TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Investimentos

Seminário: Investimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  Seminário  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

Investimento tem uma grande importância para as organizações e é muito utilizado no dia-a-dia da sociedade, é a aplicação de algum tipo de recurso tendo como finalidade receber retorno futuro, num sentido amplo, o termo aplica-se tanto à compra de máquinas, equipamentos e imóveis como à compra de títulos financeiros. Investimento é toda aplicação de dinheiro com expectativa de lucro, em economia, investimento significa a aplicação de capital na capacidade produtiva, ou seja, em bens de capital.

Economicamente falando, consiste na aplicação de dinheiro de modo que este venha a gerar rendimentos durante um determinado período de tempo. Essa aplicação pode tanto buscar um aumento na capacidade produtiva, como ser feita através da compra de bens de capital, ativos financeiros ou da abertura de um novo negócio. A análise de investimentos envolve a decisão de aplicação de recursos com prazos geralmente superiores há um ano, e tem como funcionalidade avaliar as chances de sucesso do determinado investimento, propiciando saber se haverá o retorno adequado aos proprietários do capital investido.

Os investimentos dividem-se basicamente em três categorias: Investimento Público, Investimento Privado e Investimento Misto:

Investimento Público: São investimentos do governo ao bem estar da população, pois efetivam o acesso universal aos serviços relevantes para a vida das pessoas. Pode-se citar como exemplo de investimentos em infraestrutura: escolas, saneamento básico, pavimentação, hospitais, na área social, urbana e transporte. Esse tipo de investimento não tem por objetivo apenas o retorno financeiro, e é de extrema importância para a economia e o desenvolvimento de um país.

Investimento Privado: Trata-se de um recurso que a pessoa física ou jurídica dispõe com objetivo de gerar lucro aos investidores, esse tipo de investimento também gera emprego e tributos que aumentam ainda mais os investimentos de forma que a empresa seja vista e reconhecida como uma organização que acumula capital e se valoriza através desta ação. Existem vários tipos de investimento privado que pode ser moderado, conservador ou agressivo. São eles: Fundo de investimento, caderneta de poupança, certificado de depósito bancário (CDB), recibos de depósito bancário (RDB), ações, câmbio, etc.

Investimento Misto: Uma parte desses recursos vem do governo ou entidades públicas que pode ser por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse investimento associa para as empresas de capital misto e tem que gerar um bem-estar para a sociedade quanto retorno monetário. O que acaba caracterizando uma parte de investimento público e privado. Seria como um Capital de giro associado ao investimento que é certa quantidade em dinheiro destinada a cobrir as despesas que a empresa terá com investimentos realizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com