TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intervenção Sustentável Na Empresa Ecoclub

Monografias: Intervenção Sustentável Na Empresa Ecoclub. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  3.658 Palavras (15 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 15

1 INTRODUÇÃO

Refere-se ao histórico da empresa Ecoclub Jeans.

1.1 Histórico

A EcoClub Confecções Ltda, foi criada no ano de 2001 pelo empresário Alexsandro Francisco da silva. Inicialmente, a empresa chamava-se Surfwear e produzia apenas bermudas masculinas. No ano de 2011 ocorreu a mudança do nome da organização para EcoClub Confecções Ltda. A mesma passou a produzir apenas jeans. A Ecoclub é uma das únicas empresas da região Agreste que trabalha com produção Fast Fashion.

Segundo Santiago (2010), Fast Fashion é:

“Um sistema que combina capacidade de produção rápida com capacidade intensificada de design para desenvolver produtos que revelam as últimas tendências de moda dentro de um lead time mínimo com o intuito de fornecer produtos novos, com maior frequência. Por esse motivo é importante manter um estoque reduzido e acompanhamento constante nos pontos de venda para controlar o que deve continuar sendo produzido e o que deve sair de produção. Com novas tendências surgindo o tempo todo, as preferências dos consumidores mudam muito rápido. Isso exige de quem trabalha com o fast fashion rapidez de criação e produção para manter seu sucesso no mercado.”

A empresa conta com mais de 150 modelos diferenciados dos tamanhos juvenil ao adulto, tanto para o público feminino quanto o masculino. As peças produzidas são saias, shorts, shorts meia coxa, shorts pedal, calças, calças Plus Size, entre outros. A produção diária é de 1000 peças. Devido ao grande número de pedidos e diversidade das peças, os funcionários da produção precisam fazer horas extras todos os dias.A produção é 70% feminino e 30% masculino. A faixa etária dos consumidores é de 15 aos 35 anos.

Nenhum serviço da produção é terceirizado, todos os processos são iniciados e acabados dentro da organização. Trabalham na empresa cerca de 98 funcionários. A Ecoclub Jeans possui uma produção de 15 a 20 mil peças por mês, onde apenas 10% dessa produção permanece no estado de Pernambuco, onde a empresa se localiza, e 90% é fornecida para outros estados do Brasil.

As vendas são realizadas através de representantes, que por sua vez são prestadores de serviço e não tem vínculo direto com a organização. Estes, atuam nos estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pará, Paraíba e Pernambuco. A EcoClub confecções Ltda está localizada na rua Joaquim Ferreira, 25, Boa vista I, Caruaru – PE.

2 GESTÃO SUSTENTÁVEL

Com o início da Revolução Industrial (1760-1840), a palavra progresso tornou-se um imperativo na sociedade que deixava de ser rural e passava a ter um caráter eminentemente urbano. O progresso foi considerado a principal forma de desenvolvimento, regendo o mundo capitalista e também moldando parte das políticas dos países que adotaram o socialismo real. A economia, sequiosa por lucros, expande-se desordenadamente e em velocidade alta causando sérios impactos ambientais.

De fato, em meados da Revolução Industrial, a humanidade não tinha noção de quão sérios seriam os impactos gerados pela urbanização e de como muitos seriam irreversíveis. É somente a partir de 1960 que a situação de descaso com relação a degradação ambiental começa a mudar.

Seiffert (2014, p.11) pontua algumas mudanças:

Alguns recursos naturais passaram a ser mais valorizados, já com a preocupação com o aumento da população e do consumo, visualizando-se o seu esgotamento futuro (petróleo, madeira, água etc.), e da ocorrência de alguns grandes acidentes que alertaram a humanidade para a magnitude das agressões à natureza e suas repercussões sobre a vida.

Hobsbawn, em 2006, já afirmava que se não houvesse uma conscientização da humanidade e uma ação prática relacionada a preservação do ambiente natural, o planeta não seria destruído, mas certamente o padrão de vida da biosfera mudaria, e poderia muito bem tornar a Terra inabitável pela espécie humana, como a conhecemos. E, em 2006, já havia sérias consequências na camada de ozônio, deterioração da qualidade de vida com emissão de níveis altos de Dióxido de Carbono, escassez de água potável, derretimento das geleiras, entre outros aspectos que já mostram uma significativa mudança no padrão de vida da biosfera.

Á vista disso, tem ocorrido uma crescente conscientização por parte das pessoas, entendendo o caráter premente do cenário ambiental e alinhado a isto, as Organizações que são formadas por pessoas e existem para suprir as necessidades destas, também vêm se moldando ao novo contexto econômico socioambiental.

Surge então a palavra sustentabilidade, que de acordo com Gonzáles-Reverté (2002), é a busca de um crescimento econômico mais equilibrado, com equidade social e a proteção ambiental. Assim como ilustra a Figura 1:

Figura 1: Proposto para o desenvolvimento sustentável

I agree that international road

maps for reducing carbon

emissions will ultimately depend

on stitching together inspired

local initiatives

I agree that international road

maps for reducing carbon

emissions will ultimately depend

on stitching together inspired

local initiatives

Fonte: Adaptado de Machado (2010).

A ideia de que devemos viver de forma sustentável começa com a observação de que não temos vivido. Esta observação moderna, segundo Moore (2006), foi o primeiro feito por um grupo relativamente pequeno, mas influente, de ambientalistas e cientistas em 1960 e baseia-se em sua análise histórica de expansão econômica, o crescimento da população e do consumo de recursos relacionados à degradação ambiental. Sua análise fundamentada gerando a afirmação chocante que, se o resto do mundo consumisse recursos na mesma taxa como fazem as sociedades “ricas”, então o ecossistema da Terra brevemente tornar-se-ia exausto e incapaz de se reproduzir

Sustentabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com