TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implantação De SGA

Trabalho Escolar: Implantação De SGA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  3.696 Palavras (15 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 15

RESUMO

Entende-se por gestão ambiental empresarial as diferentes atividades administrativas e operacionais realizadas pela empresa para abordar problemas ambientais decorrentes da sua atuação ou para evitar que eles ocorram no futuro. Um sistema de gestão ambiental é, portanto um conjunto de atividades inter-relacionadas para abordar os problemas ambientais ou evitar que surjam. Pressupõe uma ação planeada e contínua, o que garante menor utilização de recursos monetários e melhores resultados finais. Tem de haver um alto grau de envolvimento dos altos cargos da empresa e de todos os seus setores. O SGA deve contribuir para a empresa atuar segundo as leis e gradualmente superar as suas exigências.

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO

1.1. Desenvolvimento Sustentável

1.2. Problemas Ambientais Atuais

1.3. Como Amenizar os Problemas Ambientais

1.4. O que é a ISO14001

1.5. Ciclo PDCA na ISO14001

1.6. Características da norma ISO14001

1.7. Planejamento

2- CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

3- COMPROMETIMENTO DA ALTA DIREÇÃO COM O AMBIENTE

3.1. Discurso

3.2. Membros da Comissão de SGS

4- REQUISITOS LEGAIS APLICÁVEIS À QUALISUPER

5- AVALIAÇÃO DE ASPECTOS E IMPACTOS

6- POLÍTICA AMBIENTAL

7- PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL

7.1. Objetivos

7.2. Metas

8- SETOR RESPONSÁVEL PELO SGA

9- CONCLUSÃO

1- INTRODUÇÃO

1.1. Desenvolvimento Sustentável

O termo desenvolvimento sustentável foi utilizado pela primeira vez, em 1983, por ocasião da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela ONU. Presidida pela então primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brudtland, essa comissão propôs que o desenvolvimento econômico fosse integrado à questão ambiental, estabelecendo-se, assim, o conceito de “desenvolvimento sustentável”.

Os trabalhos foram concluídos em 1987, com a apresentação de um diagnóstico dos problemas globais ambientais, conhecido como “Relatório Brundtland”. Na Eco-92 (Rio-92), essa nova forma de desenvolvimento foi amplamente difundida e aceita, e o termo ganhou força. Nessa reunião, foram assinados a Agenda 21 e um conjunto amplo de documentos e tratados cobrindo biodiversidade, clima, florestas, desertificação e o acesso e uso dos recursos naturais do planeta.

Desenvolvimento sustentável significa: “Atender às necessidades da atual geração, sem comprometer a capacidade das futuras gerações em prover suas próprias demandas.”

Isso quer dizer: usar os recursos naturais com respeito ao próximo e ao meio ambiente. Preservar os bens naturais e à dignidade humana. É o desenvolvimento que não esgota os recursos, conciliando crescimento econômico e preservação da natureza.

Dados divulgados pela ONU revelam que se todos os habitantes da Terra passassem a consumir como os americanos, precisaríamos de mais 2,5 planetas como o nosso. Estamos usando muito mais os recursos naturais do que a natureza consegue repor. Em muito pouco tempo, se continuarmos nesse ritmo, não teremos água nem energia suficiente para atender às nossas necessidades. Cientistas preveem que os conflitos serão, no futuro, decorrentes da escassez dos bens naturais.

1.2. Problemas Ambientais Atuais:

Infelizmente nosso planeta é afetado por vários problemas ambientais, muitos deles provocados por diversas ações humanas. Estes problemas afetam a fauna, flora, solo, águas, ar e etc.

Principais problemas:

• Poluição do ar por gases poluentes gerados, principalmente, pela queima de combustíveis fósseis (carvão mineral, gasolina e diesel) e indústrias.

• Poluição de rios, lagos, mares e oceanos provocada por despejos de esgotos e lixo, acidentes ambientais (vazamento de petróleo), etc;

• Poluição do solo provocada por contaminação (agrotóxicos, fertilizantes e produtos químicos) e descarte incorreto de lixo;

• Queimadas em matas e florestas como forma de ampliar áreas para pasto ou agricultura;

• Desmatamento com o corte ilegal de árvores para comercialização de madeira;

• Esgotamento do solo (perda da fertilidade para a agricultura), provocado pelo uso incorreto;

• Diminuição e extinção de espécies animais, provocados pela caça predatória e destruição de ecossistemas;

• Falta de água para o consumo humano, causado pelo uso irracional (desperdício), contaminação e poluição dos recursos hídricos;

• Acidentes nucleares que causam contaminação do solo por centenas de anos. Podemos citar como exemplos os acidentes nucleares de Chernobyl (1986) e na Usina Nuclear de Fukushima no Japão (2011);

• Aquecimento Global, causado pela grande quantidade de emissão de gases do efeito estufa;

• Diminuição da Camada de Ozônio, provocada pela emissão de determinados gases (CFC, por exemplo) no meio ambiente.

1.3. Como Amenizar os Problemas Ambientais:

Como amenizar os problemas ambientais? Existem diversos estudos e teorias que garantem que essa façanha é possível

O mundo passa por uma terrível crise ambiental, pois as sociedades atuais estão sentindo os problemas provocados ao longo de centenas de anos.

O homem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com