TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Investimento

Artigo: Investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Artigo  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

INVESTIMENTOS

Considera-se investimento a situação na, qual ocorre inversão de capital de alguma forma, buscando com isso criação de valor, ou seja, a recuperação do valor investido (principal), mais uma rentabilidade do investimento (taxa de juros), em um determinado prazo. Pode ser caracterizado, genericamente, como um sacrifício hoje em prol da obtenção de uma serie de benefícios futuros. Em análise de investimentos consiste em uma análise da projeção de fluxos de caixa.

Sob a ótica da decisão financeira empresarial, os investimentos podem ter duas naturezas distintas:

Investimento financeiro propriamente dito: estão presentes as compras de títulos e valores mobiliários, caracterizados por uma maior liquidez (possibilidade de mais rápido reaver os gastos no investimento) e pela possibilidade de obtenção de informações relevantes nos mercados de capitais ou financeiros.

Investimento de capital: estão os gastos corporativos mais vultuosos, como a aquisição de uma nova maquina, a reforma de uma planta industrial e outros. A perspectiva de investimento de capital costuma ser denominado projeto de investimento.

O processo de avaliação de projetos de investimentos costuma envolver dois subsídios fundamentais:

- A estimativa de fluxos de caixa futuros: com base nos ativos operacionais necessários ao investimento são estimados os fluxos de caixa, dentro do período de análise ou horizonte de projeção. Os fluxos são estimados com base no conceito de incrementos (apenas valores associados às variações decorrentes do novo investimento são modelados) das operações ( apenas valores associados às operações do investimento são analisados, o que exclui o pagamento e o eventual benefício fiscal do pagamento de juros e demais desembolsos com despesas financeiras) e analisados em sua forma líquida – excluídos os gastos com Imposto de Renda.

- A estimativa do custo de capital: se os ativos operacionais são capazes de gerar fluxos estimados, os passivos são responsáveis pelo custo de capital, que representa uma média ponderada das fontes de recursos de longo prazo da empresa, subdivididas entre recursos dos sócios e de terceiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com