TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inteligência Libidinal no Cinema: AI Inteligência Artificial de Spieberg

Por:   •  14/10/2018  •  Resenha  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 4

Inteligência Libidinal no Cinema: AI Inteligência Artificial de Spieberg

        

        Inteligência – faculdade de conhecer, compreender e aprender. Mas o acumulo de conhecimento significa inteligência?

        A inteligência vem do termo inter-ligare: somar pontos, ideias, conceitos, relacionar. Algo que se liga por inter-meio, intermédios, intercomunicação. Com isso podemos concluir que estamos interligados somos inteligentes.

Para (Piaget 1958 - “a inteligência só existe na ação”). Podemos deduzir que quando agimos de uma determinada forma que possamos nos adaptar em um meio ao longo da vida aprimoramos nossa inteligência. O conceito mais importante da inteligência para Vygotsky diz “que a zona de desenvolvimento proximal que se relaciona com a diferença entre fazer sozinha da zona de desenvolvimento real aquela a qual é capaz de aprender com a ajuda de uma pessoa mais experiente”. As duas filosofias têm uma ligação que nos diz que algumas aprendizagens são solitárias, aprender fazer sozinho ou com ajuda de outra pessoa, também temos zona de desenvolvimento em potencial que a aprendizagem se dá em meio as pessoas ou objetos no mundo real.

Mais um autor citado Chomsky que diz que a linguagem vem do instinto, e que a inteligência vem do instinto não haverá necessidade de agradar ou punir para que a aprendizagem aconteça.

Inteligência emocional

Daniel Goleman 1985 – ensina que o controle das emoções é essencial para o desenvolvimento do indivíduo. Ele define a inteligência emocional como a “capacidade de identificar nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e de nossos relacionamentos. A inteligência emocional pode ser subdividida em cinco habilidades específicas:

               - Autoconhecimento emocional.

               - Controle emocional.

               - Auto motivação.

               - Empatia.

               - Desenvolver relacionamentos interpessoais (habilidades sociais).

A inteligência emocional, para grande parte dos estudiosos do comportamento humano, pode ser considerada mais importante do que a inteligência mental (o conhecido QI), para alcançar a satisfação em termos gerais.

Inteligência Artificial

        Primeiramente revisando a dualidade temos algo natural, algo artificial segundo Chomsky a inteligência é natural. Se partimos do princípio de que a inteligência é construída pelo instinto sim, ela faz parte daquilo que o corpo biológico trabalha como sendo natural. Se ela é criada ela é do lado de fora numa construção externa do corpo biológico.

Há muitos filmes que retratam a inteligência artificial exemplo o que foi usado para discussão nessa palestra conta a história de um robô em forma de criança chamado de David que foi criado para amar seus pais eternamente, porém durante a passagem desse filme acontece um acidente que fazem acreditar que ele é uma ameaça para a humanidade assim como outros robôs, ele é abandonado pela sua mãe adotiva em meio a uma floresta, ele acredita que se ele se tornasse um garoto de verdade a mãe  passaria a amá-lo, então ele vai em busca de realizar este sonho procurando a Fada Azul nessa sua aventura acompanhado de seu urso Teddy que também foi criado para raciocinar como os seres humanos, David conhece outros de sua espécie e que caçam e destrói os robôs por acharem que são perigosos demais e que podem superar a inteligência humana, na tentativa de se tornar um menino de verdade e voltar para casa para encontrar sua mãe. Porém ele descobre que não era o único quando encontra o seu criador e onde foi construído e vê vários robôs iguais a ele e que não pode se tornar um menino de verdade, ele tenta se matar atirando-se no fundo do Oceano e vê a estátua do parque de diversões que é uma fada e ele acredita ser a Fada Azul, um de seus amigos que ele conhece durante essa viagem mergulha num helicóptero para salvá-lo e acaba ficando preso ao fundo do oceano David fica congelado enquanto aguardava a manifestação da fada com relação ao seu pedido de se tornar humano, passam  2.000 anos e toda à espécie humana morre e só sobrevivem as máquinas que usam sua inteligência para ir se reconstruindo, tais robôs iniciam uma escavação no gelo em busca se seres humanos e encontrar David e Teddy que são reanimados que leem a mente de David e descobrem o seu desejo então reconstroem sua antiga casa e um robô assumi a forma de fada e diz que pode ressuscitar sua mãe mais que ela só viverá por um dia e assim é feito a partir de uma mecha de cabelo que ele havia cortado do cabelo da mãe, ele aproveita esse único dia da melhor forma que pode com sua querida mãe ao chegar o fim do dia ela morre e David sem ver mais motivos para viver decidi partir também assim deitando ao lado de sua mãe e morrendo também.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com