TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Infraestutura Nas Escolas

Ensaios: Infraestutura Nas Escolas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.280 Palavras (6 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

ISABEL CRISTINA MARTINS ANDRADE

NAS ESCOLAS BRASILEIRAS, COMO SE ENCONTRA A SUA INFRAESTRUTURA

Tucano

2013

ISABEL CRISTINA MARTINS ANDRADE

NAS ESCOLAS BRASILEIRAS, COMO SE ENCONTRA A SUA INFRAESTRUTURA

Trabalho apresentado ao Curso (Pedagogia) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Fundamentos do Processo Educativo no contexto Histórico-Filosófico,Comunicação e Linguagem,Seminário Interdisciplinar I].

Prof. Bernadete Strang, Marcia Bastos de Almeida, Juliana Fogaça Sanches Simm e Fabio Luiz da Silva.

Tucano

2013

INTRODUÇÃO

Em consonância a pesquisa realizada podemos obter relatos pelos quais favorecem uma melhor compreensão a respeito de como anda a situação educacional no nosso país, ambrangendo a parte fisica, cultura, social e também profissional.

Em abordagem através da pesquisa relatada as diferenças existentes em cada região do país analisando suas diferenças e suas peculiaridades, dando restaldo no que diz respeito a questão de haver uma grande necessidade de adquirir recursos que viabilizem uma crescente no termo educação e aprendizado. Tranzendo no entanto os problemas as dificuldades e portanto os impactos enfrentados pelos professores e discentes no âmbito educacional, a falta de recursos educativos e a estrutura fisica adequada, para a elaboração de uma prática ideal na proposta pedagógica.

Para a elaboração deste trabalho foram necessário pesquisas via internet, artigos e livros que favoreceram para um amplo e enriquecedor estudo e propondo a este um esclarecimento a respeito do tema em questão.

A INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS BRASILEIRAS

Através da pesquisa realizada nota-se a grande dificuldade permamente onde as escolas brasileiras apresentam em questão de manter e exercultar uma instituição a nível avançado. Diante da pesquisa introduzida inclui quatro categorias elaboradas são elas:

 Infraestrutura elementar: Neste nível escolas que possuem somente aspectos de infraestrutura elementares para o funcionamento de uma escola, tais como água, sanitário, energia, esgoto e cozinha.

 Infraestrutura básica: Além dos itens presentes no nível anterior, neste nível as escolas já possuem uma infraestrutura básica, típica de unidades escolares. Em geral, elas possuem: sala de diretoria e equipamentos como TV, DVD, computadores e impressora.

 Infraestrutura adequada: Além dos itens presentes nos níveis anteriores, as escolas deste nível, em geral, possuem uma infraestrutura mais completa, o que permite um ambiente mais propício para o ensino e aprendizagem. Essas escolas possuem, por exemplo, espaços como sala de professores, biblioteca, laboratório de informática e sanitário para educação infantil. Há também espaços que permitem o convívio social e o desenvolvimento motor, tais como quadra esportiva e parque infantil. Além disso, são escolas que possuem equipamentos complementares como copiadora e acesso a internet.

 Infraestrutura avançada: As escolas neste nível, além dos itens presentes nos níveis anteriores, possuem uma infraestrutura escolar mais robusta e mais próxima do ideal, com a presença de laboratório de ciências e dependências adequadas para atender estudantes com necessidades especiais.

2. Impactos esta realidade observada tem no cotidiano do professor:

Devido as circunstancias geradas pela falta de uma infraestrutura ideal para as escolas brasileiras, ocorre uma série de dificuldades no termo ensino e aprendizado, pois não viabilizam sequer uma disponibilidade em favor de uma metodologia fundamental para a formação dos discentes, é necessário dá ênfase no que se refere e tange os níveis educacionais favoráveis para o desenvolvimento pedagógico. Com base nesses pressupostos percebemos o quanto gera um impacto negativo na prática pedagógica, nas escolas brasileiras; isso, portanto limita aos profissionais de ensino a concretização de um melhor e eficaz aprendizado.

Podemos relatar as dificuldades enfrentadas no cotidiano dos professores, entre as quais se deve destacar, falta de sala de recursos, quadra esportiva, computadores com acesso a internet, parque infantil, TV, DVD, retroprojetor, biblioteca, laboratório... Enfim sem esses recursos dificulta a metodologia de ensino, ou seja, torna-se uma aula monótona e dessa forma contribui de fato negativo na formação dos discentes, pois os mesmos não se estimulam para o seu aprendizado e consequentemente quem sofre é a sociedade, isto é, o termo educação no Brasil se encontra em baixo nível. Entretanto é necessário nos hater que os gestores do nosso pais devem portanto investirem mais recursos na área educacional.

3. Reais possibilidades de inclusão social nas escolas diante das informações coletadas:

Persistem inúmeros e graves problemas na educação brasileira, dentre os quais o fracasso escolar apresenta como de difícil solução. Se, agora crianças, adolescentes e jovens estão na escola, as preocupações voltam-se ao o que e como se faz na escola. Como e com que qualidade se oferecem ambientes propícios para que a aprendizagem seja possível, seja desejada e seja, efetivamente, alcançável.

Uma meta que requer muita inovação e esforço para atualização e reestruturação das condições atuais de grande parte das escolas de educação básica e, mais especificamente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com