TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da ética na gestão

Relatório de pesquisa: Importância da ética na gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.215 Palavras (5 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 5

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO

RESUMO

Ética é um grupo de valores morais e princípios que orientam a comportamento humano na sociedade. A ética é estruturada por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. A Filosofia estuda a ética como uma ciência voltada aos valores e princípios morais de uma sociedade e suas tribos. Na administração é preciso agir de forma ética o tempo todo, demonstrando compromisso com a empresa e a comunidade.

Palavras-chave: Ética; Sociedade; Administração.

1 INTRODUÇÃO

Ética é um grupo de valores morais que dirigem a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e um bom funcionamento social.

A ética é estruturada por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. A Filosofia estuda a ética como uma ciência voltada aos valores e princípios morais de uma sociedade.

Ser ético é agir direito, sem prejudicar os outros, é estar com a consciência tranqüila.

Na administração quando o profissional age de acordo com a ética, ele atua sempre com respeito ao próximo, gerando uma boa convivência dentro da empresa. E se o profissional não age com ética, dificilmente ele irá conseguir crescer dentro de uma empresa. Agindo com ética o profissional não estará só contribuindo para si, mas para a empresa e para a sociedade (clientes).

2 ÉTICA

A ética foi entendida como parte do pensamento filosófico e ficou conhecida como filosofia moral, pois a ética significa os costumes e a boa conduta da sociedade, e a moral estabelece regras de conduta para o bem-estar da sociedade e normas éticas, as duas são semelhantes, pois se remetem a costumes.

Ao longo da história da humanidade, a ética foi entendida como parte integrante do pensamento filosófico, que por sua vez ficou conhecido como filosofia moral. Os filósofos, cada um em sua época, procuraram estabelecer princípios e pressupostos de compreensão da ética e da moral. Em cada época, o campo de compreensão foi se ampliando e adquirindo novos sentidos; isto fez com que as ações e as condutas das pessoas fossem sendo compreendidas de maneira diferenciada.

2

As expressões de ética e de moral nos remetem à idéia de costumes. Em cada cultura, a articulação foi se adaptando ao meio. A palavra ética surge do grego “ethos”, que significa hábitos, costumes, condutas. [...] (Filosofia / Tomelin, Janes Fidélis; Siegel, Noberto –Associação Educacional Leonardo da Vinci (ASSELVI). – Indaial: Ed. ASSELVI, 2005). Para que os conceitos éticos sejam alcançados é preciso saber o que é certo e o que é errado no ponto de vista das pessoas. Não podemos exigir algo de uma pessoa se não exigimos de nós mesmos. [...] A teoria do dever ético, defendida por Kant, propõe que o conceito ético seja extraído do fato de que cada um deve se comportar de acordo com princípios universais.[...] Kant propôs que os conceitos éticos sejam alcançados através da aplicação de alguns princípios ou regras, a saber: qualquer conduta aceita como padrão ético deve valer para todos os que encontrem na mesma situação, sem exceções; só se deve exigir dos outros o que exigimos de nós mesmos; devemos agir de alguma forma que a causa que nos levou a agir possa ser transformada em lei universal (CHAUÍ, 1997, p.346) (Filosofia / Tomelin, Janes Fidélis; Siegel, Noberto –Associação Educacional Leonardo da Vinci (ASSELVI). – Indaial: Ed. ASSELVI, 2005.). A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade. Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética, por exemplo, em um país é permitido sacrificar animais para pesquisa científica, enquanto em outro país pode não ser ética essa atitude. Existem também países que proíbem o consumo de carne de boi, pois consideram um animal sagrado e seria antiético o seu consumo, porém em outros países não há nada de errado e antiético. A ética serve para que haja um equilíbrio e um bom funcionamento social.

3 ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO

A ética na administração é muito importante para um profissional, pois sua conduta faz toda a diferença dentro de uma empresa, um administrador ético fará com certeza toda a diferença dentro de uma empresa. O trabalhador ético preocupa-se com sua imagem e age com transparência e seriedade dentro de uma empresa, agindo com ética o profissional terá oportunidade de crescer dentro de sua empresa. Quando o profissional age de acordo com a ética, ele atua sempre com respeito ao próximo, gerando um bom convívio dentro da empresa. E se o profissional não age com ética, dificilmente ele irá conseguir credibilidade dentro de uma empresa.

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com