TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JEAN PIAGET

Relatório de pesquisa: JEAN PIAGET. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.087 Palavras (9 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 9

Etapa 1

Ludicidade é a forma de desenvolver a criatividade, os conhecimentos, raciocínio da criança através de jogos, música, mímica. O intuito é educar, ensinar se divertindo e interagindo com outras crianças.

O brincar é considerado uma fonte importante de desenvolvimento e aprendizado, a ludicidade na educação também é passível de demonstrar a evolução humana com base em suas interações sociais, culturais e motoras, pois o homem sempre teve em seu repertório as linguagens do brincar.

Ludicidade se define pelas ações de brincar que se organizam em três eixos: o jogo, o brinquedo e a brincadeira, ensinar por meio da ludicidade é considerar que a brincadeira faz parte da vida do ser humano e que, por isso, traz referenciais da própria vida do sujeito.

JEAN PIAGET

Um pioneiro no estudo da inteligência infantil.

Jean nasceu em 09 de Agosto de 1896, em Neuchâtel, na Suíça. Piaget foi um menino prodígio, interessou-se por História Natural e com 11 anos de idade publicou seu primeiro trabalho e aos sába dos trabalhava gratuitamente no Museu da História Natural.

Freqüentou a Universidade de Neuchâtel, estudou Biologia e Filosofia onde recebeu doutorados em Biologia em 1918 com 22 anos de idade. Após se formar, Piaget foi para Zurich, onde trabalhou como psicólogo experimental, e passou a trabalhar como psiquiatra em uma clínica onde passou a combinar psicologia experimental , que é um estudo formal e sistemático.

Em 1919, mudou-se para a França, onde trabalhou no Laboratório de Alfred Binet, um famoso psicólogo infantil, que desenvolvia teste de inteligências padronizado para crianças.

No mesmo ano em 1919 foi um grande marco na sua carreira, ele iniciou seus estudos experimentais sobre a mente humana e pesquisou também o desenvolvimento das habilidades cognitivas.

No ano de 1921, ele volta para a Suíça e torna-se diretor dos estudos no Instituto J.J Rousseau da Universidade de Genebra, onde iniciou o maior trabalho de sua vida, analisando crianças brincando e registrou meticulosamente as palavras, ações e processos de raciocínio.

Já em 1923, casou-se com Valentina Châtenay com quem teve três filhas, Jacqueline, Luciene e Lauret, suas pesquisas parte delas eram baseadas em estudos e observações de suas filhas.

Prosseguiu com suas pesquisas, lecionou em várias universidades européias, e até a data de seu falecimento, Piaget fundou e dirigiu o Centro Internacional para Epistemologia Genética, escreveu mais de 75 livros e centenas de trabalhos científicos. Ele faleceu em Genebra em 17 de Setembro de 1980.

Suas obras foram desenvolvidas em vários campos de estudos científicos, a sua essência ensina que ao observarmos a maneira com que o conhecimento se desenvolve nas crianças, entendemos melhor a natureza do conhecimento humano. Suas pesquisam tinham como objetivo entender como o conhecimento evolui.

Piaget concluiu através de pesquisas que a lógica e as formas de pensar de uma criança são completamente diferentes das lógicas de um adulto. Ele identifica com o seu trabalho os quatros estágios de evolução mental de uma criança, onde cada estágio é um período onde o pensamento e comportamento infantil é caracterizado por uma forma específica de conhecimento e raciocínio, os quatros estágios são: Fase 1: Sensório Motor; Fase 2: Pré Operatório; Fase 3: Operatório Concreto; Fase 4: Operatório Normal.

Sensório- motor: Dura do nascimento ao 18º mês de vida, ele busca controle motor. É assim chamado, pois o bebê adquire conhecimento por meio de suas ações que são controlados por informações sensoriais.

Exemplo: O bebê pega o que está em sua mão; "mama" o que é posto em sua boca; "vê" o que está diante de si. Aprimorando esses esquemas, é capaz de ver um objeto, pega-lo e levá-lo a boca.

Pré - operatório: Dura do 18º aos 8 anos de idade, a criança busca adquirir habilidade verbal.Ela já nomeia objetos, e raciocina intuitivamente, mas ainda não coordena operações fundamentais.

Exemplo: Mostram- se para a criança, duas bolinhas de massa iguais e dá-se a uma delas a forma de salsicha. A criança nega que a quantidade de massa continue igual, pois as formas são diferentes. Não relaciona as situações.

Operatório concreto: Dura dos 8 aos 12 anos de vida, a criança começa a lidar com conceitos abstratos como números e relacionamentos. Este estágio é caracterizado por uma lógica interna consistente e pela habilidade de solucionar problemas concretos.

Exemplo: Despeja-se a água de dois copos em outros, de formatos diferentes, para que a criança diga se as quantidades continuam iguais, A resposta é afirmativa uma vez que a criança já diferencia aspectos e é capaz de "refazer" a ação.

Operatório Normal: Desenvolvido entre 12 e 15 anos de idade, a criança começa a raciocinar lógica e sistematicamente. Esse estágio é definido pela habilidade de engajar-se no raciocínio abstrato. As deduções lógicas podem ser feitas sem o apoio de objetos concretos.

No estágio das operações formais, desenvolvido a partir dos 12 anos de idade, a criança inicia sua transição para o modo adulto de pensar, sendo capaz de pensar sobre idéias abstratas.

Exemplo: Se lhe pedem para analisar um provérbio como “de grão em grão, a galinha enche o papo", a criança trabalha com a lógica (metáfora) e não a imagem de uma galinha comendo grãos.

Piaget (1998) diz que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo por isso, indispensável à prática educativa. A função da brincadeira no desenvolvimento da criança remete à transformação dos espaços e dos objetos de lazer. Com a crescente urbanização e as mudanças na dinâmica familiar, a educação não ocorre apenas em casa e na vizinhança, mas é realizada coletivamente, nas escolas. Desta forma levando-se em consideração as especificidades das crianças e a importância da brincadeira e da ludicidade para ela, salientamos que a escola tem um papel fundamental.

Lev Vygotsky, o teórico do ensino como processo social.

Lev Semenovitch Vygotsky nasceu em 1896 em Orsha, pequena cidade perto de Minsk, a capital da Bielo-Rússia.

Seus pais eram de uma família judaica culta e com boas condições econômicas, o que permitiu a Vygotsky uma formação sólida desde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com