Impactos Econômicos No Sertão De Pernambuco. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  1.175 Palavras (5 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 5

JOÃO PAULO ALVES DE MORAIS GOMES

INDÚSTRIA DA SECA: OS IMPACTOS ECONÔMICOS NO

SERTÃO PERNAMBUCANO

RECIFE –PE

2013

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS ESUDA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

JOÃO PAULO ALVES DE MORAIS GOMES

INDÚSTRIA DA SECA: OS IMPACTOS ECONÔMICOS NO

SERTÃO PERNAMBUCANO

RECIFE –PE

2013

Sumário

1. INTRODUÇÃO 4

2. PROBLEMA(S) 4

3. JUSTIFICATIVA 5

4. OBJETIVOS 5

4.1 OBJETIVO GERAL 5

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5

5. METODOLOGIA 6

6. REFERÊNCIAL TEÓRICO 6

7. CRONOMGRAMA 8

8. ESTRUTURA DA MONOGRAFIA (SUMÁRIO PROVISÓRIO) 9

9. REFERÊNCIA.............................................................................................................. 10

1. INTRODUÇÃO

Ao longo dos anos a região do semiárido pernambucano, vem sofrendo com estiagens (secas) bastante severas, ocasionando inúmeros problemas sociais e econômicos, dessa froma este ambiente, tornou-se um cenário de estudo para diversos pesquisadores, na tentativa de encontra soluções para esse colapso socioambiental.

A seca nada mais é que a escassez de água, ocasionada por causas naturais, gerando assim aumento de temperaturas alarmante, outro ponto que também faz com que essas temperaturas se elevem é a falta de preservação da zona da mata de Pernambuco.

A estiagem prolongada, afeta diretamente a economia do estado, pois nessa região do semiárido é o local onde uma grande gama de alimentos é cultivado, onde se tem maiores criação de gado, com a seca muitos animais morrem desidratados e por falta de alimento, as plantações são perdidas, sendo assim ocorre um aumento nos preços dos alimentos , pois a produção não é o suficiente para população.

Existem estudos em que a seca proporciona não só calamidade, mas sim lucratividade, uma delas com a corrupção, onde ocorre desvio de verbas, carros pipas com aumento de preço,o milho que serve para alimentar os animais da região, esses indivíduos usam a fome e a desgraça das pessoas para angariar recursos estatais para beneficio próprio, gerando assim a industria da seca.

2. PROBLEMA(S)

Como fazer com que as estiagens prolongadas não afetem a economia?

De que maneira pode se fazer para que os investimentos cheguem no foco do problema?

A seca é um problema crônico?

3. JUSTIFICATIVA

Sabe-se que seca é um grande problema no nordeste brasileiro, com a escassez hídrica a sociedade sofre com falta de higiene , condições básicas de saneamento, agricultura, pois boa parte da safra é perdida, na criação de animais, visto que, muitos deles morrem ou são solto por falta de recurso dos seus criadores. Dessa maneira, esse projeto visa fazer um levantamento bibliográfico que permite analisar as causas e consequências da seca em Pernambuco e mostrar de que forma o governo intervém nessa calamidade ambiental e se essas medidas serão eficazes.

4. OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL

Analisar os efeitos que a estiagem prolongada tem na região do sertão pernambucano.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Analisar se o projeto de transposição do rio São Francisco é uma solução para o problema.

Verificar a intervenção estatal no problema.

Expor através de gráficos o aumento nos níveis de preços de produtos produzidos na região estudada.

5. METODOLOGIA

Este projeto é de caráter exploratório, pois, segundo Rodrigues (2007), procura se familiarizar mais com um problema, além de tratar de um levantamento e uma pesquisa bibliográfica. Segundo Rodrigues (2007) este projeto tem como finalidade “a caracterização inicial do problema, sua classificação e sua definição. Constitui o primeiro estágio de toda pesquisa científica”, ou seja, no caso deste projeto, caracterizar as relações entre a estiagem prolongada e a corrupção.

O projeto também é descritivo, pois observa fatos, analisa-os, classifica-os e interpreta-os, sem intervenção do pesquisador.

Quanto à abordagem define-se como qualitativo, pois corresponde a interpretação de fenômenos e a atribuição de significados que são básicas no processo de pesquisa qualitativa. Onde os dados obtidos serão analisados indutivamente e as informações obtidas não podem ser quantificáveis. (RODRIGUES, 2007).

Quanto aos procedimentos, a pesquisa teórica também é um aspecto relevante para o trabalho, já que o objetivo é o de ampliar generalizações, definir leis mais amplas, estruturar sistemas e modelos teóricos.

O texto será elaborado a partir da análise de artigos publicados na internet, livros e meios eletrônicos, tais como Scielo, que procuram apresentar como se deu origem as grandes secas em Pernambuco.

6. REFERÊNCIAL TEÓRICO

O sertão pernambucano vem passando atualmente por uma longa estiagem,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com