TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Integração

Projeto de pesquisa: Integração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.368 Palavras (6 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 6

Tema projeto

Integrar: articulando interesses promovendo integração e vivências em diferentes espaços.

Delimitação de tema

Passeios dirigidos como objeto da formação e enriquecimento do conhecimento e interação entre os adolescentes e entre estes e a equipe, visando o fortalecimento de seus vínculos e a construção do seu futuro.

Período

Mês de julho de 2013.

Público alvo

Coletivos: Projovem e Fortalecimento de Vínculos.

Problema

De acordo com a politica nacional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome direcionada para os jovens adolescentes, a realidade de exclusão social em que estão inseridos jovens, públicos de referência do projovem adolescente, gera desafios que só podem ser enfrentados através de uma concepção de ação socioeducativa.

A falta de estrutura familiar, junto aos problemas financeiros – que, por sua vez, geram má moradia, péssima alimentação e vestimentas inadequadas – reflete em comportamentos típicos de demonstração de carência, tristeza e autoestima baixa.

E é através de atividades prazerosas, que se objetiva romper com esses tipos de comportamentos, que poderão vir a comprometer os adolescentes ou jovens em suas escolhas perante a vida.

Hipóteses

Assim se faz impreterível no trabalho pedagógico realizado pela Prefeitura de Pinhais na Secretaria de Assistência Social com os coletivos, Fortalecimento de Vínculos e Projovem, um planejamento articulado para que haja a construção de uma geração de adolescentes e jovens alicerçados por valores morais e éticos, viabilizando um olhar persuasivo mais amplo em relação a mundo, disseminando força de vontade para busca de uma vida melhor.

Justificativa

Percebe-se que os adolescentes e jovens que participam dos coletivos apresentam interesse em eventos culturais, de modo que se fazem primordiais que sejam viabilizados passeios que agucem o interesse pela arte e pelo meio ambiente, além de cooperar para interação do grupo, fortalecendo seus vínculos.

Essas atividades irão auxiliar na permanência e assiduidade dos adolescentes e jovens matriculados nos coletivos, pois, devido à evasão que ocorre no mês de julho, diversos adolescentes acabam não participando das atividades, devido à suas férias escolares.

Esta geração por si, já é extremamente informada, e este tipo de programação fará um aprimoramento de seus conhecimentos aumentando a curiosidade em saber mais sobre os assuntos abordados. Como defende Freire (2001, p. 96), a realidade não se encontra dicotomizada dos homens, “como se fosse um mundo à parte, misterioso e estranho, que os esmagasse”. Vale lembrar que, segundo o autor, o existir humano dá-se na práxis, na pronúncia do mundo e em sua modificação. Esse mundo problematizado se volta aos sujeitos exigindo deles nova ação-reflexão.

Desta forma, o prazer em realizar um passeio dirigido e conhecer novos espaços irá acrescentar em nossa prática pedagógica, nos aproximando de uma contextualização do trabalho realizado, quando estimulamos aos integrantes dos coletivos a serem protagonistas de sua própria história, enfatizando que a vida tem muito a oferecer, basta ter esperança, perseverança, responsabilidade, respeito e amor.

Objetivo Geral:

Propiciar aos integrantes dos coletivos projovem e fortalecimento de vínculos a vivencia da arte e respeito pelo meio ambiente.

Objetivos específicos

Desenvolver nos adolescentes e jovens o desejo pela arte e o cuidado pelo meio que eles vivem.

Realizar atividades complementares que mostrem possibilidades de vida melhor.

Sociabilizar através de momentos coletivos agradáveis.

Metodologia

Todos os passeios dirigidos serão articulados, elaborados e planejados pelas Pedagogas em Assistência Social.

A cada passeio dirigido os adolescentes e jovens realizarão atividades pedagógicas de ensino aprendizagem voltadas a cada uma das visitas realizadas.

As atividades serão todas voltadas para desenvolvimento de um pensamento critico social que serão transformadas em portfólios.

Recursos

Transporte

Revisão Literária

A própria lei defende que os adolescentes e jovens tenham direitos e deveres ao lazer.

Direitos

Possuem o direito de brincar, praticar esportes, de se divertir. Direito nato de crianças e adolescentes (mesmo aqueles privados de liberdade), garantido pelo ECA em seus artigos 4, 59, 71 e 124, inciso XII. Família, comunidade, sociedade e Governo são obrigados a garantir o lazer da criança e do adolescente, assim como garantir os direitos à cultura e às práticas esportivas. Descanso, para recuperar a energia gasta com o desenvolvimento de alguma atividade.

Deveres

É importante lembrar também que as pessoas precisam de tempo para se dedicar às atividades de lazer. A participação nestas atividades contribui tanto para o desenvolvimento pessoal como para uma boa saúde física e mental. Faz parte da nossa tarefa não mentir sobre a nossa idade para poder frequentar ou conhecer lugares impróprios para os menores de 18 anos. O lazer é essencial para o nosso desenvolvimento, mas precisamos informar aonde vamos e ter o consentimento dos pais.

No trabalho realizado com fortalecimento de vínculos que atende adolescentes de 07 anos a 14 anos, são trabalhados temas como valor familiar, limites, regras impostas pela sociedade, responsabilidades instigando os adolescentes ao mundo profissional a uma vida melhor a custa de busca, conquistas a partir de escolhas certas.

No projovem, os jovens atendidos são na faixa etária de 14 anos a 17 anos com intuito de leva-los a obterem novos conhecimentos, adquirirem novas habilidades.

Ao organizar todas as atividades com adolescentes é importante levar em consideração seus anseios, seus medos, seus sonhos. Neste processo de aprendizagem de leitura do mundo em seus adversos aspectos é relevante ressaltar que o contato concreto com o mundo e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com