TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPLEMENTAÇÃO DO PROTOCOLO SNMP PARA GESTÃO DE REDE NO BNA UTILIZANDO A FERRAMENTA NAGIO

Por:   •  13/1/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.351 Palavras (6 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

INSTITUTO SÚPERIOR TÉCNICO DE ANGOLA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA INFORMÁTICA

IMPLEMENTAÇÃO DO PROTOCOLO SNMP PARA GESTÃO DE REDE NO BNA UTILIZANDO A FERRAMENTA NAGIO

ELIANE CAMPOS DA COSTA

Viana – Luanda

2016

ELIANE CAMPOS DA COSTA

IMPLEMENTAÇÃO DO PROTOCOLO SNMP PARA GESTÃO DE REDE NO BNA UTILIZANDO A FERRAMENTA NAGIO

Trabalho do Final do curso apresentado ao Instituto Superior Técnico de Angola, como parte dos requisitos parciais para a obtenção do título de Engenheiro em Informática.

Orientador: Eng. Fernando Silva

Viana - 2016

Sumário

1.        APRESENTAÇÃO        

1.1.        Introdução        

1.2.        Problema        

1.3.        Objetivo Geral        

1.4.        Objetivos Específicos        

1.5.        Delimitação do tema        

1.6.        Hipóteses        

1.7.        Justificativa        

1.8.        Metodologia de Pesquisa        

CAPITULO II - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        

CRONOGRAMA        

  1. APRESENTAÇÃO

  1. Introdução

Nos tempos atuais, os recursos tecnológicos devem ser considerados ferramentas estratégicas que possibilitam um diferencial produtivo. Como tal, devem ser optimizadas para garantir o alcance dos objectivos planejados.

As informações que circulam em uma rede de computadores devem ser transportadas de modo confiável e rápido, para que isso aconteça é importante que os dados sejam monitorados de maneira que os problemas que porventura possam existir sejam resolvidos rapidamente, uma rede sem mecanismos de gerência pode apresentar problemas como congestionamento do tráfego, recursos mal utilizados, recursos sobrecarregados, problemas com segurança .

 Existem diversos modelos de gerenciamento de redes de computadores, dentre as quais, esta dissertação se propõe a abordar os modelos passivos, que não interferem nos processos e rotinas de negócios e que pode ser amplamente adoptados como parte do processo de gerenciamento de redes locais, utilizando o modelo clássico baseado em agentes e gerentes   SNMP[1] (Simple Network Management Protocol) um protocolo de gerenciamento com varias funções dentro de sua base de informação.

 

  1. Problema

Muitos problemas aconteciam por falta de memória ou até mesmo vários processos executados ao mesmo tempo no equipamento. Gerenciar essas redes ficou difícil, pois até o administrador chegar ao equipamento ou descobrir que o problema era pouca memória ou as unidades de armazenamento sem espaço, a empresa parava sua produção e a margem de lucro não era a programada.

Como gerenciar uma rede utilizando o protocolo SNMP? Quais são as seguranças do mesmo?

  1.  Objetivo Geral

O trabalho desenvolvido tem como objetivo Implementar e aplicar o protocolo de gerenciamento SNMP na gestão de redes informática do BNA, através da especificação e implementação de uma aplicação agente SNMP, para o gerenciamento de dispositivos de uma rede LAN.

  1. Objetivos Específicos

  1. Melhorar a comunicação com usuário usando protocolo SNMP;
  2. Entender a solução SNMP de gerência de redes, a mais largamente utilizada no mercado, incluindo o modelo de informação, as MIBs mais importantes e o funcionamento do protocolo SNMP. Criar no edifício cede uma rede interna;
  3. Aprender a especificar uma solução de gerência de redes.
  1. Delimitação do tema

 

Este trabalho tem como objetivo Implementar e aplicar o protocolo de gerenciamento SNMP na gestão de redes informática do BNA, que se encontra localizado no Município de Luanda, descrito da Ingombotas, avenida 4 de Fevereiro, o mesmo foi pesquisado no período de Dezembro de 2016 ao Janeiro de 2017.  

  1. Hipóteses

Hipóteticamente falando, visando solucionar o problema encontrados se propõe:

  1. – Monitoração sem limites a rede LAN do BNA de maneira interna e externa utilizando o protocolo SNMP com a ferramenta Nagio;
  2. – Implementar o protocolo SNMP no BNA de maneira melhorar a comunicação entre o agente o gerente de rede.

  1. Justificativa

Com a implementação do protocolo SNMP na rede local, todas as actividades laboras serão minimizadas em termo de custos e desgaste físico.

Sendo assim Diogo Macedo define:

Segundo Diego Macedo- (2012) “ o gerenciamento da rede através do protocolo SNMP permite o acompanhamento simples e fácil de estado, em tempo real, da rede, podendo ser utilizada para gerenciar diferentes tipos de sistemas. O SNMP também monitora o desempenho da rede, detecta problema de rede e acompanha quem usa a rede e como ela e usada.

  1. Metodologia de Pesquisa

O trabalho foi desenvolvido utilizando os materiais e os métodos descritos a seguir:

• Foi realizado um levantamento bibliográfico, na internet e em bibliotecas, de artigos científicos clássicos e atuais relacionados ao tema; em paralelo, foi realizado um estudo de como seria a gerência de redes, propriamente dita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (255 Kb)   docx (301.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com