TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância Do Administrador

Dissertações: Importância Do Administrador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  1.377 Palavras (6 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

O administrador está diante de um ambiente marcado pela competitividade, pela velocidade das informações e pela busca de novos modelos de gestão, mais flexíveis e capazes de reagir rapidamente às mudanças. Este artigo é parte de uma pesquisa que teve como objetivo geral analisar um perfil de administrador na Era da Informação e do Conhecimento na opinião de alunos do Curso de Graduação em Administração de uma Universidade Federal localizada no Nordeste Brasileiro e de Executivos de empresas industriais do setor de transformação desse Estado. Foi procedida uma revisão bibliográfica sobre o tema e pôde-se identificar três grupos de atributos para o perfil de administrador: 1) Conhecimentos, 2) Habilidades e 3) Valores e Atitudes. Após a coleta e o tratamento dos dados pode-se traçar um perfil sócio-demográfico dos pesquisados. Os resultados demonstram que tanto os alunos quanto os executivos têm opiniões similares quanto ao ambiente empresarial e o papel do administrador nesse ambiente. O teste de Mann-Whitney foi aplicado para fazer uma análise comparativa entre o grau de importância de cada atributo sob a ótica dos Executivos e dos Alunos, e revelou que algumas variáveis foram significantes ao nível de 5 e 10 %. Diante dos resultados, foi apresentada uma proposta de perfil de Administrador por grupo de atributos e por ordem de importância.

1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O administrador, como um ‘ator’ importante no cenário das organizações, está diante de um ambiente empresarial marcado pela incerteza e pela grande velocidade das mudanças. A globalização desencadeou um processo de transformação das organizações, que tiveram que se adequar para manterem a sua competitividade.

Surge a era da informação e do conhecimento, caracterizada pela velocidade das informações e pela busca incessante por novos nichos de mercado. Empresas e trabalhadores procuram adquirir e disseminar conhecimentos e utilizam as informações como uma ferramenta na busca de novas formas para otimizarem o desempenho organizacional e o próprio desempenho pessoal.

As empresas da Era da Informação e do Conhecimento estão procurando profissionais inovadores, criativos, capazes de criar novas formas de gerir recursos financeiros, humanos, tecnológicos e materiais; com conhecimentos técnicos em várias áreas, apesar de serem especialistas em uma delas; que estejam sempre atualizados em aspectos políticos e econômicos num contexto global, entre outros.

O presente artigo relata uma parte de uma pesquisa que procurou analisar um perfil de Administrador na Era da Informação e do Conhecimento, desenvolvida com Executivos e Alunos Concluintes do Curso de Administração de uma Universidade Federal localizada no Nordeste Brasileiro.

É importante ressaltar que o objetivo da pesquisa não foi criar um protótipo de administrador para servir de base para que as Universidades e Faculdades se adaptem a ele, até porque o objetivo dessas Instituições não é colocar um profissional ‘pronto’ para o mercado, pois existem fatores como a experiência e também porque o processo de formação profissional não termina com a conclusão de um curso superior; muito pelo contrário, é o inicio de um novo ciclo de aprendizado.

O que se pretendeu com a pesquisa foi realizar uma análise comparativa entre a percepção do Aluno e do Executivo das empresas industriais do setor de transformação do Estado sobre o grau de importância dos atributos do perfil do administrador na Era da Informação e do Conhecimento. Além disso, procurou-se identificar como eles caracterizam o ambiente empresarial e o papel do administrador nesse ambiente e realizar algumas análises comparativas entre os pesquisados. Desta forma, cada um dos agentes envolvidos na pesquisa pode contribuir com sua opinião, ajudando a direcionar novos rumos para a pesquisa sobre o tema.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Pode-se definir o perfil como a descrição de uma pessoa em traços mais ou menos rápidos. Do ponto de vista administrativo, Silva et al (1995, p. 20) definem dois tipos de perfil: o perfil ideal e o perfil real.

O perfil ideal “é uma abstração formada a partir das exigências de novas interpretações das abordagens administrativas já existentes e também da necessidade de compreensão dos novos campos do conhecimento humano”. Já o perfil real “engloba o perfil ideal, juntamente com as características pessoais e a influência do meio”.

No ambiente empresarial existe uma grande variedade de atributos envolvendo o administrador. Tudo depende do nível gerencial, da natureza e amplitude do seu trabalho, do tipo de atividade da empresa, entre outros.

Para o presente trabalho, o perfil do administrador na Era da Informação e do Conhecimento é definido como um conjunto de qualidades ou atributos, relacionados com conhecimentos, habilidades, valores e atitudes.

A intenção em caracterizar o perfil do administrador partiu do pressuposto de que as mudanças ocorridas no ambiente empresarial nos últimos anos têm suscitado um novo profissional, responsável pela gestão da organização numa Era em que a velocidade das informações e a grande importância do conhecimento tornam-se fundamentais para a sobrevivência das empresas. Vale lembrar que o fato de estarmos vivendo em uma nova Era não quer dizer que os administradores devem abandonar alguns atributos e mudar completamente a sua forma de agir nas organizações. É evidente que alguns deles devem permanecer e com muito mais importância.

Serão apresentados a seguir atributos pessoais e profissionais que compõem o perfil do administrador, decorrentes da análise de vários autores, reunindo suas abordagens para melhor contextualizar o tema de análise deste trabalho. Os autores pesquisados foram: Oliveira (1991), Bueno apud Teixeira (1995), Stoner & Freeman

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com