TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jean Piaget

Trabalho Escolar: Jean Piaget. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

Quem foi Jean Piaget?

Jean Piaget foi o nome mais influente do campo da educação durante a segunda metade do século 20, a ponto de quase se tornar sinônimo de pedagogia. Não existe, entretanto, um método Piaget, como ele próprio gostava de frisar. Ele nunca, atuou como pedagogo. Antes de mais nada, Piaget foi biólogo e dedicou a vida a submeter à observação cientifica rigorosa a processo de aquisição de conhecimento pelo ser humano, particularmente a criança.

Do estudo das concepções infantis de tempo, espaço, causalidade física, movimento e velocidade, Piaget criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética (ciência, conhecimento), isto é uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança.

Segundo ele o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocino é atingida.

Suas contribuições.

‘’ A grande contribuição de Piaget foi estudar o raciocínio logico matemático, que é fundamental na escola, mais não pode ser ensinado, dependendo de uma estrutura de conhecimento da criança’’ – diz Dino de Macedo, professor do instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Considerações e reflexões pessoais.

Podemos considerar que as crianças não são ‘’ caixas vazias’’ que se deposita conhecimento, mas sim, elas constroem seu mundo de acordo com que lhe oferecemos, criando e testando os seus conhecimentos.

Através da teoria de Piaget, diversas propostas de educação foram oferecidas as crianças em cada fase, uma das mais conhecidas é o construtivismo, onde a criança é levada a aprender através da solução de desafios procurando respostas, construindo assim o conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com