TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imóveis para investimento

Tese: Imóveis para investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Tese  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

CPC 28 – Propriedades para Investimento.

O objetivo deste pronunciamento é estabelecer o tratamento contábil de propriedades para investimento e respectivos requisitos de divulgação. Como base neste CPC deve ser aplicado no reconhecimento, mensuração e divulgação de propriedades para investimento. Sendo aplicada à mensuração nas demonstrações contábeis de arrendatário de propriedade para investimentos mantidas em arrendamento contabilizado como financeiro e à mensuração nas demonstrações contábeis do arrendador de propriedade para investimentos disponibilizadas ao arrendatário em arrendamento operacional.

Onde são usados os seguintes termos para a definição deste principio:

*Valor contábil é o montante pelo qual um ativo é reconhecido balanço patrimonial.

* Custo é o montante de caixa pago ou valor justo de outra contraprestação dada para adquirir um ativo no momento de sua aquisição ou construção.

* Valor justo é o valor onde um ativo pode ser negociado entre partes interessadas.

* Propriedade para investimento é a propriedade mantida para auferir aluguel ou para valorização do capital para ambas.

* Propriedade ocupada pelo proprietário é a propriedade mantida para uso na produção ou financiamento de bens ou serviços ou para finalidade administrativa.

A propriedade para investimento deve ser reconhecida como ativo quando for provável que o beneficio econômico futuros associados a propriedade de investimento fluirão para a entidade, e o custo para a ser mensurado confiavelmente.

As transferências para ou de propriedade devem ser feitas quando houver alterações de uso.

NBCTG (CPC) 38 – Instrumentos Financeiros: Reconhecimento e Mensuração.

O objetivo do CPC é estabelecer princípios a fim de reconhecer e mensurar ativos e passivos e alguns contratos de compra e venda, pode ser aplicada a quase todas as entidades, havendo algumas exceções.

As definições relativas a reconhecimento e mensuração; custo amortizado de ativo financeiro ou de passivo financeiro; métodos de juros efetivos; desconhecimento; valor justo; compra ou venda regular; custo de transação.

No reconhecimento inicial se deve reconhecer o ativo ou o passivo nas suas demonstrações, quando a entidade se tornar parte dos contratos do instrumento.

Mensuração inicial de ativos ou de passivos financeiros: a entidade deve mensurá-lo pelo seu valor justo, sendo reconhecido na data da negociação.

Mensuração posterior de ativos financeiros: é classificada em quatro categorias: a) Ativos financeiros mensurados pelo valor justo; b) Investimento mantidos até o vencimento; c) Empréstimos e contas a receber; d) Ativos financeiros disponíveis para a venda.

Mensuração posterior de passivo financeiro: a entidade deve mensurar todos os passivos pelo custo amortizado usando o método dos juros efetivos.

NBCTG (CPC) 39 – Instrumentos Financeiros: Apresentação

O objetivo deste pronunciamento é estabelecer princípios para a apresentação de instrumentos financeiros como passivo ou patrimônio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com