TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iopia Em Marketing 4 Decadas Depois

Pesquisas Acadêmicas: Iopia Em Marketing 4 Decadas Depois. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 2

Para Levitt, a cultura organizacional de uma organizacional pode fazer com que a visão dela fique comprometida, se a empresa for tradicionalista. A cultura tradicionalista faz com que haja modificações, inovações em uma empresa, além de outras situações que podem ser permitidas e, por isso, faz com que essa corrente comprometa uma empresa. - See more at: http://www.portal-gestao.com/item/6936-ted-levitt-e-a-miopia-do-marketing.html#sthash.916NYTft.dpufNeste texto se trata como uma grande visão ampla do marketing pois miopia em marketing conta a historia de um ex professor de Harvard Theodor Levitt que não tinha ideia de do artigo e nem como ele levaria aos autores.

O texto se inicia tratando da ameaça que muitos setores em expansão sofriam não pelofato do mercado se apresentar saturado, mas sim por falha administrativa. Essa falha se devia ao constante foco e esforços no desenvolvimento do produto e não no atendimento das necessidades dosclientes. Um exemplo citado é o das estradas de ferro cujo ramo se voltava para o setor ferroviário e não para o de transportes.

Em contrapartida, o autor cita o sucesso de empresas como a Dupont que seorientavam não somente para o produto e pesquisas como também se preocupavam intensamente com o cliente. Assim, aplicavam sua capacidade técnica em novos produtos a fim de satisfazer os anseios dosclientes, colocando suas criações no mercado com grande êxito .

O autor reforça seu argumento citando Jacques Barzum que aponta o desprestígio que a organização material e social enfrentava por falta deimaginação ao sobreviver atendendo ao público com falta de engenhosidade e habilidade.

O texto trata também do grande avanço e ameaça que a energia elétrica enfrentava. Cita que as empresas deenergia elétrica se tornaram muito prósperas com o advento da lâmpada incandescente e de motores elétricos. Porém, alerta para o desenvolvimento de novas tecnologias para obtenção de energia comobaterias e energia solar, todas desbravadas por empresas de natureza diversa daquelas que forneciam energia elétrica. Para sobreviverem, estas empresas teriam que assumir a obsolescência de seus atuaisprodutos e desenvolver novas formas de obtenção de energia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com