TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implicações Eticas

Artigo: Implicações Eticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  Artigo  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

Implicações Éticas

A partir do estudo das Teorias da Administração percebe-se como cada uma delas deixou uma grande gama de conhecimentos que são usados pelas organizações nos dias atuais. A grande diferença porém, refere-se a preocupação que as organizações precisam ter hoje com o indivíduo, pois a maioria das organizações são estruturadas, formais e dependem de pessoas para atingirem seus objetivos Outro ponto importante é a preocupação com a sociedade. As organizações são sistemas abertos, estão inseridas em uma ambiente social e devem ser também responsáveis para "melhorar" a vida das pessoas que vivem nesse ambiente. E por fim, as organizações devem ter responsabilidade com o meio ambiente onde estão inseridas, gerando assim, melhor qualidade de vida pra toda a sociedade.

Pensamento Sistêmico e Liderança.

O Pensamento Sistêmico nada mais é do que proporcionar ao indivíduo a visão da organização como um todo, permitindo mudar os sistemas com maior eficácia e agir de acordo com os processos do mundo natural e econômico.

Para que o Pensamento Sistêmico seja eficaz , é necessário recorrer às demais disciplinas: domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada e aprendizado em equipe.

E dentro deste Pensamento Sistêmico é que surge, na maioria das vezes, o fator mais importante para o sucesso das Organizações " o Líder".

A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas em cada um de seus departamentos. Ela é igualmente essencial em todas as demais funções da Administração. O líder precisa entender do negócio da empresa, incentivar e qualificar sua equipe, ter comprometimento e visão estratégica, qualificar-se continuamente, estimular o trabalho em equipe, etc.

Na administração tudo é relativo, tudo depende, isto é, não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Há uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. Dentro de uma relação funcional, as variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes. Existe uma relação funcional entre elas, como vimos, essa relação funcional é do tipo "se-então" e pode levar a um alcance eficaz dos objetivos da organização.

A administração contingencial pode ser intitulada de abordagem do "se-então", pois o reconhecimento, diagnóstico e adaptação à situação são importantes para a abordagem contingencial. Porem eles não são suficientes, necessitando as relações funcionais com as condições ambientais e as práticas administrativas ser constantemente identificadas e ajustadas.

Muitos pontos podem ser considerados positivos analisando essas técnicas, pois nos dias atuais precisamos nos adaptar as condições que vivemos, a preocupação com o meio ambiente e um ponto que as empresas se preocupam bastante, para que assim possamos reduzir assim o impacto das organizações sobre o meio ambiente, com ênfase nas mudanças podemos assim focar transformar nossas empresas para que possam acompanhar as mudanças ambientais e tecnológicas.

Um ponto negativo sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com