TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Tga

Artigo: Introdução A Tga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  1.832 Palavras (8 Páginas)  •  1.184 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Este Trabalho tem como tema "Introdução a TGA ( Teoria geral da Administração), Vamos fazer um estudo de como funciona a administração de um modo geral e como são feitas e estruturada as organizações das empresas e como elas servem para que a tenha um bom funcionamento.

E a Administração não vem de agora (ou seja dos tempos modernos), ela existe desde 5.000 a.C, que os sumerianos procuravam a melhor maneira para resolver seus problemas práticos assim exercitando a arte da Administração.

A administração é hoje o melhor meio para manter as coisas organizadas, seja na sua casa e nas empresas. Por isso cada empresa tem o seu método de administração, cada uma com alguns detalhes diferentes mais no mesmo sentido de tudo funcionar perfeitamente e que tudo de certo de um modo organizado.

Por isso vamos ver agora um pouco de TGA.

Conclusão

Concluímos que neste trabalho sobre Introdução a TGA, vimos que a administração surgiu desde os tempos primórdios com a necessidade de resolver seus problemas de uma forma organizada, sendo assim, as empresas giram em torno da administração para manter um ambiente organizado e bem gerenciado.

Notamos também que estamos num período de grandes e crescentes mudanças, a globalização e a era tecnológica, as incertezas e instabilidades econômicas, um período turbulento que exige da administração inovação e criatividade, um sentido empreendedor que dê flexibilidade ao administrador e atitude que irão proporcionar maior desenvoltura e agilidade diante desta realidade.

Conforme crescem estas questões turbulentas, a administração também evolui, se moldando e se tornando apta para encaixar-se frente às necessidades surgidas com essa evolução. Assim sendo maior a necessidade de firmar teorias, conceitos, valores e idéias, permite um o enfoque e orientação que influencia de maneira poderosa no comportamento e direção das pessoas administradas, das organizações, e da teoria administrativa em geral.

Desenvolvimento

A História da Administração

No ano de 5.000 a . C. os antigos sumerianos procuravam melhorar a maneira de resolver seus problemas práticos, exercitando assim a arte de administrar.

Depois no Egito, Ptolomeu dimensionou um sistema econômico planejado operacionalizado por uma administração pública sistemática e organizada.

Na China de 500 a.C, a necessidade de adotar um sistema organizado de governo para o império, a Constituição de Chow, com seus oito regulamentos e as Regras de Administração Pública de Confúcio.

Os prelados católicos, já na idade Média, destacando - se como administradores natos. A Alemanha e a Áustria, de 1550 a 1700, através do aparecimento de um grupo de professores e administradores públicos chamados os fiscalistas ou cameralistas.

Os mercantilistas ou fisiocratas franceses,que valorizavam a riqueza física e o Estado, pois ao lado das reformas fiscais reconizavam uma administração sistemática, especialmente no setor público.

Na evolução histórica da administração, duas instituições se destacaram: a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares.

Acontecimentos mais Importantes

4.000 a.C - Egito - Controle, Organização e Planejamento.

2.600 a.C - Egito - Descentralização da organização.

2.000 a.C - Egito - Necessidade de ordens escritas.

1.800 a.C - Babilônia - Controle escrito e documental (Hamurabi).

1.491 a.C - Babilônia - Conceito organização. Princípio Escalar (Hebreus).

600 a.C - Babilônia - Controle de Produção e incentivos salariais (Nabucodonosor).

400 a.C - Grécia - Universalidade da Administração (Sócrates).

Grécia - Princípios da especialização (Platão).

175 a.C - Roma - Descrição de Funções (cato).

Antecedentes Históricos da Administração

1) Influência dos Filósofos

SÓCRATES - (470 a.C. - 399 a.C)- expôs seu ponto de vista sobre a administração como sendo uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência.

Platão - (429 a.C - 347 a.C) - Em sua obra, "A REPÚBLICA", expôs o seu ponto de vista sobre a forma democrática de governo e administração dos negócios públicos e enuncia o princípio da divisão do trabalho, pela primeira vez.

Aristóteles - (384 a.C - 322 a.C) - No seu livro "POLÍTICA" estuda a organização do estado e destingue três formas de administração pública: Monarquia ou governo de um só, Aristocracia ou governo do povo.

2) Influência da Igreja Católica

O conceito de hierarquia vigente na igreja baseia - se em dois princípios: Serviço hierárquico obrigatório e Independência da ordem hierárquica.

3) Influência das Organizações Militares

a escala hierárquica é tipicamente um aspecto da organização militar, bem como, o princípio da unidade de comando.

A centralização de comando e a descentralização da execução também é uma contribuição militar (planejamento e controle centralizados e execução das operações descentralizadas.)

Principais Diferenças da Administração na Revolução Industrial.

Atividades e recursos Artesãos X Atividades e recursos Industriais

Introdução a TGA

O mundo atual é uma sociedade institucionalizada e composta de organizações. Todas as atividades voltadas para a produção de bens (produtos) ou para a prestação de serviços (atividades especializadas) são planejadas, coordenadas, dirigidas e controladas dentro de organizações. Todas as organizações são constituídas de pessoas e de recursos não-humanos (como recursos físicos e materiais, financeiros, tecnológicos, mercadológicos etc.). A vida das pessoas depende das organizações e elas dependem do trabalho daquelas. As pessoas nascem,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com