TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informação da Empresa

Tese: Informação da Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Tese  •  1.883 Palavras (8 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 8

INFORMAÇÃO SOBRE A EMPRESA

BREVE HISTÓRICO

O cartório teve seu primeiro ato registrado em primeiro de fevereiro de 1891, e foi o 1º Tabelião o Sr. Bemvenute Telles de Menezes Filho, desde então foi passado de geração em geração, até o ano de 1988 que foi lançado um provimento pelo Conselho Nacional de Justiça determinando que os oficiais de registro fossem escolhidos através de concurso públicos e formados em Direito, e hoje tem como Tabelião o Dr. Fagner França da Silva.

MISSÃO DA EMPRESA

Atuar como agente garantidor de autenticidade, eficácia, segurança jurídica e publicidade dos direitos reais e demais atribuições legais, contribuindo, assim, para o desenvolvimento do Município, Estado e Nação.

VISÃO DA EMPRESA

A visão de Publicizar o acervo histórico registral do Município e Comarca de Amontada-CE, com vistas à segurança dos negócios jurídicos e o atendimento aos usuários, de maneira satisfatória e eficiente, seguindo políticas e padrões de qualidade, consoante os princípios gerais da Administração Pública e dos Registros Públicos.

ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA

A forma de escolha do administrador do cartório também é diferenciada de outras empresas, pois ocorre através de concurso desde 1988. Antes disso, os donos de cartórios eram passados de gerações para gerações dentro da mesma família. Atualmente o cartório é administrado pelo Dr. Fagner França da Silva.

FUNCIONAMENTO DA EMPRESA

O cartório é composto por seis funcionários sendo o Tabelião/Oficial de Registros o responsável pela administração do cartório, por auxiliar as funcionárias a respeito da legislação competente e pelos recursos humanos da empresa. Já a Tabeliã Substituta fica incumbida de substituir as funções do Tabelião no caso deste se ausentar do estabelecimento. As escreventes realizam o serviço mais operacional do cartório entre estes: protestos, registros e escrituras diversas, além do financeiro da empresa. Já as auxiliares de cartório desemprenham os serviços mais simples como procurações, reconhecimento de firma e autenticação de cópias.

REGIME DIFERENCIADO DE CONCORRÊNCIA

Conforme legislação vigente, apenas essa empresa pode desempenhar esses tipos de atividades no município, o que a diferencia no mercado de trabalho deixando assim a empresa em situação confortável já que não possui concorrência dentro do munícipio.

ÁREA DE ATUAÇÃO

A empresa apresenta como a área de atuação a pratica os seguintes atos: registro civil das pessoas naturais (nascimento, casamento, óbito), notas (autenticações, reconhecimento de firma, abertura de firma, procurações, escrituras imobiliárias, divorcio), protesto de títulos, registro civil das pessoas jurídicas (registro de ata, estatuto, contrato sociais), registro de títulos e documentos (transferência de veículos, registro de contratos de financiamento) registro imobiliário.

OBRIGAÇÕES SOCIAIS

Cartório possui obrigações sociais, como por exemplo, repassar aos órgãos públicos informações sobre os atos praticados no cartório.

DEMANDA E PROJEÇÃO DE RECEITA

O cartório possui uma media de 30 atendimentos dos mais diversos serviços por dia. O tempo de atendimento varia desde uma simples autenticação de copias de cinco minutos até um registro imobiliário que demora até uma hora meia. Por mês a empresa tem uma renda bruta de 22 mil reais.

AMBIENTE INTERNO

Possui como pontos fortes: ambiente climatizado para atendimento ao público, atendimento humanizado por parte dos funcionários, serviços realizados em tempo hábil.

Já como pontos fracos apresenta preço elevado em comparação com outros cartórios da região. Muito devido à tributação cobrada pelo Município que implica no aumento dos preços dos serviços.

AMBIENTE EXTERNO

O Cartório apresenta como oportunidades o crescimento do munícipio de Amontada além da falta de concorrência já que na região é a única empresa que oferece os serviços de um Cartório de Oficio e Notas.

Apresenta como ameaças a sobrecarga dos funcionários. Devido aos inúmeros serviços ofertados pelo Cartório e também pelo crescimento do município será preciso à contratação de novos funcionários e também o aumento do espaço físico da empresa para poder continuar ofertando serviços de qualidade à sociedade.

ORGANOGRAMA DA EMPRESA

A empresa possui o seguinte organograma de administração :

PLANO DE AÇÃO

Devido a uma demanda inesperada de registros, pelo fato do IDACE (órgão público) realizar registro de terras onde moradores se apossaram no interior do município, a mão de obra disponível (que já funcionava em seu limite) não teve condições de suportar a demanda extra.

Com este fato, foi possível verificar o problema que o cartório já possuía a respeito da falta de funcionários, esses já funcionavam em seus limites para cumprimento das metas. Nesse caso, o Tabelião obrigou-se a contratar um novo funcionário. Com essa medida, o responsável pela empresa pode promover as auxiliares de cartório a escreventes, já que estes já possuíam uma experiência suficiente para aprender em tempo hábil os novos serviços necessários. Enquanto o novo funcionário, apesar de não ter experiência nenhuma, pode aprender rapidamente às tarefas de auxiliar de cartório que são de mais fáceis aprendizagens e serem mais práticos.

Com a passagem dessa demanda inesperada, o cartório contará com mão de obra preparada para outras demandas que venham a aparecer devido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com