TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da leitura e re-leitura de texto

Artigo: Importância da leitura e re-leitura de texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Artigo  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

A leitura e releitura do texto deixaram muitas sensações e marcas em mim professora-pesquisadora-leitora e aluna. Não sei bem como explicar o que mais me prendeu e acabou por fazer com que não terminasse a leitura deste texto do mesmo jeito que comecei. Mas em quê exatamente reside a novidade? Será na agradável surpresa de ver um texto para educadores escrito com paixão e esperança, sem que o rigor teórico tenha sido abandonado? Ou será na sensação de ter percorrido caminhos que levam da filosofia para a sociologia, passando pela história, ao mesmo tempo em que vemos as histórias narradas em uma linguagem carregada de parceiros da melhor literatura?, como Philippe Áries, Bernard Charlot que buscava na psicologia baseada na teorias de Vygotsk, Wallon e Piaget, Postman, Walter Beijamim, Sarmento, Senett, Paulo Freire e outros. Poderia ser também pelo fascínio que tanto das reflexões, o cotidiano da escola, a vida de criaturinhas tão pequenas, mas ou mesmo tempo tão complexas e importantes para a construção do futuro, quanto a reflexão teórica vão exercendo sobre o leitor ? Ou ainda o deleite em passear por um texto que o tempo todo exige a presença do leitor, seja para assumir o papel de crítico ou de cúmplice da autora?

Foi estranho, talvez um pouco melancólico, perceber a minha ingenuidade quando, ao abandonar a leitura do texto para escrever estas Resenha, constatei que havia tomado um banho de refinamento e de simplicidade, de leveza e rigor teórico-literário e eu nem estava lendo um romance ou uma obra de ficção, mas um texto para e da escola. Me atrevo a dizer que parte dessa sensação se deve ao fato de o texto da Sônia ter conseguido materializar o que ela "tematizou", ou seja, a necessidade de encararmos e discutir a infância, a escola e principalmente os desafios contemporâneos para a educação infantil e o ensino fundamental. O saber ensinar não só na sua dimensão científica, mas também na sua dimensão cultural, poética, artística como estratégia contra a cristalização da nossa linguagem e da nossa prática pedagógica. São palavras dela:

“Sem conhecer as interações, não há como educar crianças e jovens numa perspectiva de humanização necessária para subsidiar políticas e práticas educativas solidárias.”

( Sônia Kramer.p.21)

Os significados da infância são construídos socialmente. Isto significa que esses significados nem sempre foram os mesmos e as modificações ocorreram e ocorr

...

Baixar como  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »