TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inferencias no Projeto de Pesquisa

Por:   •  19/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS

DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS

RIZIA MARIA GOMES FURTADO

ATIVIDADE 3

ANALISANDO O PROJETO DE PESQUISA SOB A PERSPECTIVA DOS LIVROS CONCEITOS (BARROS, 2016) E O QUE HISTORIA DO CONHECIMENTO (PETER BURCK, 2016)

[pic 2]

BELÉM-PA

2022

TITULO DA PROPOSTA DE PESQUISA

Estudo Exploratório para implantação de um Espaço Maker na Formação Inicial de Professores da Universidade Estadual de Roraima

CONCEITOS SUSTENTADORES NA PESQUISA

A proposta apresenta os conceitos relacionados à Espaço Maker, Cultura Maker, Formação Docente, Competências Docentes, Tecnologia, Aprendizagem Significativa e Criativa, Metodologias Ativas.

Os conceitos são ancorados em Perrenoud (1999), Competências de referências,  Freire, Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa (1996), que destaca a autonomia dos educandos, e Papert (1980) que fala sobre Competências Digitais, Construcionismo e Aprender Fazendo. Os teóricos acima são a base para a discussão e formulação das competências  necessárias à prática educativa e maker de docentes.

O projeto de pesquisa se sustenta nos conceitos acima e busca analisar a possibilidade de implantação de um Projeto Piloto: Espaço Maker, para formação de discentes nos cursos de Licenciatura em Química, Física, Biologia e Pedagogia da Universidade Estadual de Roraima voltado para o desenvolvimento das competências necessárias para a Pratica Docente Maker ainda na Formação Inicial do Professor e por meio de uma Pesquisa participante, elaborar e descrever os aspectos e estruturas necessárias  que possam agregar os conceitos de pratica educativa maker ao currículo da Formação Inicial do professor.  Tendo também o objetivo de mapear os cursos e/ou formações de extensão no Brasil voltados para a Prática Docente Maker.

DESTAQUE DOS CONCEITOS E AS SEIS FUNÇÕES (BARROS, 201a

Assim pretende-se utilizar a Comunicação dos principais conceitos que precisam ser abordados na pesquisa como: Formação Docente associado as competências para a Prática Maker; uma análise do Currículo no Ensino Superior dos cursos de Licenciaturas em Química, Física, Biologia e Pedagogia na sua abordagem especifica para uso das Tecnologias como um conceito necessário no contexto escolar; A existência de Espaços Makers no Brasil; A proposta maker relacionada a Aprendizagem Significativa como uma precursora da Aprendizagem Criativa; e o conceito de Metodologias Ativas presentes na formação inicial do professor.

A pesquisa buscara organizar os conceitos explorando, inicialmente, as ideias do Movimento Maker desde seu surgimento até a chegada nas instituições de ensino, e sequencialmente se fará uma Revisão Teórica na área da Educação, abordando as pesquisas sobre formação docente e Maker. Também será feito um levantamento dos principais cursos de extensão e formação docente no Brasil voltados para pratica maker.

Na estrutura da pesquisa será abordado e generalizado os conceitos sobre as Competências necessárias para a Formação Docente Maker, utilizado a discussão das características e tipologias docentes desenvolvidos por Perrenoud  (1999), Papert (1999), e Freire (1996), que a partir de seus estudos, projetam a formulação  de uma formação docente maker.

Com relação a função comparativa esta será apresentada por meio de uma discussão sobre a estrutura curricular dos cursos de licenciaturas (Química, Física, Biologia e Pedagogia) e as cinco competências necessárias à prática educativa e maker.

A problematização parte da hipótese de que a implantação de um Espaço Maker como uma disciplina curricular na formação inicial do docente pode ser um referencial para o desenvolvimento das competências essenciais a pratica educativa maker, tendo como fundamentos as competências destacadas por Perrenoud (1999) e Freire (1996) e Papert (1980).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (141.1 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com