TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia Da Atividade física

Ensaios: Importancia Da Atividade física. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  2.365 Palavras (10 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 10

ESTRUTURA

1) ASPECTOS INICIAIS – INTRODUÇÃO

2) REFERENCIAL TEÓRICO

3) PROBLEMA DE PESQUISA

4) METODOLOGIA

5) APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS

6) CONCLUSÃO

TÍTULO DO PLANO:

A importância da real conscientização do efetivo da BAAN quanto a necessidade da prática de atividade física e sua correlação com a disposição para o trabalho e com a redução de gastos para a área de saúde.

1 CONTEXTUALIZAÇÃO (ASPECTOS INICIAIS)

No ambiente militar, a saúde e a aptidão física são fatores de suma importância. Segundo Vagner Raso (2007), o binômio atividade física e saúde é tratado desde a antiguidade pelos chineses e gregos. Mas, foi no início do último século que despertou o interesse da comunidade científica e o tema adquiriu significativo interesse. Aliando-se ao novo paradigma, a Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), órgão central do Sistema de Educação Física e Desporto da Aeronáutica, elaborou a ICA 54-3, “Treinamento Físico-Profissional Militar”, com o objetivo de padronizar métodos de treinamento e de preparar melhor, fisicamente, seus militares, para o exercício das atividades laborativas e operacionais. Nesse contexto, o treinamento físico desenvolvido nas Organizações Militares (OMs) brasileiras estimula o desenvolvimento da aptidão cardiorrespiratória nos membros da tropa, uma vez que sua melhoria contribui para o aumento significativo da prontidão dos militares para o trabalho e, em uma eventual necessidade, até mesmo para o combate. A literatura preceitua que indivíduos aptos fisicamente são mais resistentes às doenças ( pegar um referencial, autor) e têm maiores níveis de auto-confiança e motivação (ICA 54-3). O referencial é o vagner Raso e a ICA -54 – 3)

A contextualização da atividade física é extremamente ampla e deve ser considerada como qualquer movimento corporal voluntário produzido pelos músculos esqueléticos que resulte em dispêndio de energia acima do basal. Então, a atividade física se apresenta por meio de várias categorias de acordo com o gasto energético e ocorre enquanto a pessoa trabalha ou está no tempo livre, e demonstra correlação positiva com a aptidão física (que não necessariamente se associam com a saúde), que por sua vez, é definida (quem? que autor define assim a saúde?) como uma série de atributos que a pessoa possui ou alcança e que lhe permite realizar as tarefas diárias sem prejuízo ??? de quê. Esse trecho verde me parece um tiro no pé (olhem o sublinhado), e aí? Existem vários componentes que contribuem para a aptidão física: há aqueles relacionados às habilidades motoras (agilidade, destreza, coordenação motora, velocidade de reação) e os relacionados à saúde (endurance cardiorrespiratória (o), composição corporal, flexibilidade, endurance ? e forças musculares).

No entanto, apesar da nova concepção da Força Aérea Brasileira acerca da importância da atividade física, explicitada, por exemplo: pela elaboração de uma nova metodologia para cálculo da pontuação proveniente do Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF), a ser somada ao total de cada militar para fins de sua inclusão na Lista de Mérito Relativo (LMR), prevista para vigorar a partir de 2016 (Brasil – CPO, 2013); não tem ocorrido uma real conscientização do efetivo da Base Aérea de Anápolis (BAAN), no que tange aos benefícios da prática de atividade física para sua vida, em todos os aspectos. A ausência massiva do efetivo às instruções programadas de Treinamento Físico Profissional Militar ratifica a falta de consciência situacional (pesquisem se posso afirmar isso) voltada à prática de educação física. Saliente-se que um dos efeitos dessa cultura organizacional errônea é o aumento dos gastos da área de saúde com os militares que não aderem à prática regular de atividade física.

Dessa maneira, a presente pesquisa tem como objetivo destacar os benefícios de uma atividade física regular, as principais causas do sedentarismo (comparar lá em cima se mudou), além de comparar a evolução do treinamento de um grupo de militares, praças de 2009 (ou de variadas faixas etárias)??? Varias faixas, não só para a melhoria da qualidade de vida e, sobretudo, na vida do militar OU na vida militar????; como também para a economia de gastos no âmbito da área de saúde.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

A Educação Física Militar está diretamente relacionada à saúde do militar, a qual é definida (quem? que autor define assim a saúde?) como um estado em que o organismo funciona normalmente não bastando apenas estar desprovido de doenças, mas levando uma vida executando procedimentos que proporcionem afastar ao máximo os fatores de risco.

Segundo Vagner Raso (2007), as adaptações morfológicas e funcionais crônicas induzidas pelo exercício físico são reduzidas ou retornam à situação anterior ao treinamento quando o programa de exercícios é interrompido. Esse fenômeno tem sido denominado como efeito da pausa de treinamento ou, simplesmente, destreinamento, e a magnitude da reversibilidade é proporcional ao período de ausência de estímulo, muito embora possa ocorrer em diferentes velocidades.

2.1 Benefícios da Atividade Física em sua vida diária (ainda de acordo com Raso?)

O ser humano, na sua preocupação com o corpo, precisa ficar alerta para o fato de que saúde e longevidade devem vir acompanhadas de qualidade de vida, tanto no presente como no futuro. A atividade física é uma aliada imprescindível para se alcançar uma boa forma física, e sua prática deve ser desenvolvida de uma forma prazerosa e contínua ao longo de toda a vida.

A preocupação com promover e manter a saúde deve ser ressaltada para a população mundial, que, cada vez mais, necessita, em sua rotina diária, da prática de exercícios físicos regulares para combater os efeitos nocivos da vida sedentária. Sendo assim, vários são os benefícios, nas mais diversas áreas, quais sejam:

Na aparência: melhora seu visual; melhora sua postura; os músculos ficam mais eficientes e com melhor tônus; e combate o excesso de peso e o acúmulo de gordura.

No trabalho: aumenta a produtividade; menor propensão às doenças; melhor índice de freqüência no trabalho; combate o estresse e a indisposição; melhora sua capacidade para esforços físicos.

No dia a dia: maior disposição para as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com