TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à responsabilidade socioambiental

Por:   •  28/9/2019  •  Abstract  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução à responsabilidade socioambiental

Auxiliar o gestor na busca de melhores processos de tomada de decisão, mostrando a viabilidade de integração entre as questões socioeconômicas e ambientais, resultando em maior competitividade empresarial e em melhoria de qualidade de vida.

NESTE TÓPICO

 Algumas considerações Iniciais

NESTE TÓPICO

 Algumas considerações Iniciais

Marcar
tópico

   

  

Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura.Play!Ouça este conteúdo0:00100%AudimaReduzir a velocidade da voz em5%Aumentar a velocidade da voz em5%Retroceder o áudio10sAvançar o áudio10s

Esta disciplina apresenta e discute questões relacionadas às profundas transformações socioambientais que estão ocorrendo em nosso planeta em decorrência da ação humana e da forma como o desenvolvimento vem ocorrendo.

O crescimento econômico necessita de bases sustentáveis, ou seja, de estratégias de negócios competitivas, que incluam o planejamento estratégico socioambiental atrelado a soluções socialmente corretas, humanamente criativas e economicamente viáveis.

Procurando responder a este desafio, governos, empresas e a sociedade em todo o mundo, inclusive no Brasil, buscam estratégias para a implantação de uma forma de desenvolvimento que seja sustentável, que não destrua a natureza e que priorize a vida, conforme veremos na próxima aula, sobre desenvolvimento sustentável.

A disciplina analisa a responsabilidade socioambiental das empresas, uma vez que são elas que muitas vezes determinam as diretrizes de desenvolvimento locais e até mesmo globais e, por isso, considera-se que sejam responsáveis.

O tema aqui analisado é de grande importância social, pois trata diretamente do futuro da habitação em nosso planeta. Empresas ecologicamente corretas e preocupadas com a sociedade criam um diferencial competitivo neste início de século, não somente como estratégia de marketing, mas como preocupação real com a problemática do desenvolvimento social.

O tema tem sido alvo de interesse para governos, acadêmicos e organizações no mundo todo, embora alguns ainda prefiram ignorá-lo. Ações empresariais não só podem solucionar problemas globais como também transformá-los em excelentes oportunidades de crescimento organizacional e social.

Algumas considerações Iniciais

No passado, a humanidade pôde se dar ao luxo de extrair, produzir e consumir sem se preocupar com o desperdício, com a devastação e com a poluição.

Nesse processo, fortalecido pela Revolução Industrial, os recursos naturais pareciam inesgotáveis. A natureza, que assimilava sem traumas as necessidades de um desenvolvimento controlado, hoje se mostra totalmente vulnerável às mega-agressões de uma população que não para de crescer.

Preservar o meio ambiente não é mais visto como modismo de minorias, mas sim uma necessidade universal para a preservação de nossa espécie. Preservar a espécie humana não teria sentido sem padrões mínimos e dignos de bem-estar social.

O setor empresarial desempenha um papel fundamental no futuro de nosso planeta, devendo preocupar-se com o desenvolvimento sustentável e com a proteção ambiental, intimamente relacionado.

Hoje se sabe que a ação do ser humano sobre a natureza causou e continua causando desequilíbrios ecológicos irreversíveis de modo especial no clima do planeta. Muitas das necessidades humanas atuais somente podem ser atendidas com a industrialização de bens e serviços, em razão dos elevados volumes consumidos, ou seja, o desenvolvimento é extremamente necessário, mas passa a ser primordial que ele ocorra de forma planejada.

Nos últimos anos, em todo o mundo, empresas, governo, empregados, associações e sindicatos ampliaram a discussão sobre o papel e a responsabilidade das empresas, apoiados no consenso de que elas são parte da sociedade, portanto, têm responsabilidade sobre ela.

É indiscutível que as ações de uma empresa interferem na vida da comunidade. A abertura ou o fechamento de uma fábrica podem ser determinantes no desenvolvimento de uma região. Existem algumas cidades que vivem em função de uma única empresa e, assim, atividades podem melhorar ou prejudicar a vida daquela comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (110.3 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com