TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informatização Das Empresas

Artigo: Informatização Das Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2013  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 2

As empresas estão cada vez mais se informatizando, o que antes o homem fazia/produzia com seu próprio suor, hoje em dia as máquinas estão de uma forma bem acelerada tomando o espaço que pertencia ao homem.

Como um bom exemplo, temos as fábricas de automóveis que antes produziam de uma forma bem artesanal seus veículos, pois dependiam de uma forma ímpar da mão de obra humana.

Após a revolução industrial, perceberam que o homem não era o meio mais eficaz para fazer o serviço, pois ele estava suscetível a erros, desta maneira, as máquinas começaram a fazer o seu trabalho, diminuindo erros, aumentando a eficácia e a produtividade, gerando mais lucros e redução de custos para a empresa. Assim, acabou desencadeando o desemprego tanto no Brasil, como no mundo.

Desta forma, o mercado de trabalho passou a ficar mais exigente, pois está ligado diretamente a avanços tecnológicos e científicos, não bastando para o profissional estar qualificado em apenas uma área, o mesmo necessita de um amplo conhecimento de diversas áreas pertinentes ao seu dia a dia. As empresas buscam um profissional que seja multifuncional, as organizações querem pessoas novas, pois este sempre está em busca do desconhecido.

Todo esse processo de globalização da tecnologia vem fazendo com que novas profissões sejam criadas e outras se tornem extintas.

As novas tendências de mercado estão sempre relacionadas ao mundo tecnológico da informação e da comunicação. Estas áreas estão em constante evolução, necessitando assim, de novos talentos, com boas ideias.

Possivelmente em um futuro não muito distante as organizações não terão mais suas sedes físicas, pois serão comandadas via internet, não existindo a hierarquia dentro das empresas, apenas serão ordenados às sequencias das atividades operacionais.

Mais uma das tendências do mercado de trabalho é o generalista, uma espécie de empreendedor que têm a capacidade de opinar sobre várias áreas da empresa. Essa linha de trabalho reitera que as pessoas só fazem bem feito aquilo que gostam de fazer.

O principal desafio para o recém-formado é não ter vivido a experiência e não ter adquirido a bagagem do seu exercício profissional. O indivíduo tem certa insegurança em tomar algumas atitudes, principalmente, em áreas que o tempo é determinante. Outro fator que impede a entrada dele no mercado, e para que ele adquira experiência, são as instituições que não dispõe de vagas de trabalho para estudantes e recém-formados.

Uma solução que pode ser feita, é o investimento pessoal, procurando incrementar seu próprio currículo com cursos extracurriculares, mesmo que inexperiente será mais bem visto que outros candidatos. A habilidade para tratar com informações e pessoas é cada vez mais relevante à sobrevivência no mercado.

Só podemos vencer se estivermos bem preparados e portando a maior e melhor quantidade de conhecimento disponível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com