TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ishikawa

Artigos Científicos: Ishikawa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução

O presente trabalho falara sobre o Kauru Ishikawa, que foi um dos gurus da qualidade, também abrangera sobre o Diagrama de Espinha de Peixe que é uma ferramenta gráfica utilizada para o gerenciamento e controle de qualidade (CQ) em processos diversos, especialmente na produção industrial.

2. Desenvolvimento

Professor Ishikawa nasceu em 1915, formou em 1939 no Departamento de Engenharia de Universidade de Tóquio em química aplicada. Em 1947 tornou-se professor assistente na Universidade de Tóquio. Obteve doutorado em Engenharia e foi promovido a professor titular em 1960. Recebeu os prêmios: Deming Prize, o Nihon Keizai (prêmio dado pela imprensa), o Standardisation Prize Industrial pelas suas publicações em Controle de Qualidade, o Grant Awardem 1971 da Sociedade americana para Controle de Qualidade. Morreu em abrilde 1989.

O professor Ishikawa é mais bem conhecido como pioneiro do movimento de Círculo de Qualidade no Japão nos cedo 1960s.

A ideia do professor Ishikawa era educar todas as pessoas que trabalham em fábricas no Japão. No nível técnico mais simples, o trabalho do professor Ishikawa enfatizou o conjunto de dados e a boa apresentação, surge o diagrama causa-e-efeito (ou Ishikawa), conforme descrito na figura 1. Enfatiza a comunicação aberta como fator crítico para a construção dos diagramas causa-eefeito. Diagramas de Ishikawa são úteis como ferramentas sistemáticas para achar, ordenar e documentar as causas de variação da qualidade e organizar a relação mútua entre as causas.

Ishikawa vê o movimento de Controle de Qualidade por toda organização, não implicando apenas a qualidade do produto, mas também de depois do serviço de vendas, qualidade da administração e a organização.

Os participantes do Círculo Controle de Qualidade devem dominar o controle estatístico e métodos de qualidade relacionados e utilizá-los para alcançar resultados em melhoria de qualidade, redução de custo, produtividade e segurança. São ensinadas as sete ferramentas de controle de qualidade a todos os empregados:

• Diagrama de Pareto;

• Diagrama de Causa Efeito;

• Estratificação;

• Folha de verificação;

• Histogramas;

• Gráfico de correlação;

• Gráficos de controle.

Até mesmo no Japão muitos círculos de qualidade se desmoronaram, normalmente por causa da falta interesse ou intervenção excessiva da administração. Porém, muitos trabalharam. Agora no Japão existem mais de 10 milhões de sócios de círculo de qualidade.

O interesse de Ishikawa pela qualidade e sua implantação surgiu a partir da década de 1940, inicialmente por meio da conscientização da necessidade de conhecimentos estatísticos dentro da indústria japonesa. Em segundo lugar, veio a sua ansiedade por derrubar a filosofia reinante no período que precedeu a 2ª Guerra Mundial, ou seja, do “barato e ruim” para o BOM E BARATO, tendo em vista uma solução, a condução do Controle da Qualidade (CQ) e o Controle Estatístico da Qualidade (CEQ). Por outro lado, a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com