TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instrumentação Do Trabalho Pedagógico Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental: Culturas Patrimoniais Regionais.

Por:   •  6/5/2013  •  1.230 Palavras (5 Páginas)  •  963 Visualizações

Página 1 de 5

1. Introdução

O município de Novo Horizonte do Oeste situa-se no Interior de Rondônia, é um lugar onde as pessoas vivem da produção cafeeira e do artesanato, na cidade não existem patrimônios culturais e a cultura que predomina advêm de outras localidades.

Uma vez por ano, mais precisamente em setembro, existe uma Feira composta por agricultores, associação comercial da localidade, durante muitos anos ela foi realizada na rua, eram dois dias de festividades, mas devido a seu crescimento atualmente esta se transformou em uma exposição, tendo um local próprio, um parte que exposição denominada Expo norte, é uma grandiosa festa que acontece em três dias, reunido pessoas da localidade e também das cidades vizinhas.

Nesta grandiosa feira acontece exposição de artesanatos locais, materiais confeccionados pelas associações de produtores, desfiles para a escolha da garota Exponorte, este evento é o mais tradicional da região.

O trabalho objetiva a partir de um modo interdisciplinar relatar atividades que exaltem a cultura e o patrimônio regional, tendo como base as disciplinas estudadas neste semestre. Em um primeiro momento teremos a produção textual sobre Culturas patrimoniais Regionais, e em seguida o desenvolvimento de atividades que contemplem as seguintes disciplinas: Artes, Educação Física, Língua Portuguesa e Didática.

É importante destacar que destacaremos as estratégias utilizadas para o desenvolvimento das aulas. Assim, veremos de um modo claro e objetivo como a cultura patrimonial se constitui em nossa região.

2. As Culturas Patrimoniais Regionais e sua importância para o desenvolvimento dos alunos

A escola enquanto instituição de ensino deve propiciar aos alunos momentos que os conhecimentos sejam vivenciados, nessa perspectiva, é fundamental valorizar os conhecimentos prévios de cada aluno, assim, teremos a possibilidade de valorizar a cultura e o patrimônio local.

Assim, trabalhar o patrimônio cultural regional com os educandos fortalece as relações e faz com que eles vivenciem as heranças culturais, pois uma sociedade sem cultura morre aos poucos. È importante destacar que o Estado de Rondônia em sua formação sofreu influencias de outros estados, pois houve migração de outros estados, assim, aos poucos se formou a identidade cultural do estado.

A temática das Culturas Regionais Brasileiras diz respeito ao reconhecimento e a valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, oferecendo aos estudantes a possibilidade de reconhecer o Brasil.

(POUGY, 2011. P 17.)

Nessa perspectiva, ao tratarmos da cultura patrimonial temos a seguinte definição:

Trata-se de um processo permanente e sistemático de trabalho educacional centrado no Patrimônio Cultural como fonte primária de conhecimento individual e coletivo. A partir da experiência e do contato direto com as evidências e manifestações da cultura, em todos os seus múltiplos aspectos, sentidos e significados, o trabalho de Educação Patrimonial busca levar as crianças e adultos a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural, capacitando-os para um melhor usufruto desses bens, e propiciando a geração e a produção de novos conhecimentos, num processo contínuo de criação cultural (HORTA; GRUMBERG; MONTEIRO, 1999, p. 06).

Assim, a educação patrimonial atua como forma mediadora possibilitando as crianças interpretar e conhecer os bens e a cultura de cada região além de propiciar ricas vivencias para as crianças, de modo que elas possam crescer valorizando todos os detalhes, além de adquirir aprendizado significativo.

3. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES

 Arte

Título: ARTESANATO COM REVISTAS E JORNAIS

OBJETIVOS

 Desenvolver habilidades artísticas

 Desenvolver a coordenação motora

 Propiciar o aprendizado de um ofício

 Desenvolver habilidades artesanais

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE

Uma vez que o artesanato que predomina na localidade se configura em confeccionar cestas tendo como matéria prima

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com