TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da cultura

Projeto de pesquisa: Importância da cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.853 Palavras (12 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 12

1- Introdução

O que é feito pelo homem está sujeito a tornar-se hábito, este fornece a direção e a especialização da atividade humana. Esse processo de formação do hábito precede a institucionalização. Esta ocorre sempre que existe uma reviravolta de ações habituais entre tipos de atores uma tipificação e uma instituição.

A instituição, sendo um fato social, é coercitiva, coletiva e exterior ao homem. Então quando se desvia da ordem da instituição, afasta-se da realidade.

O livro fala sobre o conhecimento que guia a conduta da vida cotidiana para esclarecer esse conhecimento onde o método usado é a análise do estudo da consciência. Essa realidade social da vida cotidiana é dividida entre um indivíduo e outro, num sistema de relação corpo a corpo, este é exemplo de interação social.

Essa situação é a única que consegue reproduzir os sintomas e as situações que ocorrem no momento da interação entre os indivíduos. Como o outro é plenamente real, não se deve esconder as interpretações e gestos principalmente no momento da conversa. Para essa interação é preciso de um sistema de sinais, na vida cotidiana o sistema de sinal mais importante é a linguagem, e sua compreensão é essencial para entender a realidade.

A linguagem simbólica é capaz de transcender a realidade, por isso é um de seus componentes essenciais. O universo simbólico é um nível de legitimação, esses processos simbólicos mostram realidades diferentes das que compõe a experiência da vida cotidiana, eles são produtos sociais e tem uma história.

2- Significados da Cultura

• Cultura Material e Não Material

Não material, compreende o domínio das idéias: a ética, os conhecimentos, as técnicas, os valores, as normas, etc. A cultura não material é constituída pelos artefatos e objetos em geral. Um machado tosco, feito com uma lasca de pedra presa por cipós à extremidade de um pedaço de madeira, é, numa sociedade não letrada, uma expressão da sua cultura material; um avião, na nossa sociedade, é um componente da parte material da nossa cultura.

• Etnocentrismo

Em Ciência Social, é a tendência humana universal a perceber e julgar culturas e sociedades estranhas através do crivo dos valores da sua própria cultura. Por exemplo, o homem ocidental que, por não compreender os padrões de comportamento da Índia, acha que essa é uma cultura inferior a sua. Nenhuma cultura pode ser compreendida a partir da “lógica” de outra, pois cada cultura possui sua própria “lógica”. O modo como cada povo organiza suas relações sociais para satisfazer as suas necessidades só pode ser compreendido a partir de si mesmo.

3- Funções da Cultura

Nascendo do trabalho humano para responder aos desafios da natureza, a cultura tem como função evidente satisfazer necessidades humanas.

• Normativa = idéias a respeito do modo convencionalmente correto de satisfazer as necessidades

• Limitar a satisfação das necessidades

• Criar necessidades

• Tanto ode estimular como inibir algumas das necessidades

4- Aculturação

Processo de transformação de culturas em contato com outras.

O modo de vida de muitos povos resulta da fusão de outros modos de vida, isto é, de culturas de outros povos que, por algumas circunstâncias, entraram em contato. O processo de fusão de culturas em contato através da troca de seus padrões e da influencia múltipla é denominado, em Sociologia, de aculturação ou transculturação. O que resulta desse processo é um produto cultural novo, diferente das matrizes culturais que lhe deram origem.

5- Subcultura

Parte de uma cultura – distinta desta pela posse de crenças, valores, normas e padrões de comportamento exclusivos, mas dependentes do todo através da participação de elementos culturais comuns ao todo.

• Símbolos e Normas

De todos os componentes da cultura, símbolos e normas estão entre os mais importantes para a organização social. Entre os símbolos a palavra é o mais importante, eles estão de tal forma presente em todos os momentos da vida social que a comunicação verbal é sempre enriquecida de símbolos de outra ordem.

Gestos, cores, vestuários são alguns dos recursos simbólicos mais frequentemente usados pelo homem. Roupas podem significar contentamento ou tristeza, autoridade ou submissão, o mesmo se pode dizer das cores.

Se na cultura ocidental a cor preta significa dor e tristeza, em algumas culturas do Oriente os mesmos sentimentos são simbolizados pelo branco.

Do mesmo modo que o símbolo, a norma é um componente da cultura onipresente na vida social. Não existe possibilidade de organização social, se não existem normas partilhadas coletivamente.

Vivendo em sociedade, o homem está, por assim dizer, sempre cercado de símbolos e normas. É típico da condição social do homem que o seu comportamento seja regulado por normas, quer se trate do costume, quer se trate da etiqueta ou de códigos legais.

Símbolo, norma e socialização sintetizam, pois, o modo humano de convívio. Só o homem tem seu comportamento e a satisfação de suas necessidades regulamentadas por normas coletivamente partilhadas; só o homem tem o seu comportamento moldado pela aprendizagem (socialização) através da comunicação simbólica

Todo mundo sabe que problemas existem por toda a parte do mundo, mais nem todas as pessoas se importam com isso, a superpopulação, esgotamento e poluição do meio ambiente, e até mesmo a possibilidade de uma guerra nuclear quase sempre são falados em noticiários e jornais, mas logo são esquecidos como se fizessem parte de um assunto futuro e razoavelmente distante.

Drogas, pobreza, doença e violência são problemas atuais, mas não para todos, muitos daqueles que vivem nas democracias desfrutam de um grau razoável de fartura, liberdade e segurança, mas eles têm o seu próprio problema.

Apesar de seus privilégios, muitos estão aborrecidos, inquietos ou deprimidos, não estão desfrutando suas vidas, não gostam daquilo que fazem; não fazem aquilo de que gostam, numa palavra, estão infelizes.

Esse não é o problema mais sério no mundo, mas poderia dizer que é premente. Algo semelhante ao estilo de vida atual é aquilo que a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com