TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Centros Urbanos

Trabalho Universitário: Resumo Centros Urbanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  1.794 Palavras (8 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 8

Os grandes centros urbanos assistiram, recentemente, a uma variação importante no seu microclima, em função da mudança de ritmo da atividade humana.O aumento populacional , o grande numero de deslocamento de automóveis e outros fatores, deu inicio ao aquecimento nas cidades,determinando o microclima urbano atual.

O homem é o que chamamos um animal homeotérmico, ou seja, sua energia vital é conseguida através defenômenos térmicos em um processo fisiológico chamado metabolismo. O ganho e perda de temperatura ocorrerão em função dos elementos externos de emitirem e absorverem o calor por radiação. As superfícies metálicas reflexivas devem ser olhadas com cuidado, pois se forem projetadas para locais com ação da maresia ou outros poluentes eles podem oxidar. Os principais locais de trocas por radiação nas edificações variam em função do entorno. Ao ar livre se localizam nas superfícies exteriores. As trocas térmicas por condução são responsáveis pelas trocas de calor no interior dos elementos construtivos dos ambientes. Nas trocas por condução, todo o conjunto tem seu peso, e fechamentos com dimensões diferentes e/ou compostas apresentam valores diferenciados de condutância, em função das espessuras empregadas.

Considerando que as construções podem estar submetidas externamente a uma variação significativa de temperatura, em função da exposição à radiação solar ou da variação da temperatura exterior ao longo do dia; é esta decisão arquitetônica que determinará se o fluxo de calor atingirá as faces internas dos fechamentos de um ambiente no momento em que este estará sendo usado ou não.

Outra forma de troca é a convecção que é de extrema importância para o conforo térmico de um edifício,essas trocas ocorrem naturalmente sempre que há uma diferença de temperatura entre um sólido e um gás, ou uma diferença de pressão entre dois pontos gasosos distintos.no interior das construções o mesmo fenômeno acontece:o ar aquecido pela entrada de sol,pelo calor das pessoas e máquinas existentes tende a se estratificar,ou seja,a subir rumo ao forro,ou a um eventual andar de cima,apresentando um perfil estável.outro aspecto importante e a ventilação e a umidifificaçao dentro do edifício,esse conforto higrotérmico pressupõe eventualmente a capacidade do projeto de retificar condiçoes de umidade incompatíveis ao uso do ambiente.

Os instrumentos para suporte do trabalho em Térmica das construções variam em função das etapas construtivas. Cada etapa possui suas próprias especificidades que devem ser respeitadas. o que se procura é otimização da primeira etapa, quando as grandes decisões projetuais significativas para o desempenho térmico são tomadas: implantação, volumetria, envelope construtivo, organização dos ambientes internos. É necessário o conhecimento do potencial de seu entorno climático face às necessidades de seus potenciais usuários para uma correta identificação das trocas mais interessantes na adequação das edificações.

O diagrama bioclimático de Givoni é um excelente instrumento de apoio à escolha das estratégias mais adequadas a serem desenvolvidas no ponto de vista do conforto higrotérmico.

De forma geral, a leitura e o uso do diagrama são bastante simples: sobre um diagrama que reúne valores de temperatura e umidade é traçado um polígono que agrupa valores de temperatura e umidade, que permitem ao corpo humano a manutenção de seu equilíbrio homeotérmico sem esforço.

Assim, ao se marcar no diagrama bioclimático os principais valores de temperatura e umidade de um local, é possível obter um primeiro diagnóstico de seu clima e das melhores estratégias de projeto.

Além do tipo de clima, para todo estudo arquitetônico, é necessário o conhecimento do microclima envolvido,ou seja, o clima do entorno próximo. No estudo do microclima existe um limite além do qual, o assunto torna-se estudo de urbanismo, escapando às possibilidades de intervenção do arquiteto.

Além do diagrama de Givoni, o diagrama solar nos permite estabelecer as melhores relações com a insolação. O valor da radiação solar varia de acordo com a orientação. Ela também varia de acordo com os dias do ano, como resultado da maior ou menor proximidade e inclinação dos raios solares.

Portanto concluímos que o primeiro passo a ser tomado é terminar usuário, seu perfil e quais atividades serão executadas no ambiente, para então, compreender, definir, localizar e desenhar o entorno, Verificar os elementos do ambiente construído (prédios vizinhos e/ou liberdade de legislação) e por fim compreender e discriminar o microclima do projeto. Para assim permitir ao projetista diagnosticar as necessidades internas no período de ocupação as ofertas ou restrições externas

Questões

1. Segundo o texto, o homem modifica o meio através de sua ocupação física, quais fatores o texto apresenta como modificadores climáticos. Cite todos os modificadores presentes no texto.

R: Milhares de deslocamentos diários dos automóveis, a refrigeração e a iluminação intensiva dos edifícios e dos locais públicos, e mesmo a presença dos milhares de seres humanos constituem hoje, fonte de calor e de tipos diversos de poluição que determinam o microclima urbano.

2. Apresente e cite o significado da relação do homem e seu entorno imediato a respeito das principais trocas térmicas.

R: O conforto higrotérmico pode ser obtido através da obtenção de um equilíbrio dinâmico entre as necessidades do corpo e a oferta do seu entorno. Se pensarmos inicialmente nas relações do homem com o meio natural, poderemos destacar algumas possibilidades de obtenção deste equilíbrio através da ocorrência de trocas térmicas. Na realidade, de forma mais completa, podemos afirmar que o bom aproveitamento da atividade humana, no lazer ou no trabalho está relacionado ao perfil de cada indivíduo.

3. Cite 3 exemplos da correta aplicação dos materiais construtivos utilizados na construção civil buscando alcançar a chamada estabilidade térmica.

R: Alguns materiais mais ou menos translúcidos, como o vidro, são capazes de deixar a radiação solar atravessá- los, permitindo que alcance piso e paredes, mas impedem, por sua constituição, o sentido contrário, de volta à calota, da radiação na faixa do infravermelho, gerada pela absorção da radiação solar, retendo o calor no ambiente. É o princípio do tão famoso efeito-estufa. Utilizado nos aquecedores solares para aquecer outro fluido a água é igualmente interessante para aquecer gratuitamente o ar interno. Interessante estratégia para climas frios.

As cores das paredes influenciam na capacidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com