TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Investimento

Seminário: Investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  Seminário  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

Investimento - é a aplicação de um recurso com expectativa de receber um capital maior do que foi aplicado.

O retorno esperado sempre contemplara as possíveis perdas, como juros e taxas de administração.

Essa aplicação pode ser realizada através da compra de um equipamento que ira alavancar a produção da fábrica e seu crescimento ou através da compra de uma ação ou títulos

É importante identificar sempre duas situações: o valor do dinheiro no tempo e o custo de oportunidade, analisando essas situações a empresa conseguira identificar a melhor oportunidade para investir.

Ao realizar um investimento é importante atentar-se a três aspectos: risco, rentabilidade e liquidez, e também diversificar as formas de investir.

Abaixo iremos citar os investimentos mais conhecidos e indicado para as organizações:

- CDB: título de renda fixa que possui a rentabilidade calcula através dos juros pago pela instituição bancária (conforme contrato). Vantagens: risco baixo e possibilidade de negociar as taxas de remuneração , senda elas pré fixadas, pós fixada ou flutuantes. Desvantagens: incidência do IR e alíquotas de IOF para prazo inferiores a 30 dias na aplicação.

- Títulos públicos: emitidos pelas três esferas do governo (municipal, estadual e federal), com diferentes prazos e rentabilidade, desde juros prefixados até pela taxa Selic. Vantagens: melhor rentabilidade e liquidez garantida. Desvantagens: incidência do IR e alíquotas de IOF para prazo inferiores a 30 dias na aplicação, além de taxa de negociação, dias e horários específicos para resgate.

- Ações: ações preferenciais ou ordinárias. Vantagens: não existe valor mínimo, possibilidade de investir várias ações ao mesmo tempo. Desvantagens: ricos e perdas maiores, custo de corretagem, taxa de custódia e taxa de emolumentos e incidência de Imposto de Renda.

- Fundos de investimento: compra de ações regidas por um regulamento, sendo possível ser fundo aberto ou fechado. Vantagens: rentabilidade elevada, diversificação do investimento Desvantagens: Imposta de Renda de 15%, taxa de administração, auto risco e falta de autonomia.

Imóveis: compra para revenda ou aluguel. Vantagens: grande valorização, locação de longo prazo. Desvantagens: custo extras com documentação, maus inquilinos, baixa liquidez.

Cambio: fundos cambiais, minicontratos de mercado de futuro e Forex. Vantagens: altos rendimentos, dinâmicos e curto prazo. Desvantagens: alto risco, variação de cambio, IR e IOF.

Importância do investimento:

Investir na empresa oferece condições para que ela esteja em constate crescimento , sempre preparada para novos desafios, e atender as necessidades do mercado e publico alvo que cada está a cada dia mais exigente.

Casos de sucesso: http://www.casodesucesso.com/?conteudoId=43

http://www.anjosdobrasil.net/importacircncia-do-investimento-anjo.html

meninas não sei esses casos serve, mas não consegui localizar outros.

Abaixo a referencia bibliografica

http://www.guiadeinvestimento.com.br/conceito-e-definicao-de-investimento/

http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/intros/intro-tipos-de-investimentos.aspx?idioma=pt-br

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/364895-confira-os-principais-tipos-de-investimento-e-saiba-como-aplicar.shtml

http://www.brasil.gov.br/sobre/economia/educacao-financeira/glossario-de-investimentos

http://www.becocomsaida.blog.br/2008/12/a-importancia-de-investir-para-crescer/

...

Baixar como  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »