TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO URBANO

Artigo: CENTRO URBANO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 2

O centro de uma cidade tem sido objeto de estudos por parte de estudantes da área de arquitetura, que buscam compreender seu conceito, importância, e até que ponto as extremidades de uma cidade depende desse centro.

Podem-se encontrar diversos conceitos para esse termo; segundo o Dicionário MICHAELIS:

Centro s.m. 1 Geom Ponto situado a igual distância de todos os pontos de uma circunferência ou da superfície de uma esfera [...]4.1 parte localizada no interior de cidade, região, país etc. 5 ponto de convergência de pessoas, olhares, veículos etc. 9 Local onde é mais intensa a atividade. 10. Lugar onde habitualmente se procuram certas coisas ou se tratam de negócios. (MICHAELIS, 2004, p. 673).

Ainda analisando seu conceito, segundo o Dicionário HOUAISS, temos a definição de acordo com a área urbana:

[…] 17 URB área ou parte central de (bairro ou cidade) onde se concentram atividades comerciais, burocráticas e de serviços 17.1 URB área ou parte de uma cidade ou região onde se concentram empresas dedicadas a atividades industriais de grande porte 17.2 p. ext. URB qualquer área, região etc. Que concentre a produção e/ou comercialização de certos produtos em níveis significativos ou que concentre certas atividades de lazer ou de cultura. (HOUAISS, 2004, p. 673)

Segundo Villaça (2012, p.91), assinala que “O centro principal, é o mais importante element da estrutura urbana, é o único que existe em todas as cidades de todos os tamanhos e de qualquer período histórico”.

[...] ele se caracteriza pela aglomeração das instituições fundamentais na organização da sociedade. Sua constituição se organiza um espaço que otimiza os tempos gastos nos deslocamentos sistemáticos dos membros dessa sociedade. Esses deslocamentos começam a surgir à medida que o povoado se constitui em sociedade organizada, ou seja, aquela cujos membros são interdependentes; daí surge os

deslocamentos sistemáticos. Eles começam a surgir a partir do momento em que há intercambio de produto do trabalho (troca, escambo, comércio) e instituições coletivas, como o governo e a religião. Surgem então os locais que facilitem esse intercambio (locais de acessibilidade ótima) e onde se localizem as estruturas que abrigam tais instituições (o templo o palácio, o mercado). A aglomeração dessas instituições minimiza o tempo gasto pela maioria da população nos deslocamentos sistemáticos para os mesmos locais, e ao mesmo tempo, que as instituições e atividades envolvem e exigem. (VILLAÇA, Flávio, 2012, p. 100)

É preciso entender o centro como um conjunto de estruturas que tem todos os serviços fundamentais, de interesse coletivo de uma sociedade, como assuntos jurídicos, comercio, sistema bancário, instituições, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com