TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jean Piaget

Tese: Jean Piaget. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Tese  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 3

Jean Piaget

Cientista suíço nasceu em 1896 e morreu em 1980.Quando era criança estudou moluscos e com 10 anos de idade publicou seu 1º artigo para um jornal científico.

Em suas pesquisas descobriu que o aprendizado era um processo gradual, no qual a criança vai se capacitando em níveis cada vez mais complexos do conhecimento, seguindo uma sequencia lógica. Realizou pesquisas com suas próprias filhas. Com sua teoria pressupõe-se que o ser humano passa por uma série de mudanças ordenadas e previsíveis, as quais denomina Estágios e Períodos do Desenvolvimento. Para Piaget esses estágios caracterizam-se pelas diferentes maneiras do indivíduo interagir com a realidade, ou seja, de organizar seus conhecimentos, visando sua adaptação ocorrendo assim modificações progressivas dos esquemas de Assimilação e Acomodação

• Assimilação (interpretação) – é o processo cognitivo de colocar (classificar) novos eventos em esquemas existentes. É a incorporação de elementos do meio externo a um esquema ou estrutura do sujeito. Na assimilação o indivíduo usa as estruturas que já possui.

• Acomodação – é a modificação de um esquema ou de uma estrutura em função das particularidades do objeto a ser assimilado. A acomodação pode ser de duas formas, visto que pode ter duas alternativas: *criar um novo esquema no qual se possa encaixar o novo estímulo, ou * modificar um já existente de modo a que o estimulo possa ser incluído nele.

• Equilibração ( algo móvel e dinâmico) - Uma fonte de desequilíbrio ocorre quando se espera que uma situação ocorra de determinada maneira, e esta não acontece. A teoria da equilibração, de uma maneira geral, trata de um pouco de equilíbrio entre a assimilação e a acomodação.

Piaget mostrou que os seres humanos se desenvolvem a partir de interações com o mundo. E o aprendizado é um processo gradual e para descrevê-lo elaborou a Teoria do Desenvolvimento Intelectual por estágios. A partir do Egocentrismo Piaget percebeu que a inteligência forma-se por meio de adaptações. No Egocentrismo - a criança tem dificuldade em perceber o ponto de vista do outro. Centrada apenas no seu próprio ponto de vista.

O processo de desenvolvimento Cognitivo da criança é dividido em 3 períodos:

I – Sensório-motor (vai do nascimento até 2 anos) - Inteligência prática. Essa fase do desenvolvimento é extremamente rica. A inteligência começa se estruturar e mostrar o seu valor muito antes da linguagem. Nesse período uma série de conquistas praticamente cotidianas são feitas. Pequenos passos e conquistas preparam a possibilidade da criança falar. A criança só tem o que falar porque ela construiu esse mundo antes.

II – Pré-Operatório (2 a 7 anos) – Aparecimento da linguagem oral. Outra característica do pensamento dessa etapa é o animismo que é a atribuição de sentimentos e intenções a coisas e animais. Nessa fase é introduzida a linguagem, que permite uma socialização da inteligência, e é introduzida também a moralidade, onde a criança entra no mundo dos valores, regras, virtudes, certo e errado.

III – Operatório (7anos em diante) – Conceito de operação = ação interiorizada reversível. Conquista lógica da organização lógica do pensamento, que permite chegar a verdade sem contradições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com