TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho acadêmico instrumentos e processos de trabalho do assistente social - CRAS

Por:   •  8/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.642 Palavras (11 Páginas)  •  896 Visualizações

Página 1 de 11

INSTRUMENTOS E PROCESSOS DE TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL

CRAS

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Seminário Interdisciplinar IV

14/04/2016

RESUMO

 O serviço social é uma profissão que buscou legitimação ao longo do tempo, para deixar o seu caráter assistencial e caritativo e se formar como profissão. Constituiu-se como profissão de caráter sociopolítico, o Serviço social busca pôr em prática sua atuação crítica e operativa norteando-se pela constituição de 1988, passando a ter sua atuação profissional pautada na sociedade, tendo como objeto de trabalho a questão social. A utilização dos instrumentais no cotidiano da prática profissional é um fator preponderante para o assistente social. Como todos os profissionais têm seus instrumentos de trabalho, e sendo o assistente social um trabalhador inserido na divisão social e técnica do trabalho, necessita de bases teóricas, metodológicas, técnicas e ético-políticas necessárias para o seu exercício profissional. Esse trabalho pretende mostrar quais são os instrumentos e processos de trabalho utilizados pelo Assistente Social no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), qual a importância destes instrumentos dentro da instituição, e como se dá a resolução destes em relação aos serviços ofertados e as demandas atendidas, relatando como se dá todo o desenvolvimento destes instrumentos dentro da instituição e como são utilizados na atuação do profissional de Serviço Social.

Palavras-chave: CRAS, Serviço Social, instrumentos, Sociedade.

INTRODUÇÃO

 O serviço social teve sua trajetoria histórica marcada pela ligação com a igreja catolica, e suas obras caritativas, que atendiam as classes menos favorecidas. Ao longo do tempo as sociedades sofreram diversas modificações, passando pelo processo de urbanização e industrialização.

Somente a partir de 1960, ocorrem varias transformações no mundo capitalista o serviço social passou a ser indispensável, sendo institucionalizada como profissão legitimada, para que junto ao estado encontrasse meios de conter as revoltas advindas das desigualdades causadas pelo capitalismo, onde o estado atuava como regulador dos conflitos sócias atuando apenas em situações de emergência.

Surge então o movimento de reconceituação do Serviço Social, que passa a buscar seu espaço na condição de profissional que planeja e não só executa ações, trazendo assim uma característica crítica e interventiva para a profissão. (SOUZA, 2006).

O Movimento de Reconceituação é considerado um marco para a história da profissão na América Latina, por ter aberto espaço para a reflexão, o debate e a crítica, e por ter sinalizado a transição do estado de apatia política da categoria para a busca de conhecimento da realidade em suas múltiplas determinações, sendo considerado como um movimento de contestação e negação aos caminhos seguidos até então pela profissão.

O Movimento de Reconceituação, tal como se expressou em sua tônica dominante na América Latina, representou um marco decisivo no desencadeamento do processo de revisão crítica do Serviço Social no continente. (IAMAMOTO, 2003).

O serviço social tem como objeto de trabalho a questão social, advindas e resultantes do capitalismo, tais como a pobreza, a falta de alimentação, a falta de saneamento básico, a violência, e entre outras. A assistente social busca de forma teórica e prática amenizarem os efeitos dessa relação de subordinação utilizando-se dos instrumentos de trabalho cabíveis a profissão, instrumentos esses que veremos neste trabalho.

Então, é a partir do movimento de Reconceituação que emergem novas concepções de instrumentalidade, respaldadas no pensamento marxista, atribuindo à categoria da instrumentalidade uma perspectiva mais crítica e teoricamente fundamentada.

No que se refere aos instrumentos de trabalho do assistente social, o profissional pode atua em várias áreas, elaborando projetos para melhoria das condições de moradia e sobrevivência da sociedade. De acordo a politica de assistência social, tem-se que os serviços, programas, projetos e benefícios são oferecidos e desenvolvidos nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, que faz parte da Proteção Social Básica.

O instrumental teórico passa a ser pensado ao nível da ação concreta, e do processo de formação, superando a perspectiva formal e puramente técnica, do instrumento como elemento de controle (Nogueira, 2002).

Este trabalho foi elaborado a partir de pesquisa de cunho documental e real, realizando uma visita ao Centro de Referência de Assistência Social CRAS de Amélia Rodrigues, onde foi realizada uma breve entrevista com o Assistente Social Responsável. Foram realizadas pesquisas, e leituras, além da entrevista, onde buscamos nos aprofundar, trazendo seu conteúdo o mais claro para o entendimento do assunto.

Tem como objetivos mostrar quais são os instrumentos e processos de trabalho utilizados pelo Assistente Social no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), qual a importância destes instrumentos dentro da instituição, e como se dá a resolução destes em relação aos serviços ofertados e as demandas atendidas, relatando como se dá todo o desenvolvimento destes instrumentos dentro da instituição e como são utilizados na atuação do profissional de Serviço Social.

1 - INSTRUMENTOS E PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL

A instrumentalidade, alem de fazer referência a instrumentalização condiz com a propiedade que a profissão apresenta no ambito das relações socias, seja em seu processo objetivo ou subjetivo.Neste sentido como propiedade sócio-histórica, possibilita atender as demandas e o alcançe dos objetivos propostos numa condição de reconhecimento social (GUERRA, 2007).

Os instrumentos técnico-operativos, da forma com que se concebe, incidem em um conjunto de procedimentos técnicos necessários a realização das ações profissionais, o que possibilita identificar as diferentes expressões do objeto de intervenção. Em outras palavras eles sãoempregados para dar ação a uma determinada intervenção, buscando produzir mudanças no cotidiano da vida social dos usuarios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (233.9 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com