TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância dos investimentos para organizações

Projeto de pesquisa: Importância dos investimentos para organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  6.563 Palavras (27 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 27

ATPS – Análise de Investimentos

Tutor Presencial: Rodrigo Bittner

Tutora a distância: Anália Pereira Barbosa Jubanski

CAMPINAS

2014

Introdução

Investimento é um conceito originário do campo da economia e que tem uma grande importância para as organizações. Em seu sentido econômico significa utilizar recursos disponíveis no tempo presente, para criar mais recursos no futuro. Eles são realizados por pessoas físicas, empresas e pelo governo.

A importância dos investimentos para as organizações:

Os investimentos são importantes para as organizações, porque na verdade a própria sobrevivência das organizações á longo prazo está condicionada ao volume de investimentos realizado por elas. Ele a influencia em dois aspectos:

• Expansão das organizações: para poder gerar mais retorno para o investidor;

• Reposição do capital: para repor o desgaste e a obsolência de suas máquinas e equipamentos;

Os investimentos devem ser considerados em valores monetário, normalmente em reais (R$) para serem comparados.

Etapa 1 passo 1

Tipos de Investimento

Os investimentos podem ser de diversos tipos, mais basicamente se dividem em três partes. São eles: investimentos Públicos, Privados e Mistos.

• Investimentos públicos: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem estar social, não tem por objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais. Alguns exemplos são: hospitais, escolas, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas, dentre outros.

• Investimentos privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores, sendo esses os maiores geradores de empregos. Alguns exemplos são: fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping centers, dentre outros.

• Investimentos mistos: são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas, e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado.

Esse tipo de investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem objetivo de gerar tanto bem estar para a sociedade quanto retorno monetário. Alguns exemplos são: Petrobrás e o Banco do Brasil.

Os investimentos têm uma importância fundamental tanto para a economia, quanto para as organizações.A economia de qualquer país só pode crescer com um fluxo contínuo de investimentos. Pois para a economia crescer, faz-se necessário aumentar a produção das fabricas, empresas, fazendas, das unidades produtivas, o que se mede mais tradicionalmente pelo Produto Interno Bruto (PIB).

Os investimentos também são fundamentais para as organizações. Na verdade, a própria sobrevivência das organizações em longo prazo está condicionada ao volume de investimentos realizado por elas. O investimento influencia a sobrevivência das organizações em pelo menos dois aspectos:

1. Expansão das organizações: as organizações, em especial as privadas, têm por objetivo crescer, expandir seu mercado consumidor, de forma a poder gerar mais retorno para o investidor. A única forma de viabilizar esse crescimento é realizando investimentos.

2. Reposição do capital: as organizações, mesmo que não estejam em expansão, necessitam de um fluxo de investimento, no mínimo suficiente para repor o desgaste e a obsolescência das suas maquinas equipamentos. Se essa reposição não for realizada, a organização utilizando-se de maquinas equipamentos desgastados e ultrapassados, o que acarretará produtos e serviços mais caros e de menor qualidade que o de seus concorrentes, comprometendo, assim, a sua sobrevivência.

Dessa forma, as organizações, pelo menos as com “saúde financeira”, mantêm um fluxo de investimentos a fim de garantir a reposição do seu capital e seus planos de expansão.

Passo 2

Descrição do Investimento Pretendido

Concessionária

Vendas dos seguintes veículos: Vectra, Astra, Gol e Fox.

O tipo de serviço escolhido pelo grupo foi uma Concessionária, pois seu público alvo são as empresas privadas, pessoas físicas, jurídicas, autônomos e todas as classes sociais. A Concessionária foi escolhida após pesquisa realizada nos grandes centros, além da pesquisa na internet, assim sendo ficou explícito que hoje o mercado automobilístico esta em alta, cresce a cada dia. Hoje em dia a busca por veículos confortáveis e custos acessíveis está em alta, por esse motivo a nossa Concessionária optou pelos modelos acima citados. Oferecemos aos nossos clientes as melhores condições de mercado, além de lançarmos promoções para capturarmos novos clientes. Todos nossos carros possuem ar, direção, e trio elétrico. Alguns modelos oferecemos com Airbag, cambio automático e rodas de liga leve. Possuímos também uma vasta opção em cores agradando a todas as faixas etárias. Temos uma equipe treinada e capacitada para atender o público de necessita de um atendimento diferenciado, como por exemplo: as pessoas portadoras de deficiência física. A nossa concessionária esta equipada com Playground, para que os nossos clientes venham até a concessionária com seus filhos, possam ter a comodidade e a tranquilidade durante a negociação ou o teste drive do veículo que estão adquirindo. Possuímos também o espaço café, para nossos clientes.

Etapa 2

Passo 1

Fluxo de Caixa Relevante

Os fluxos de caixa relevante, aqueles que serão projetados e utilizados para analisar os investimentos das organizações, podem ter quaisquer valores, dada a lógica dos negócios e empreendimentos, acabam por apresentar, em geral, um formato padrão. Esse formato é composto por três partes: Investimento inicial ou nos períodos iniciais, retornos de caixa do investimento, valores residuais.

Passo 2

Elaboração do Fluxo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.3 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com