TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instrumentos de Trabalho

Por:   •  26/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.489 Palavras (6 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 6

VENERÁVEL MESTRE, IRMÃO PRIMEIRO VIGILANTE, IRMÃO SEGUNDO VIGILANTE E DEMAIS QUERIDOS IRMÃOS.

Oriente de Curitiba,07 de Outubro de 2015.

AUGUSTA E RESPEITAVEL LOJA SIMBÓLICA BARÃO DO SERRO AZUL 136                     Á GLORIA DO GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO.

Dando continuidade ao processo de aprendizado ao grau de Aprendiz Maçom com as graças e iluminação do Grande Arquiteto do Universo, apresento o trabalho da Primeira instrução do Grau de Aprendiz  Maçom do Rito Escocês Antigo e Aceito, recebida nesta Loja

Origem:

 A Maçonaria teve origem nas antigas fraternidades iniciáticas do Egito, das quais recebeu a tradição que é guardada através de símbolos só transmitida aos iniciados. 

Primeiro Grau:

É o alicerce da filosofia maçônica de aperfeiçoamento humano, compete ao APR\. MAÇ.\ o trabalho de desbastar a P\.B\, isto é desvencilhar-se dos defeitos e paixões profanos para poder concorrer à construção moral da Humanidade que é a verdadeira obra da Maçonaria.   

Painel da Loja:  

É o caminho a ser trilhado pelo trabalho, observação e domínio pessoal para progredir na grande obra que é desbastar as asperezas do nosso ser que é denominado P\B \e transformá-la em P\POL\, pela fé e esforço. Neste momento o maço e o cinzel podem ser trocados por novos utensílios, subindo o iniciado a escada da hierarquia maçônica.   

Quantidade de instruções no Primeiro Grau:

São cinco, simbolizando no passado os cinco anos que o APR\passava encerrado no Templo. Como parte dos sete anos exigidos na época para o compromisso deste grau.   

Loja:

A palavra Loja é de origem Indu significa mundo. Na terminologia maçônica loja é chamada de “Templo de Salomão”e de acordo com a tradição possui uma formação alongada quadrilátera na proporção 3:1 em plano e subdividida internamente em compartimentos. Sua entrada é única e no setor ocidental e possui um lugar sagrado na extremidade oriental. Por ser simbolizada como “mundo”o templo possui sua abóboda de cor azul ,representa o céu onde estão devidamente distribuídas várias estrelas e planetas com função simbólica muito importante. Além das estrelas e planetas temos nuvens que no Ocidente são carregadas e a medida que se aproximam do Oriente vão clareando visto que no Oriente não existem nuvens somente luz. Estes simbolismos representam os conhecimentos que devemos adquirir no transcurso do longo caminho que devem percorrer os iniciados da respeitável ordem, e só chegarão no Oriente aqueles que conseguirem completar o ciclo de toda aprendizagem.

Sustentação 

A loja é sustentada por três colunas, denominadas: Sabedoria, Força e Beleza.

1) Sabedoria: Coluna Jônica-representa Salomão, deve nos orientar no caminho da vida.

2) Força: Coluna Dórica – representa Hiram (rei de Tiro), deve nos animar e sustentar em todas as dificuldades.

3) Beleza: Coluna Coríntia –representa Hiram-Abif, deve adornar todas as ações, caráter e espírito,

                                

No plano da loja as três colunas são o VEN\,1.Vig \e 2.Vig\e no ser humano também pode representar o corpo, alma e espírito.

                                

Todo este simbolismo: Sabedoria, Força e Beleza também pode ser trocado por Fé, Esperança e Caridade, que são virtudes morais que deverão ser sustentáculo de todo maçom. 

Sendo:

                                Fé no G\A\D\U\

                                Esperança no aperfeiçoamento moral

                                Caridade, para com seus semelhantes. 

  

Interior da Loja:

É constituída de: 1) Ornamentos, 2) Paramentos e 3) Jóias.

                                        

1) Ornamentos: 

São o a) Pavimento Mosaico, b) Estrela Flamejante, c) Orla Dentada. 

 

a) O Pavimento Mosaico: 

Representa com seus mosaicos a diversidade da Natureza e antagonismos existindo na mais perfeita harmonia. Mostrando que na maçonaria não existe diferença entre raças, religiões, costumes. 

  

b) A Estrela Flamejante: 

Simboliza o Sol, o Criador e dá exemplo ao maçom da maior e melhor virtude que é a caridade. 

  

c) Orla Dentada:

 Simboliza o amor, a união dos maçons. 

                                            

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (93.2 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com