TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia De Areas Verdes Em Centros Urbanos

Pesquisas Acadêmicas: Importancia De Areas Verdes Em Centros Urbanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  1.293 Visualizações

Página 1 de 3

As áreas verdes são importantes para qualidade ambiental das cidades, pois assumem um equilíbrio entre o espaço modificado para o assentamento urbano e o meio ambiente.

A falta de arborização pode trazer desconforto térmico e possíveis alterações no microclima, e como essas áreas também assumem papel de lazer e recreação da população, a falta desses espaços interfere na qualidade de vida desta.

A população urbana depende para seu bem estar não só de educação, cultura, equipamentos públicos, mas também de um ambiente com qualidade, e a vegetação quando presente interfere positivamente na qualidade de vida dos habitantes da cidade.

4

2. DEFINIÇÃO

As áreas verdes urbanas são espaços físicos urbanos com prevalência de vegetação arbórea de grande importância no aumento da qualidade de vida da população. Fazem parte destas áreas os jardins públicos, as praças, os parques, complexos recreativos e esportivos, entre outros.

De acordo com Marina Franco, professora de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), “Verdes são áreas de sobrevivência das cidades. Esses espaços são amenizadores microclimáticos e sem eles construímos grandes ilhas de calor”. Esclarece também que a infraestrutura verde de uma cidade é formada por suas bacias urbanas e por áreas permeáveis.

3. PROBLEMAS GERADOS PELA FALTA DE ÁREAS VERDES

O grande crescimento desordenado dos centros urbanos está afastando o ser humano da natureza. São comuns nas grandes metrópoles, as construções sem planejamento ambiental, ignorando as áreas verdes que são a garantia da salubridade e qualidade de vida nas cidades.

A cidade de São Paulo, já foi diagnosticada como uma grande ilha de calor, fenômenos de aumento de temperatura em locais onde a circulação de ar e áreas verdes são poucas.

Segundo um estudo feito pela secretaria municipal do verde e do meio ambiente, São Paulo tem por volta de 2,6m2 por pessoa em áreas verdes públicas de lazer.

O índice de áreas de lazer em bairros da classe media/alta está à cima de

5

uma media geral por pessoa enquanto na periferia, região central e alguns outros bairros as paisagens são cinzentas e as áreas de lazer são mínimas. São Paulo tem a segunda maior área da mata atlântica, mas não existe uma distribuição certa de cobertura vegetal em toda a cidade.

Com a falta de áreas verdes faz com que os poucos parques, e áreas destinadas ao lazer sejam disputados por todos. A prefeitura de São Paulo está tentando construir novos parques com objetivo de difundir áreas verdes, mas a verdade é que não se consegue mudar a realidade de 50 anos em 5 anos.

E, além disso, existem problemas enfrentados pela prefeitura na criação de novos espaços verdes, os terrenos encontrados para essas áreas são supervalorizados e existem muitas áreas públicas onde se daria para construir, que estão ocupadas de maneira irregular.

Um dos principais problemas encontrados é que pode se fazer parques, mas depois de pronto também deve ter sempre uma manutenção se não tudo acaba e a população também deve ajudar a cuidar.

Existe uma lei que dá descontos no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com