TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jean Piaget

Pesquisas Acadêmicas: Jean Piaget. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  1.340 Palavras (6 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 6

conceito

jean piaget

Através de várias observações com seus filhos, e principalmente com outras crianças, Piaget deu origem à Teoria Cognitiva, onde demonstra que existem quatro estágios de desenvolvimento cognitivo no ser humano: Sensório-motor, Pré-operacional, Operatório concreto e Operatório formal. A Teoria Cognitiva foi criada pelo suíço Jean Piaget e é dividida em quatro partes.

Sensório-motor

No estágio sensório-motor, que dura do nascimento ao 24 mês de vida, a criança busca adquirir controle motor e aprender sobre os objetos físicos que a rodeiam. Esse estágio é chamado sensório-motor, pois o bebê adquire o conhecimento por meio de suas próprias ações que são controladas por informações sensoriais imediatas. O estágio subdivide-se em até 6 subestágios nos quais o bebê apresenta desde reflexos impensados até uma capacidade de representacional do uso de símbolos.

As principais características observáveis durante essa fase que vai até os dois anos de idade da criança são:

a exploração manual e visual do ambiente;

a experiência obtida com ações, a imitação;

a inteligência prática (através de ações);

ações como agarrar, sugar, atirar bater e chutar;

as ações ocorrem antes do pensamento;

a centralização no próprio corpo;

e, finalmente, a noção de permanência do objeto.

Pré-operacional

O segundo estágio de desenvolvimento considerado por Piaget é o estágio pré-operacional, que coincide com a fase pré-escolar e vai dos 2 anos de idade até os 6.

Nesse período, as características observáveis mais importantes são:

inteligência simbólica;

o pensamento egocênctrico, intuitivo e mágico;

a centração (apenas um aspecto de determinada situação é considerado);

a confusão entre aparência e realidade;

a noção de irreversibilidade;

o raciocínio transdutivo (aplicação de uma mesma explicação a situações parecidas);

a característica do animismo (vida a seres inanimados).

As maiores limitações desse período são a centração, a irreversibilidade, o egocentrismo, a transdução e a confusão aparência/realidade. Inteligência simbólica ou intuitiva. Pré-raciocínio lógico. 1 – Inicia imagem mental -> memória de reconhecimento dá lugar a memória de evocação (carrega dentro dela nomes de coisas e pessoas que ela conhece) 2 – Linguagem -> criança grava a imagem das coisas com nome -> simbolismo linguagem -> gestos, linguagem, brincar de faz-de-conta à pensamento verbal 3- acontecimentos do pré-operatório:

- interiorizar a palavra - socialização da ação – brinca sozinha mas a dois sem interação - desenvolve a intuição – interiorização da ação antes perceptiva-motora passa ao plano intuitivo das imagens e experiências mentais. Outras características: Intuição – conhecimento que se obtém pela percepção imediata buscada na aparência do objeto. Imitação diferida – imitação na ausência do objeto imitado. Indica a formação de imagem mental Ludicismo – o não comprometimento com a verdade. Pensamento egocêntrico – sua percepção como centro Só entende a relação numa direção (em relação a ela). Ex. ela é minha mãe mas eu não sei o que sou dela. Este pensamento é IRREVERSÍVEL E INTUITIVO.

ASSIMILAÇÃO DEFORMANTE DAREALIDADE -> a criança não pensa o pensamento e sim, brinca com ela.

O pensamento egocêntrico ou intuitivo têm várias características:

- justaposição – colocar coisas lado a lado sem conexão - transdutivo – vai do particular para o particular (banana/abacate) - sincretismo – misturar conceitos de referenciais diferentes - irreversibilidade – sabe que têm mãe, mas n sabe que é a filha.

Animismo, antropomorfismo, artificialismo (natureza toda feita pelo homem) e finalismo (pra que serve?) Ao final do estágio sensório-motor -> coordenação de esquemas Ao final do pré-operatório -> coordenação de ações

Operatório concreto No estágio operatório concreto, que dura dos 7 aos 11 anos de vida, a criança começa a lidar com conceitos abstratos como os números e relacionamentos. Esse estágio é caracterizado por uma lógica interna consistente e pela habilidade de solucionar problemas concretos. Por volta dos 7 anos, o equilíbrio entre a assimilação e a acomodação torna-se mais estável; Surge a capacidade de se fazer análises lógicas;

A criança ultrapassa o egocentrismo, ou seja, dá-se um aumento da empatia com os sentimentos e as atitudes dos outros; Mesmo antes deste estágio a criança já é capaz de ordenar uma série de objectos por tamanhos e de comparar dois objectos indicando qual é o maior, mas ainda não é capaz de compreender a propriedade transitiva (A é maior que B, B é maior que C, logo A é maior que C). No início deste estágio a criança já é capaz de compreender a propriedade transitiva, desde que aplicada a objectos concretos que ela tenha visto; Começa a perceber a conservação do volume, a massa e o comprimento.

Operatório formal

No estágio operatório formal (ou operacional formal) – desenvolvido a partir dos 12 anos de idade – a criança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com